Volvo B270F

  • Uso: Ônibus urbano, intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: De  2011 a 2012
  • Baumúster: T5T5
  • Nível de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5 (Existe uma versão do B270F Euro 5)
  • Fonte dos dados: Volvo Buses (Folheto PDF)

Motor MWM 7.12 TCAE . Motor diesel, 7,2 litros, vertical, dianteiro, totalmente eletrônico, injeção de combustível com tecnologia commom rail, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, turboalimentado e intercooler, autoproteção contra superaquecimento. Nível de emissões de acordo com regulamentação CONAMA Fase V (EURO III). Compressor de ar Lk39.
Motor MWM7A260

  • Potência: 191 kW (260cv)
  • Torque: 900 Nm (92kgfm)

* Potência e torque líquidos, medido seguindo normas NBR 5484 e ISO 1585.

 URBANO – Eaton FSB 6406B
Mecânica, 6 marchas totalmente sincronizadas.

  • Relações: 1ª marcha: 9,01:1 / Última marcha: 1,00:1

 RODOVIÁRIO / FRETAMENTO – Eaton FSO 6406B 
Mecânica, 6 marchas totalmente sincronizadas.

  • Relações: 1ª marcha: 7,05:1 / Última marcha: 0,78:1

 RELAÇÃO DIFERENCIAL  

  • EATON FS 6406B – 4,56:1 / 4,10:1 / 4,88:1
  • EATON FSO 6406A – 4,10:1

  • EATON CS39A-OR. Monodisco reforçado de fricção a seco tipo pull-type. Acionamento Hidropneumático. (395mm).

 Eixo Dianteiro

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “I”. Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livre de manutenção.

 Eixo de Tração 

  • Eixo Méritor MS23-158 simples redução. Rolamentos de roda livre de manutenção.

  • Estrutura de alta resistência e baixo peso. Aço LNE60.

  • ZF8097, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo.

  • Circuito duplo de freio a ar comprimido com ajuste automático de desgaste de lonas, freio de estacionamento tipo molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras, freio a tambor tipo S-Came em todas as rodas. Secador de ar incluso.

  • Mecânica com molas parabólicas em ambos os eixos. Amortecedores de dupla ação e barras estabilizadoras em todos os eixos.

Tensão nominal dos equipamentos elétricos 24V, motor de partida Melco 5,5kW. Sem chave geral elétrica. Sistema doorbrake.

  • Número de baterias: 2
  • Baterias: 2 x 105 Ah
  • Alternador: 1 x 80 A

Tacômetro, manômetros de ar dos freios, controle de intensidade de iluminação do painel, velocímetro com tacógrafo eletrônico diário, liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento.

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeração, funcionamento do alternador, acionamento do sistema de preaquecimento de partida (quando instalado), Luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, freio de estacionamento acionado e portas para embarque/desembarque abertas.

 Capacidade técnica dos eixos

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo de tração: 10500
  • Capacidade total: 17000

 Pesos do chassi

  • Eixo dianteiro: 2750
  • Eixo de tração: 1640
  • Peso total: 4390

  • Pneus: 275/80R22,5
  • Rodas: 7,5'' x 22,5

  • Óleo diferencial: 21
  • Óleo da caixa de direção: 4
  • Óleo da caixa Eaton FSB 6406B: 9,2
  • Óleo da caixa Eaton FSO 6406A: 9,2
  • Óleo do Motor: 24,5
  • Tanque de combustível: 300

* Valores aproximados

  • Roda e pneu reserva (B270F urbano)
  • Pneus 295/80R22,5 com roda de 8,25'' x 22,5
  • Rodas de 8,25'' x 22,5
  • Rodas de alumínio polido
  • Limitador de velocidade eletrônico a 60, 70 e 80km/h (B270F urbano)
  • Pré-aquecedor de partida
  • 2 baterias de 170 Ah (B270F urbano)
  • Saída de escape lateral com tanque de combustível de transporte de 20 litros para veículo rodoviário/fretamento.
  • Chave geral elétrica (B270F urbano)
  • Tacógrafo de 7 dias
  • Ferramentas, macaco e mangueira para enchimento dos pneus (B270F urbano)

 Com pneus 275/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total do chassi: 11000
  • (C) Balanço dianteiro: 2300
  • (D) Balanço traseiro: 2750

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2351
  • (F) Bitola traseira: 1835
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2360
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2473


Mascarello GranVia III – Volvo B270F


Neobus Mega 2006 – Volvo B270F


Comil Svelto V – Volvo B270F