Volvo B215RH (Euro 5)

  • Uso: Ônibus urbano híbrido de piso normal
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: T8R9
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 (Proconve P-7)
  • Fonte dos dados: Volvo Buses (Folheto PDF – 13P5.U01.V01)

Motor Volvo diesel D5F, 4,76 litros, vertical, traseiro, totalmente eletrônico, injeção de combustível com tecnologia "commom rail", quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, turboalimentado, intercooler, sistema de diagnóstico de falhas, autoproteção contra superaquecimento e baixa pressão de óleo. Nível de emissões de acordo com regulamentação CONAMA Fase VII (EURO V). Sensores de incêndio no motor.
Motor D5F 215

  • Potência: 161 kW (215cv)
  • Torque: 800 Nm (82kgfm)

I-SAM (Integrated Starter Alternator Motor)
Motor gerador elétrico Volvo I-SAM, magneto permatente. Unidade master de controle do trem de força híbrido. Conversor de potência CA/CC. Conversor CC/CC600V/24V.

Motor I-SAM

  • Potência: 120 kW (160cv)
  • Torque: 800 Nm (82kgfm)

 

  • Sistema de armazenamento de energia

Bateria de Íon de Lítio com unidade de controle. Sistema de controle de temperatura da bateria. Monitoramento da resistência de isolamento do sistema de 600V. Sistema de supervisão e intertravamento de desconexão da bateria (BDU).

  • Sistema de pós-tratamento

Sistema SCR (Selective Catalytic Reduction). Composto por um reservatório de Arla 32, unidade dosadora, conversor catalítico e unidade de controle.

Potência e torque líquidos, segundo normas NBR 5484 e ISO 1585.

 Caixa inteligente automatizada I-Shift 
Modelo AT2412D, caixa inteligente Volvo (a caixa realiza a troca de marchas automaticamente), 12 marchas à frente e 4 a ré. Sem pedal de embreagem. Auxílio arranque.

  • Relações: 1ª marcha: 14,94:1 / 12ª marcha: 1,00:1

 Eixo Dianteiro

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “L”. Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livre de manutenção.

 Eixo de Tração 

  • Eixo RS1228C de simples redução, com relação de 4,63:1. Rolamentos de roda livres de manutenção.

  • Hidráulica integral, tipo esferas recirculantes com sistema senso-elétrico. Volante com 450mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

  • ABS (Anti-lock Braking System – controle contra deslizamento);
  • ASR (Aceleration Slip Regulation – controle de tração);
  • Sensor de desgaste das pastilhas;
  • Sistema Door Brake (freio de portas);
  • Auxílio arranque;
  • Auxílio frenagem de emergência.

Totalmente pneumática, controlada eletronicamente, com câmaras de ar tipo fole (sistema eletrônico ECS). Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro no eixo tarseiro. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível para manobras. Ajoelhamento da suspensão para embarque e desembarque.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus Eletronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema digital de transmissão de dados com controle dos sistemas de ônibus, monitoramento e coordenação de todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. O Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo. Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Baterias: 2 x 225 Ah
  • Alternador: 1 x 120 A

Computador de bordo, tacômetro, medidor da pressão de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro, tacógrafo eletrônico diário (dois motoristas), liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão no turbocompressor.

Funções disponíveis: diagnóstico de falhas, limitador de velocidade (informação), limitador de rotação do motor (informação), voltímetro, relógio, alarme, velocidade média, distância e tempo de viagem, medidor de consumo de combustível, identificador de frota, registros de dados do veículo, temperatura de óleo do motor, carga da bateria de 600V e frenagem econômica.

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeração, funcionamento do alternador, funcionamento do ABS, baixo nível do líquido de arrefecimento do motor, obstrução do filtro de ar, acionamento do sistema de preaquecimento de partida (quando instalado), portas para embarque/desembarque abertas, falha no ECS, baixa pressão de ar na suspensão, baixo desempenho dos freios, controle de tração e funcionamento do sistema híbrido.

 Capacidade técnica dos eixos

  • Eixo dianteiro: 7500
  • Eixo de tração: 12000
  • Capacidade total: 19500

  • Pneus: 295/80R22,5
  • Rodas: Aço 8,25 x 22,5

  • Tanques de Arla 32: 40
  • Óleo da caixa de direção: 3
  • Óleo da caixa I-Shift AT2412D: 16
  • Óleo do Motor: 16,5

Valores aproximados

  • Pacote de Telemática
  • Pneu e roda reservas
  • Limitador de velocidade
  • Ferramentas

 Com pneus 295/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 6000 / 6300 (standard)
  • (B) Comprimento total do chassi: 11537 / 11587
  • (C) Balanço dianteiro: 2400
  • (D) Balanço traseiro: 3137

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2070
  • (F) Bitola traseira: 1817
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2364
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2436