Mercedes-Benz do Brasil LTDA

Mercedes-Benz


Índice da página

1 – Histórico
2 – Linha do tempo (motores)
3 – Nomenclatura dos chassis Mercedes-Benz
4 – Numeração dos chassis Mercedes-Benz
5 – Lista de modelos de chassis pela numeração (baumúster)
6 – Dados da empresa
7 – Lista de chassis – Dados técnicos
  7.1 – Vans e chassis para vans
7.2 – Chassis para mini e microônibus
7.3 – Chassis para ônibus
7.4 – Chassis e plataformas da série O-xxx
7.5 – Monoblocos
7.6 – Projetos Especiais

1 – Histórico

A Flexibilidade. Esta é talvez a principal vantagem do ônibus, criado menos de dez anos depois do automóvel que Gottlieb Daimler e Karl Benz patentearam em 1886. O termo "ônibus", surgido na Franca por volta de 1800, identificava de inicio o serviço de diligências, que transportavam de 18 a 24 passageiros em linhas regulares. Se por um lado eram luxuosas, tinham contra si todos os inconvenientes dos veículos de tração animal.

No final do século passado, as ferrovias já estavam bastante desenvolvidas na Europa, mas para o transporte de menor raio não havia opção.
Nesse contexto surgiu o ônibus motorizado. O primeiro modelo foi construído por Karl Benz em 1895, derivado de um automóvel Landau, também de sua fabricação. Transportando oito passageiros, permitiu inaugurar um pioneiro serviço de transporte entre a cidade de Siegen e as localidades de Netphen e Deutz, na Alemanha. Na linha eram empregados dois veículos Benz, com motor de 5cv, que cobriam o trajeto de quinze quilômetros em uma hora e vinte minutos, fazendo cinco paradas.

As dificuldades iniciais desse serviço, porém, foram grandes: estradas mal conservadas, motoristas inexperientes, mau tempo. Tudo contribuiu para que a iniciativa fosse logo abandonada. No entanto, o conceito do ônibus motorizado estava lançado. Faltava apenas aperfeiçoar a técnica. Três anos depois, em 1898, foi inaugurado o primeiro serviço publico de ônibus na cidade alemã de Wuerttemberg. Na mesma época, no sul do país, circulavam veículos dos Correios com motores Daimler. Esta empresa, a Daimler, passou a oferecer quatro diferentes modelos de ônibus, com motores Phoenix de 4 a 10cv e capacidade de seis a dezesseis passageiros.

Também com veículos Daimler, teve início em 1905 o serviço público de transporte urbano de Berlim. Eram ônibus de dois andares, com catorze assentos na parte inferior e dezoito na superior. Conforme registro da época, já no primeiro dia foram transportados 3.900 passageiros.

A técnica evoluía a passos largos. Comprovando sua robustez, um modelo de fabricação Benz completa 12 mil quilômetros rodados sem o menor problema de motor, câmbio ou pneus. O feito data de 1910, ano em que foi introduzido o câmbio hidráulico, melhorado o desempenho dos veículos. Conforto era também uma meta importante. Em 1911, a Daimler lança um ônibus de luxo, com poltronas estofadas, janelas basculantes e calefação no piso. Um veículo muito à frente de sua época.

Na revolução do ônibus, o advento da Primeira Guerra Mundial representa um obstáculo, pois os fabricantes de veículos se concentram na produção de caminhões. No entanto, com o fim do conflito esse panorama começa a mudar. E na década de 20 surgem importantes novidades. O motor diesel é a principal, mas também são introduzidos o freio a ar comprimido e o chassi de estrutura baixa, com vigas apoiadas sobre o eixo traseiro. Cada aperfeiçoamento melhora a dirigibilidade, o conforto e a segurança dos veículos. As estradas também são melhoradas e o ônibus conquista adeptos em escala crescente. Dissociado do conceito de caminhão, base para os primeiros modelos, ele atinge sua configuração especifica e ingressa na idade adulta.

A década de 30 marca o começo da diferenciação entre os modelos urbanos e rodoviários. As estradas, cada vez melhores, permitem velocidades sempre mais elevadas. A média, que na Alemanha já alcançava os 73 km/h, passa a superar a casa dos 100 km/h e o transporte em ônibus toma-se mais rápido que o realizado por trem. Tanto nas estradas quanto na paisagem urbana, o ônibus já está definitivamente integrado. As linhas regulares permitem a navegação automática dos coletivos, inclusive as internacionais, se expandem rapidamente.

Os anos 50 trazem novos e importantes marcos na evolução dos ônibus. Em 1953 é introduzida a carroçaria monobloco, desenvolvida com base na estrutura dos modernos aviões. Hoje adotada no mundo inteiro, essa inovação verdadeiramente revolucionária veio permitir a construção de veículos mais ágeis, com menor peso, maior estabilidade e mais conforto.

Os primeiros ônibus nacionais foram encarroçados sobre chassis L-312, em 1956. Em 1958 a Mercedes-Benz iniciou, pioneiramente, a produção de ônibus no país, lançando o O-321 que, por sua estrutura de construção – monobloco -, revolucionou o transporte coletivo no Brasil. Suas versões urbanas e rodoviárias, cada vez mais aperfeiçoadas, tornaram-se padrão de qualidade.

Em Abril de 2012 é lançada a linha Mercedes-Benz 2012 com motores adaptados a nova Euro V: LO-916, OF-1219, OF-1519, OF-1519R, OF-1721, OF-1724, OH-1519, OH-1621L, O500M, O500M Buggy, O500MA, O500U, O500UA, O500R, O500RS e O500RSD.

Em Julho de 2013 na Transpúblico é lançados os chassis LO-815, O-500MDA, O-500UDA e a nova versão OF-1724L com suspensão a ar.

Linha Mercedes-Benz 2012 - Euro 5


2 – Evolução histórica dos motores Mercedes-Benz

1955 – Sofunge funde o primeiro bloco para motor da Mercedes-Benz do Brasil.
1956 – OM 321 de injeção indireta, 6 cilindros e potência de 100cv (Monobloco O-321HL, LP-321, etc).
1958 – OM 326 de 6 cilindros e potência de 110 e 150cv (Monobloco O-326, LP-331S, etc.).
1961 – OM 324 de 4 cilindros e 70cv (L-607).
1964 – Nova versão do OM 326, de 180cv de potência (Monobloco O-326, LP-331, LPO-331).
1969 – OM 352 de injeção direta 6 cilindros e 130cv (Monobloco O-352, O-362, OH-1313, O-364 11R, O-364 12R, O-371 U, LPO-1113, OF-1113, OF-1313, etc.).
1971 – OM 352 A turboalimentado de 156cv (L-1316, OH-1316, O-365 11R).
1972 – OM 355/6 de 6 cilindros e 200cv (OH-1420, Monobloco e Plataforma O-355, O-364 13R) e OM 314 de 4 cilindros e 85cv (Toyota Bandeirante).
1973 – OM 355/5 de 5 cilindros e 192cv (OH-1519, L-1519, Monobloco e Plataforma O-371 UP).
1974 – Novas versões do OM 355/5 de 170cv (OH-1517, O-364 11R, O-364 12R, etc.) e de 240cv (L-1524, L-1924).
1976 – OM 355/6 A turboalimentado de 285cv (O-370 RS, L-1929).
1977 – Produção do motor diesel número 500.000
1977 – Motores com combustíveis alternativos: álcool, álcool aditivado e óleos vegetais esterificados.
1978 – OM 355 A turboalimentado de 210cv (Monobloco O-370 R).
1984 – OM 355/5 A de 238cv (Monoblocos e Plataformas O-371 R, O-371 UP,L-1525,etc.);
1984 – OM 355/6 LA turbocooler e 326cv (Monobloco e Plataforma O-371 RSD, L-1932, L-1933,etc.).
1984  Produção do motor diesel número 1.000.000
1985 – Motor a gás natural M 352 G.
1987 – OM 366 de 6 cilindros e 136cv (OF-1115, OF1315, Monobloco O-371U,etc.), versão M 366 G a gás natural (Monobloco O-371 UG, OH-1315, HPN 1315);
1987 – OM 366 A turboalimentado de 184cv (Monobloco O-371U, OF-1318,etc.).
1988 – OM 364 de 4 cilindros e 90cv e OM 364 A turboalimentado de 122cv (L-709, L-912, LO-812).
1989 – OM 366 LA turbocooler de 210cv (L-1621).
1990 – OM 449 A de 5 cilindros turboalimentado de 252cv (Monobloco e Plataforma O-371R, O-400R, O-371UP, O-400UP, L-1625) e turbocooler de 300cv (O-400UPA, L-1630);
1990 – OM 447 LA turbocooler de 6 cilindros e 354cv (Monobloco e Plataforma O-371RS, O-400 RS, O-371RSD, O-400 RSD e OH-1635L) e de 408cv (L-1935, L-1941).
1995 – Venda da Sofunge para a Fundição Tupy; exportação do primeiro motor a gás M 447h G (Citaro G).
1998 – OM 457 LA turbocooler eletrônico de 360cv, o primeiro motor com gerenciamento eletrônico (Plataformas O-400 RSE e RSD, Chassis O-500 RS e RSD).
1999 – OM 904 LA turbocooler eletrônico de 4 cilindros e 170cv (OF-1417, OH-1417).
2000 – OM 906 LA turbocooler eletrônico de 230cv (L-1620, K-2423, B-2423) e de 280cv (1728 FlexTruck, HPN 2428).
2001 – Produção do motor diesel número 2.000.000
2001 – OM 926 LA turbocooler eletrônico de 7,2 litros e 326cv (Atego 1933, O-500R); OM 460 LA de 450cv (Freightliner).
2001 – OM 924 LA de 4,8 litros e 220cv (L-1622, OF-1722); M 366 LAG com injeção eletrônica a gás natural (OH-1621LGás e OH-1623LG).
2006 – Motores Mercedes-Benz aptos para uso do biodiesel B2.
2008 – Motores Mercedes-Benz aptos para uso do biodiesel B5.


3 – Nomenclatura dos chassis Mercedes-Benz

Os primeiros encarroçamentos com ônibus ocorreram com chassis para caminhão, então as primeiras nomenclaturas vieram das definições dos chassis de carga, somente quando a letra "O" de Omnibus começou a aparecer na nomenclatura que os chassis mais especificadamente para ônibus surgiram. Muitas carrocerias antigas usam chassis como L-1113, LP-1113, LP-321, etc. As nomenclaturas vieram de definições no idioma alemão (exceto as mais recentes).

A seguir, as nomenclaturas e definições foram divididas em 3 formas:

3.1) Em microônibus e miniônibus, a nomenclatura é formada por 5 posições, tipo:

Chassi:
LO-608D
LO- 6 08 D /49
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição

Na 1ª posição é definida pelo tipo de chassi: (*)

  • L – Lastwagen: chassis com cabina semi-avançada
  • O – Omnibus: chassis para ônibus

Na 2ª posição é definida pelo peso bruto total (PBT) admissível, em toneladas.

Na 3ª posição é definida pela potência aproximada – arredondada (em cv), exemplo:

  • 08 = 85cv
  • 12 = 115cv
  • 14 = 136cv
  • 15 = 150 ou 152cv
  • 16 = 160cv

Na 4ª posição é definida pelo tipo de motor, caso tenha a gasolina, é usado o D pra qualificar que é movido a diesel.

Na 5ª posição é definida pela distância entre-eixos, exemplo:

  • /31 = 3150mm
  • /37 = 3700mm
  • /42 = 4200mm
  • /45 = 4500mm

(*) – Existe um chassi para miniônibus que se enquadra no tipo OF por não ter cabina, definição entra na próxima subdivisão, listada abaixo.

3.2) Em ônibus, a nomenclatura é formada por 5 posições, tipo:

Chassi:
OF-1722M
OF- 17 22 M /59
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição

Na 1ª posição é definida pelo tipo de chassi: (**)

  • L – Lastwagen: chassis com cabina semi-avançada
  • OF – Omnibus Front: chassis para ônibus com motor dianteiro
  • OH – Omnibus Heck: chassis para ônibus com motor traseiro

Na 2ª posição é definida pelo peso bruto total (PBT) admissível, em toneladas.

Na 3ª posição é definida pela potência aproximada – arredondada (em cv), exemplo:

  • 17 = 170cv
  • 18 = 177cv
  • 21 = 211cv
  • 22 = 218cv
  • 30 = 305cv

Na 4ª posição é definida por alguma caracterização dos chassis, exemplo:

  • E – Motor eletrônico
  • G – Motor movido a gás
  • L – Suspensão pneumática (luftfederung)
  • M – Multi uso, multipurpose (mehrzweck)
  • R – Eixo alto e reformado, aplicações de terreno difícil

Na 5ª posição é definida pela distância entre-eixos, exemplo:

  • /48 = 4830mm
  • /51 = 5170mm
  • /59 = 5950mm
  • /60 = 6050mm

(**) – A definição IMP é adotada neste site para fazer referência a chassis IMPORTADOS.

3.3) Em ônibus do tipo monobloco, plataformas e chassis da série O-xxx, a nomenclatura é formada por 5 posições, tipo:

Chassi:
O-500RSD
O- 500 RSD 2436 /30
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição

Na 1ª posição é definida pelo tipo de chassi:

  • O – Omnibus: chassis para ônibus

Na 2ª posição é definida pelo modelo do ônibus, sendo o primeiro número a designação de série do chassi e a ordem do projeto de fábrica.

Na 3ª posição é definida por alguma caracterização dos chassis, exemplo:

  • A – Articulado
  • D – Eixo adicional (terceiro ou quarto eixo a mais)
  • E – Aumento de PBT (no caso dos modelos RSE)
  • G – Motor movido a gás
  • L – Suspensão pneumática urbana (luftfederung)
  • L – Chassis alongado (no caso dos modelos RSL)
  • M – Multi uso, multipurpose (mehrzweck)
  • P – Veículo com características Padron
  • PL – Chassis do tipo plataforma (plattform)
  • R – Chassi rodoviário
  • S – Suspensão pneumática rodoviária
  • ST – Chassis do tipo plataforma urbana (städtisch)
  • TR – Chassis para trólebus
  • U – Chassi urbano (para modelos até O-400)
  • U – Piso Baixo (Low-Entry)
  • Buggy – Chassis feito em módulos ajustáveis, sem distância entre-eixos para manipulação e uso em carrocerias do tipo rodoviária e Low-Centre.
  • 11R, 12R, 13R – No caso da série O-364, significa as fileiras de poltronas no interior: 11 fileiras, 12 fileiras e 13 fileiras, respectivamente.

Na 4ª posição é definida pelo peso bruto total (PBT) admissível, em toneladas e potência aproximada – arredondada (em cv), como nas posições 2 e 3 dos tipos de modelos anteriores.

Na 5ª posição é definida pela distância entre-eixos, exemplo:

  • /30 = 3000mm (nesse caso, esse entre-eixos é utilizado para transporte, módulos ajustáveis)
  • /54 = 5400mm
  • /59 = 5900mm
  • /60 = 6050mm

4 – Numeração dos chassis Mercedes-Benz

A identificação de modelos de chassis Mercedes-Benz obedece um padrão de numeração com identificador chamado de baumúster. Atende norma ABNT NBR 6066:2009 (Quando aplicada). Cada numeração de chassis tem sua identificação em 3 fases:

4.1) Fabricados entre 1956 e FEV-1973:

Numeração
do chassi:
344050 16 098098
1ª posição 2ª posição 3ª posição

Na 1ª posição define o modelo do chassi conforme tabela de modelos.

Na 2ª posição é definida pelo ano de fabricação conforme tabela abaixo:

00 1960 06 1961 10 1966 15 1971 75 1958
01 1960 07 1962 11 1967 16 1972 85 1958
02 1958 08 1963 12 1968 17 1973 85 1959
03 1959 09 1964 13 1969 65 1956 95 1959
05 1960 10 1965 14 1970 75 1956 95 1960

Na 3ª posição informa a sequência/ordem de produção.

4.2) Fabricados entre MAR-1973 e MAR-1986:

Numeração
do chassi:
344050 12 002053
1ª posição 2ª posição 3ª posição

Na 1ª posição define o modelo do chassi conforme tabela de modelos.

Na 2ª posição é definida pelo tipo de chassi conforme tabela abaixo:

11  Chassi sem cabina / plataforma para ônibus
12  Chassi com cabina
13  Chassi para ônibus

Na 3ª posição informa a sequência/ordem de produção.

4.3) Fabricados a partir de ABR-1986:

Numeração
do chassi:
9BM 384073 Y B 773891
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição

Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, "9" representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O "B" representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O "M" representa a fabricante: Mercedes-Benz.

  • 9BM: Mercedes-Benz do Brasil
  • 8AB/8AC: Mercedes-Benz da Argentina
  • WDB: Mercedes-Benz da Alemanha

Na 2ª posição define o modelo do chassi conforme tabela de modelos.

Na 3ª posição informa o ano de fabricação conforme tabela abaixo:

1 1971 G 1986 1 2001 G 2016
2 1972 H 1987 2 2002 H 2017
3 1973 J 1988 3 2003 J 2018
4 1974 K 1989 4 2004 K 2019
5 1975 L 1990 5 2005 L 2020
6 1976 M 1991 6 2006 M 2021
7 1977 N 1992 7 2007 N 2022
8 1978 P 1993 8 2008 P 2023
9 1979 R 1994 9 2009 R 2024
A 1980 S 1995 A 2010 S 2025
B 1981 T 1996 B 2011 T 2026
C 1982 V 1997 C 2012 V 2027
D 1983 W 1998 D 2013 W 2028
E 1984 X 1999 E 2014 X 2029
F 1985 Y 2000 F 2015 Y 2030

Na 4ª posição informa a unidade de fabricação do chassi, conforme tabela abaixo:

A  Unidade Juiz de Fora
B  Unidade São Bernardo do Campo
C  Unidade Campinas

Na 5ª posição informa a sequência/ordem de produção.


5 – Lista de modelos pela numeração de chassis (baumúster)

Segue abaixo a lista de modelos pela numeração de chassis, o código identificador de cada modelo:

Código Modelo (Obs) Código Modelo (Obs) Código Modelo (Obs)
308300
308302
308304
308304
308315
308325
312070
312076
312080
321050
321052
321054
321057
321058
321059
321061
321210
321212
321220
321222
321407
321408
321409
321412
321413
321414
321415
321416
321417
321418
321419
321420
321421
321423
321424
321426
321427
331304
331313
331314
331371
331373
344006
344007
344050
344052
344055
344057
344058
344058
344200
344201
344210
344211
344212
344213
344230
344231
344310
345050
345050
345200
345200
345210
345211
345211
345220
345220
345230
364101
364101
364111
364111
364111
364152
364162
364173
LO-608D (EE=29)
LO-608D (EE=35)
LO-608D (EE=41)
LO-708D (EE=41)
LO-708D (EE=29)
LO-708D (EE=35)
LP-312 (EE=36)
LP-312 (EE=42)
LP-312 (EE=48)
LP-321
LP-321
LP-321
LP-321
LP-321
LP-321
LP-321
O-321 (Mon)
O-321 (Mon)
O-321 (Mon)
O-321 (Mon)
O-321
O-321
O-321
O-352 (Mon)
O-352 (Mon)
O-352 (Mon)
O-352 (Mon)
O-352 (Mon)
O-352
O-352
O-352
O-352
O-352 (Mon)
O-362 ST
O-362U
O-362
O-362
LP-331
LP-331
LP-331
LP-331
LP-331
L-1111
L-1111
LP-344
OF-1113
LPO-1113
LP-1113
OF-1113
OF-1114
O-326 (Mon)
O-326
O-326 (Mon)
O-326 (Mon)
O-326 (Mon)
O-326
O-355
O-355
OF-1313
OF-1313
OF-1314 (1987)
OH-1313
OH-1316
OH-1419
OH-1419 (1976-1986)
OH-1520 (EE=60)
OH-1517 (1976-1986)
OH-1520 (EE=55)
OH-1316
O-365 11R
O-364 11R (Mon)
O-365 11R
O-364 11R (Mon)
O-371U
O-364 12R (Mon)
O-364 12R (Mon)
O-364 13R (Mon)
364198
364207
364207
364207
364209
364272
364287
364287
364298
364298
364301
364302
364304
364304
364305
364311
364355
364355
364359
364400
368004
368104
368104
382000
382001
382002
382003
382004
382005
382010
382012
382020
382021
382022
382033
382058
382068
382069
382069
382073
382083
382111
382111
382154
382155
382157
382158
382176
382177
382185
382185
382188
382189
384063
384065
384067
384067
384067
384069
384073
384076
384078
384078
384078
384085
384087
384087
384088
384089
384091
384098
384223
384223
O-371RSD (Mon)
O-370R
O-370RS
O-371R (Mon)
O-371R (Mon)
O-371RS
O-370RS
O-371RS (Mon)
O-370RSD
O-371RSD (Mon)
O-371U (Mon)
O-371U (Mon)
O-371UL
O-371UL (Mon)
O-371U (Mon)
O-371U (Mon)
O-371U
O-371UP (Mon)
O-371UP (Mon)
O-371
OH-1518
OH-1622L
OH-1621L (E5)
OH-1315 (EE=51)
OH-1315 (EE=55)
OH-1315 (EE=60)
OH-1318 (EE=55)
OH-1318 (EE=60)
OH-1318 (EE=51)
OH-1315 (EE=51)
OH-1315 (EE=60)
OH-1318 (EE=51)
OH-1318 (EE=51)
OH-1318 (EE=60)
OH-1420
OH-1421L
OH-1621L
OH-1621L (1997-97/98)
OH-1621LE (1999-2004)
OH-1628L
OH-1635L
OH-1417 (2000-2004)
OH-1418 (2004-2006)
O-500MA
O-500UA
O-500MDA (E5)
O-500UDA (E5)
O-500R
O-500R (E5)
O-500R
O-500M
O-500M
O-500U
OF-1730
OF-1724L
OF-1417 (1999-2003)
OF-1418 (03/04-11/12)
OF-1519 (E5)
OF-1519R (E5)
OF-1721
OF-1724
OF-1721 (E5)
OF-1722 (Rod 2004-2006)
OF-1722M
OF-1618
OF-1620 (1994, 200cv)
OF-1620 (204cv)
OF-1318
OF-1318
OF-1115
OF-1315
OF-1218
OF-1219
634001
634011
634061
634081
634071
664002
664022
664025
664025
664025
664102
664105
664105
664126
664126
664188
664188
664196
664198
664231
664238
664290
688101
688156
688176
688177
688177
688187
688272
688276
688276
688277
979277
O-500R
O-500RS
O-500RSD
O-500RSDD (E5)
O-500RSD (E5)
O-371U ST
O-371UP ST
O-371UP ST
O-371UP (Mon)
O-400UP
O-371R
O-371R (Mon)
O-400R (Mon)
O-371RS (Mon)
O-400RS (Mon)
O-371RSL (Mon)
O-400RSL (Mon)
O-371RSD
O-400RSD
O-400RSE
O-400RSD
O-400UPA
LO-709E
LO-712
LO-814
LO-812 (1988-1996)
LO-812 (2006-2008)
OF-812
LO-812 (1988-1996)
LO-914 (2001-2003)
LO-915 (EE=42,5)
LO-915 (EE=48)
LO-916 (E5)

Obs. (1): A Euro 5 (E5) começa em modelos 12/12, até 11/12 é Euro 3 (E3).

Obs. (2): Os chassis importados ficam com a sigla "IMP" na frente, exemplo: IMP OF-1318, IMP OF-1620, IMP 313 CDi, etc.

Obs. (3): EE = Entre-eixos; Mon = Monobloco; Rod = Aplicação rodoviária.


6 – Dados da empresa

Nome: Mercedes-Benz do Brasil LTDA
Fundação: 7 de Outubro de 1953 (Brasil)
Endereço Campinas: Av. Mercedes-Benz, 679 – Distrito Industrial / Campinas-SP
Endereço São Bernardo do Campo: Av. Alfred Jurzykowski, 562 / São Bernardo do Campo-SP
Fone: (-) 0800 970 90 90 / (11) 4173-6611 / Fax: (11) 4173-7667
Site:www.mercedes-benz.com.br


Em produção
VAN Sprinter 415 CDi / 515 CDi (146cv)
VAN Vito Tourer 119 CDi (184cv)
Fora de linha
VAN MB 180 D (75cv)
VAN Sprinter 310 D (95cv)
VAN Sprinter 311 CDi
VAN Sprinter 312 D (115cv) EURO 2
VAN Sprinter 313 CDi (129cv)
VAN Sprinter 412 D
VAN Sprinter 413 CDi (129cv)

Em produção
Micro LO-815 (152cv) (A partir de 2013) EURO 5
Micro LO-916 (156cv) (A partir de 2013EURO 5
Fora de linha
Micro LO-608D (85cv) (de 1972 até 1988)
Micro LO-708D (85cv) (1987)
Micro LO-610 (109cv) (de 2000 até 2002EURO 2
Micro LO-712 (110cv) (de 2003 até 2006EURO 2
Micro LO-712 (115cv) (de 2006 até 2008EURO 3
Micro LO-812 (122cv) (de 1988 até 1996)
Micro LO-812 (110cv) (de 2003 até 2006EURO 2
Micro LO-812 (115cv) (de 2006 até 2008EURO 3
Micro LO-814 (136cv) (de 1996 até 2001EURO 1
Micro LO-914 (136cv) (de 1999 até 2004EURO 2
Micro LO-915 () EURO 2
Micro LO-915 (150cv) (de 2004 até 2012EURO 3
Micro OF-812 (122cv) (1987)

Em produção
Motor dianteiro OF-1519 (185cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro OF-1519R (185cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro OF-1721 (208cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro OF-1721L (208cv) (A partir de 2013EURO 5
Motor dianteiro OF-1724 (238cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro OF-1724L (238cv) (A partir de 2013EURO 5
Motor traseiro OH-1519 (185cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor traseiro OH-1621L (208cv) (A partir de 2013EURO 5
Fora de linha
Motor dianteiro LPO-321 (110cv) (de 1967 até 1969)
Motor dianteiro LPO-331 (180cv) (de 1961 até 1966)
Motor dianteiro LPO-344 () (de 1970 até 1979)
Motor dianteiro LP-1111 () (de 1960 até 1969)
Motor dianteiro LP-1113 (130cv) (de 1970 até 1979)
Motor dianteiro LPO-1113 / LPO-1113 (2ª versão) (130cv) (de 1970 até 1982)
Motor dianteiro OF-1113 (126cv) (de 1970 até 1986)
Motor dianteiro OF-1114 (130cv) (1987)
Motor dianteiro OF-1115 (136cv) (de 1988 até 1992)
Motor dianteiro OF-1218 (177cv) (de 2004 até 11/12EURO 3
Motor dianteiro OF-1219 (185cv) (de 2013 até 2015EURO 5
Motor dianteiro OF-1313 (130cv) (de 1970 até 1986)
Motor dianteiro OF-1314 (130cv) (1987)
Motor dianteiro OF-1315 (136cv) (de 1988 até 1993)
Motor dianteiro OF-1318 IMP (170cv) (chassi ArgentinoEURO 1
Motor dianteiro OF-1318 (177cv)
Motor dianteiro OF-1318 (184cv) (de 1988 até 1998)
Motor dianteiro OF-1417 (170cv) (de 1999 até 2003EURO 2
Motor dianteiro OF-1418 (177cv) (de 2003 até 11/12EURO 3
Motor dianteiro OF-1618 (184cv) (de 1992 até 1994)
Motor dianteiro OF-1620 (200cv) (1994)
Motor dianteiro OF-1620 (204cv) (de 94/95 até 1998)
Motor dianteiro OF-1721 (211cv) (de 1998 até 2004EURO 2
Motor dianteiro OF-1722 (218cv) (de 2004 até 2006EURO 2
Motor dianteiro OF-1722M (218cv) (de 2004 até 11/12EURO 3
Motor dianteiro OF-1730 (305cv) (de 2010 até 11/12EURO 3
Motor traseiro OH-1313 (130cv) (de 1970 até 1986)
Motor traseiro OH-1314 (130cv) (1987)
Motor traseiro OH-1315 (136cv) (de 1988 até 1995)
Motor traseiro OH-1315 / GNV (158cv)
Motor traseiro OH-1316 (156cv) (de 1970 até 1986)
Motor traseiro OH-1318 (170cv) (de 1988 até 1997)
Motor traseiro OH-1318 (184cv)
Motor traseiro OH-1417 (170cv) (de 1999 até 2003EURO 2
Motor traseiro OH-1418 (177cv) (de 2004 até 2006EURO 3
Motor traseiro OH-1419 (192cv) (de 1976 até 1986)
Motor traseiro OH-1420 (192cv) (de 1988 até ?)
Motor traseiro OH-1420 (204cv) (1998EURO 2
Motor traseiro OH-1420 (211cv) (de 1999 até 2003EURO 2
Motor traseiro OH-1421L (211cv) (de 1998 até 2004EURO 2
Motor traseiro OH-1517 (170cv) (de 1976 até 1986)
Motor traseiro OH-1518 (170cv) (de 2006 até 2008EURO 3
Motor traseiro OH-1518 (177cv) (de 2008 até 2012EURO 3
Motor traseiro OH-1520 (187cv) (de 1988 até 1992)
Motor traseiro OH-1621L (204cv) (1998EURO 1
Motor traseiro OH-1621LE (211cv) (de 1999 até 2004EURO 2
Motor traseiro OH-1621L Gás (231cv) (de 1997 até 1998)
Motor traseiro OH-1622L (210cv) (de 2008 até 2012EURO 3
Motor traseiro OH-1623LG (231cv) (de 1998 até 2004)
Motor traseiro OH-1628L (280cv) (de 2000 até 2004EURO 2
Motor traseiro OH-1635L (354cv) (de 1994 até 1995EURO 0

Em produção
Motor traseiro O-500R 1830 (310cv) (A partir de 2016EURO 5
Motor traseiro O-500RS 1836 (354cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor traseiro O-500RSD 2436 (354cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor traseiro O-500RSD 2441 (410cv) (A partir de 2016EURO 5
Motor traseiro O-500RSDD 2741 (410cv) (A partir de 2016EURO 5
Motor traseiro O-500M 1826 (256cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor traseiro O-500M 1826 Buggy (256cv) (A partir de 2012EURO 5
Articulado O-500MA 2836 (354cv) (A partir de 2012EURO 5
Superarticulado O-500MDA 3736 (354cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor traseiro O-500U 1826 (256cv) (A partir de 2012EURO 5
Articulado O-500UA 2836 (354cv) (A partir de 2012EURO 5
Superarticulado O-500UDA 3736 (354cv) (A partir de 2012EURO 5
Fora de linha
Motor traseiro O-355 (200cv)
Motor traseiro O-371RS ()
Motor traseiro O-371RSD ()
Motor traseiro O-371RSE (354cv)
Motor traseiro O-371UL (184cv)
Motor traseiro O-371UL (204cv) (de 1994 até 1996EURO 1
Motor traseiro O-371UL (210cv)
Motor traseiro O-371UP ST (187cv) (de 1987 até 1991)
Motor traseiro O-371UP ST (200cv)
Motor traseiro O-371UP (238cv)
Motor traseiro O-400RSD (354cv) (de 1995 até 1999EURO 1
Motor traseiro O-400RSD (360cv) (de 1999 até 2004EURO 2
Motor traseiro O-400RSE (354cv) (de 1995 até 1999EURO 1
Motor traseiro O-400RSE (360cv) (de 1999 até 2004EURO 2
Motor traseiro O-400UP (245cv)
Motor traseiro O-400UP (252cv)
Articulado O-400UPA (299cv) EURO 1
Articulado O-400UPA (320cv) EURO 2
Motor traseiro O-500R 1632 (326cv) EURO 2
Motor traseiro O-500R 1830 (305cv) (de 2006 até 2012EURO 3
Motor traseiro O-500R 1830 (306cv) (de 2012 até 2016EURO 5
Motor traseiro O-500RS 1636 (360cv) EURO 2
Motor traseiro O-500RS 1833 (329cv) (de 2004 até 2012EURO 3
Motor traseiro O-500RS 1836 (360cv) (de 2004 até 2012EURO 3
Motor traseiro O-500RSD 2036 (360cv) EURO 2
Motor traseiro O-500RSD 2236 (360cv) (de 2004 até 2012EURO 3
Motor traseiro O-500RSD 2436 (360cv) EURO 3
Motor traseiro O-500RSD 2442 (422cv) (de 2004 até 2012EURO 3
Motor traseiro O-500RSD 2441 (408cv) (de 2013 até 2016EURO 5
Motor traseiro O-500RSDD 2741 (408cv) (de 2013 até 2016EURO 5
Motor traseiro O-500RSDD 2743 (428cv) (de 2013 até 2016EURO 5
Motor traseiro O-500M 1725 (245cv) EURO 2
Motor traseiro O-500M 1725 (245cv) EURO 3
Motor traseiro O-500M 1726 (260cv) (de 2007 até 2012EURO 3
Motor traseiro O-500M 1725 Buggy (245cv) EURO 2
Motor traseiro O-500M 1726 Buggy (260cv) (de 2007 até 2012EURO 3
Articulado O-500MA 2836 (360cv) (de 2005 até 2012EURO 3
Motor traseiro O-500U 1725 (245cv) EURO 2
Motor traseiro O-500U 1726 (260cv) (de 2006 até 2012EURO 3
Articulado O-500UA 2836 (360cv) (de 2005 até 2012EURO 3

Fora de linha
Monobloco Monobloco O-321 HST (85cv) (de 1958 até )
Monobloco Monobloco O-321 HLST (85cv) (de 1958 até )
Monobloco Monobloco O-326 (185cv) (de 1968 até )
Monobloco Monobloco O-352 HST (130cv) (de 1969 até )
Monobloco Monobloco O-352 HLST (130cv) (de 1969 até )
Monobloco Monobloco O-355 (200cv)
Monobloco Monobloco O-362 (de 1971 até )
Monobloco Monobloco O-364 11R Urbano Tipo 101 (130cv) (de 1978 até 1986)
Monobloco Monobloco O-364 11R Urbano Tipo 111 (170cv) (de 1978 até 1986)
Monobloco Monobloco O-364 12R Rodoviário (130/156cv) (de 1978 até 1986)
Monobloco Monobloco O-364 12R Rodoviário (192cv) (de 1978 até 1986)
Monobloco Monobloco O-364 13R Rodoviário (210cv) (de 1978 até 1986)
Monobloco Monobloco O-365 11R Urbano (de 1986 até 1987)
Monobloco Monobloco O-370R (200cv)
Monobloco Monobloco O-370RS (240/285cv) (de 1984 até )
Monobloco Monobloco O-370RSD (285/320cv) (de 1984 até )
Monobloco Monobloco O-371R (238cv)
Monobloco Monobloco O-371R (252cv)
Monobloco Monobloco O-371RS (285cv)
Monobloco Monobloco O-371RS (354cv)
Monobloco Monobloco O-371RSL (354cv)
Monobloco Monobloco O-371RSD (326cv)
Monobloco Monobloco O-371RSD (354cv)
Monobloco Monobloco O-371U (136cv)
Monobloco Monobloco O-371U (187cv)
Monobloco Monobloco O-371U (195cv)
Monobloco Monobloco O-371U Gás (150cv)
Monobloco Monobloco O-371UL (210cv)
Monobloco Monobloco O-371UP (187cv)
Monobloco Monobloco O-371UP (195cv)
Monobloco Monobloco O-371UP (238cv) (de 1989 até 1993)
Monobloco Monobloco O-371UP (250cv)
Monobloco Monobloco O-400R (252cv) (de 1994 até 1996)
Monobloco Monobloco O-400RS (354cv) (de 1994 até 1996)
Monobloco Monobloco O-400RSL (354cv) (de 1994 até 1996)
Monobloco Monobloco O-400RSD (354cv) (de 1994 até 1996)
Monobloco Monobloco O-400UP
Articulado Monobloco O-400UPA (300cv) (1994)

Projeto Especiais

Em produção
Motor dianteiro OF-1519R – Programa Caminho da Escola (185cv) EURO 5

 

Fora de linha
Motor dianteiro OF-1418 – Versão Escolar (177cv) EURO 3