Mercedes-Benz OH-1519

Mercedes-Benz OH-1519

Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
Fabricação: A partir de 2012
Baumúster: Ainda não disponível

Modelo: Mercedes Benz OM-924 LA – Proconve P-7 (Euro V)
Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 136 kW (185cv) a 2200 rpm
Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 700 Nm (71,4 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
Cilindrada total: 4.800 cm³
Consumo específico: 194 g/kWh a 1200 rpm
Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Unidade Injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: por engrenagens
Cilindrada: 352 m³
Sistema de pós-tratamento dos gases do motor
Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

Modelo: MB G 60-6
Acionamento: por meio de alavanca
Marchas sincronizadas: 6
Relação de transmissão: i=9,201/5,230/3,145/2,034/1,374/1,00/marcha a ré: 8,649

Modelo: MF 395
Tipo: monodisco, seco
Acionamento: hidropneumático

Modelo: ZF 8097
Tipo: hidráulica
Relação de redução: i(máx)=20,6:1

Tensão nominal
Capaciade: 24 V
Alternador
Capaciade: 28 V / 80 A
Bateria
Capaciade / tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL3/7 D-5
Tipo: punho
Eixo Traseiro
Modelo: MB HH4/12 D-10
Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=4,875 (39:8)

Suspensão Dianteira
Tipo: feixe de molas semielípticas
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
Tipo: feixe de molas semielípticas
Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: opcional

Aros das rodas: 7.50 x 22.5
Pneumáticos: 275/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

Tipo: escada com travessas transversais
Material empregado: LNE 50

Freio de serviço
Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Área de frenagem total: 5.437 cm²
Regulador automático de freio: sim
Freio de estacionamento
Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio motor
Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio motor convencional

Pesos admissíveis / Valores autorizados
Peso Bruto Total (PBT)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Tanque de combustível/plástico: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
Caixa de mudanças: 9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 28
Tanque de Arla 32: 35

Distância entre-eixos: 5250
Comprimento total: 10761
Largura: 2486
Bitola – eixo dianteiro: 1971
Bitola – eixo traseiro: 1880
Balanço dianteiro: 2486
Balanço traseiro: 3025
Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado: 20.920

Caixa de mudanças: MB G 60-6
Eixo traseiro: MB HH4/12 D-10
Redução: i=4,875 (39:8)
Pneus: 275/80 R 22,5
Velocidade máxima (km/h): 99
Capacidade máxima de subida com 15.000kg (%) (veículo em movimento): 44

- Alternador adicional 28V / 80A
- Câmbio automático Allison T270R (sob consulta)
- Redução i=4,1 (41:10) para versão rodoviária
- Barra estabilizadora traseira
Conjunto de roda e pneu reserva