Mercedes-Benz OF-1113 (126cv)

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 1970 até 1986
  • Baumúster: 344052 e 344058
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1986)

Motor

  • TipoMB OM-352
  • Construçãocilindros verticais, em linha
  • Cicloquatro tempos diesel
  • Sistema de injeção: injeção direta Mercedes-Benz
  • Número de cilindros: 6
  • Diâmetro do cilindro: 97 mm
  • Curso do êmbolo: 128 mm
  • Cilindrada total: 5.675 cm³
  • Razão de compressão: 17:1
  • Potência NBR: 126 cv / 93 kW / 2800 rpm
  • Torque NBR: 36 mkgf / 353 mN / 1600 rpm
  • Lubrificação: por óleo, sob pressão, com trocador de calor
  • Bomba de óleo: de engrenagens
  • Filtro de óleo: de dois fluxos, principal e secundário
  • Arrefecimento: por água, com termostato
  • Injeção: por bomba alimentadora e bomba injetora
  • Bomba injetora: Bosch, com avanço automático
  • Pressão de injeção: 200 bar
  • Sequência de ignição: 1-5-3-6-2-4

Sistema elétrico

  • Alternador: 14 V / 55 A
  • Motor de partida: 4 cv / 3 kW / 12 V
  • Bateria: 1x 180 Ah / 12 V

Transmissão

  • Embreagem: monodisco seco, Ø 310 mm
  • Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/50-5/8,5
  • Caixa de mudanças sincronizada (sob encomenda): MB G-3/60-5/7,5
  • Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides
  • Redução no eixo traseiro: i=5,714 (40:7)
  • Reduções sob encomenda: i=6,857 (48:7) / i=6,143 (43:7)

Chassis

  • Quadro: tipo escada, rebitado
  • Rodas: discos de aço
  • Tipo do aro: cônico de apoio
  • Tamanho dos aros: 7.0-20
  • Pneus: 9.00-20 PR 12
  • DireçãoZF 8063, hidráulica

Eixos

  • Eixo dianteiro: VL-3/7 D-5, de punho
  • Eixo traseiro: HL-4/25 D-7,6 com engrenagens hipóides

Suspensão

  • Suspensão dianteira: feixes de molas, amortecedores hidráulicos
  • Suspensão traseira: feixes de molas, amortecedores hidráulicos, estabilizador

Freios

  • Freio de serviço: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Freio de estacionamento: com molas acumuladoras comandadas pneumaticamente, ação nas rodas traseiras
  • Freio auxiliar: freio-motor, acionado pneumaticamente
  • Área total de frenagem: 3702 cm²

Pesos

 Peso do chassi, em ordem de marcha, NBR 6070 

  • Eixo dianteiro: 2180
  • Eixo traseiro: 1370
  • Total: 3550
  • Carga útil e carroçaria8150

 Peso bruto total indicado 

  • Eixo dianteiro: 4500
  • Eixo traseiro: 7400
  • Total: 11700

Desempenho

 Velocidade máxima – 5ª marcha 

  • 5,714: 92 km/h
  • 6,857: 76 km/h
  • 6,143: 85 km/h

 Capacidade de subida – 1ª marcha, 11.700 kg (G-3/50) 

  • 5,714: 26 %
  • 6,857: 32 %
  • 6,143: 29 %

 Capacidade de subida – 1ª marcha, 11.700 kg (G-3/60) 

  • 5,714: 23 %
  • 6,857: 29 %
  • 6,143: 25 %

Volumes de abastecimento

  • Combustível: 210
  • Óleo no cárter, máx./min.: 14/10
  • Filtro de óleo2,5
  • Caixa de mudanças5,0
  • Direção3,5
  • Caixa do diferencial5,25
  • Água de arrefecimento21

Dimensões

  • Distância entre eixos: 4570
  • Bitola dianteira: 1969
  • Bitola traseira: 1768
  • Comprimento total: 9235
  • Largura: 2330
  • Vão livre dianteiro: 286
  • Vão livre traseiro: 277
  • Círculo de viragem, 17,7