MAN Volksbus 15.190 OD V-Tronic

  • Uso: Ônibus urbano com câmbio automatizado
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: E82
  • Norma de emissões de gases: E82
  • Fonte dos dados: MAN/Volksbus – Caminhões e ônibus (Abril/2014)

  • Fabricante / Modelo: MAN D0834 190
  • Nº de Cilindros / Cilindrada (l)4 / 4,6
  • Potência líq. máx – cv (kW) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349): 186 (137) @ 2400
  • Torque líq. máx. Nm (kgf.m) @ rpm (conforme ensaio SAEJ1349)700 (71) @ 1100 – 1600
  • Sistema de injeçãoCommon Rail
  • Compressor de ar: Wabco 238
  • Sistema de tratamento de gases: EGR
  • Norma de emissões: Proconve Fase P-7 (Euro 5)

  • Fabricante / Modelo: ZF 6AS 1010 BO
  • Tipo / Acionamento: Mecânica / Automatizada
  • Nº de marchas: 6 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Sistema de tração: 4×2
  • Relação de transmissão:
    1ª – 6,75:1 (inibidor eletrônico de 2ª marcha)
    2ª – 3,60:1
    3ª – 2,13:1
    4ª – 1,39:1
    5ª – 1,00:1
    6ª – 0,78:1
    ré – 6,06:1

  • Fabricante / Tipo: Sachs / Monodisco a seco, revestimento orgânico
  • Acionamento: Push type
  • Diâmetro do disco (mm): 395

  • Tensão nominal: 24V
  • Bateria: 2 x (12V – 135Ah) / 2x (12V – 170Ah) (Opcional)
  • Alternador: 28V – 80A

 Eixo Dianteiro 

  • Fabricante / Modelo: Sifco 13K
  • Tipo: Viga "I" aço forjado

 Eixo Traseiro motriz 

  • Fabricante / Modelo: Meritor MS 23-158
  • Tipo: Eixo rígido com carcaça em aço estampado
  • Relação de redução: 5,86:1 / 5,38:1 (Opcional) / 6,57:1 (Opcional)

  • Suspensão dianteira: Molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora
  • Suspensão traseira: Molas semi-elípticas com molas auxiliares parabólicas; amortecedores telescópios e, no 3º estágio, molas de borracha; barra estabilizadora

  • Tipo (Aros das rodas): Aço (7.5'' x 22.5'')
  • Pneus: 275/80R22.5

 Freio de serviço 

  • Tipo: Ar, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, ABS
  • Características: S-came, duplo, independente, reservatório triplo de ar, filtro e secador de ar (coalescente)

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: Câmara de molas acumuladoras
  • Atuação: Rodas traseiras
  • Acionamento: Válvula moduladora no painel

 Freio motor 

  • Tipo: Freio motor de cabeçote – MAN exhaust valve brake (e válvula borboleta no tubo de escapamento em 2013)

 Peso em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 2818
  • Eixo traseiro: 1945
  • Total: 4763

 Capacidade técnica por eixo 

  • Dianteiro: 5500
  • Traseiro: 10000

 Peso bruto total (PBT) – técnico 

  • 15500

 Peso bruto total (PBT) – homologado 

  • 15000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações devido aos itens opcionais.

  • Tanque de combustível em plástico: 275,0
  • Cárter com filtro: 16,5
  • Caixa de mudanças: 9,2
  • Eixo traseiro: 21,0
  • Direção: 2,0
  • Sistema de arrefecimento: 24,0

  • Distância entre-eixos: 5180
  • Balanço dianteiro: 2265
  • Balanço traseiro: 3320
  • Comprimento total: 10765
  • Bitola – eixo dianteiro: 2100
  • Bitola – eixo traseiro: 1835
  • Largura: 2435
  • Ângulo de entrada e saída: 14° / 12°

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,86:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 103
  • Capacidade de rampa em PBT (%)34
  • Partida em rampa em PBT (%): 30

 Relação de redução do eixo traseiro: 5,38:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 110
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 31
  • Partida em rampa em PBT (%): 28

 Relação de redução do eixo traseiro: 6,57:1 

  • Velocidade máxima (km/h): 93
  • Capacidade de rampa em PBT (%): 38
  • Partida em rampa em PBT (%): 34