Scania Latin America LTDA

Scania


Índice da página

1 – Histórico
2 – Dados da empresa
3 – Lista de chassis para ônibus
  3.1 – Série 1 (1960 até 1983)
3.2 – Série 2 (1982 até 1990)
3.3 – Série 3 (1990 até 1998)
3.4 – Série 4 (1998 até 2005)
3.5 – Série 5 (2004 até 2012)
3.6 – Série 6 (2012)
3.7 – 
Série 6 (2016 – Em produção)

Histórico

O Brasil foi escolhido pela Scania para iniciar suas atividades na América Latina em 1957. Constituída oficialmente como Scania-Vabis do Brasil Motores Diesel, produziu seu primeiro caminhão em 1958. No ano seguinte, saiu das linhas de montagem o primeiro motor a diesel brasileiro para caminhões.

Scania

Em 1962, a fábrica da Scania foi transferida do bairro do Ipiranga, em São Paulo, para a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Em 1974, a Scania lançou no mercado os caminhões LK140, equipados com motor V8. Durante os 22 anos em que foram fabricados, esse modelo desfrutou a posição de motor mais potente da categoria.

O lançamento do modelo L111 para caminhões em 1976, marca a introdução da Série 1 no mercado brasileiro. Com sua cor laranja, se transformou em um símbolo do transporte rodoviário de cargas no Brasil. De 1976 a 1981, a Scania comercializou no País 9.745 unidades desse modelo.

Logo após esse período, veio o lançamento da Série 2, com a introdução dos caminhões T112, R112, T142 e R142 com motores de 11 e 14 litros voltados ao mercado de caminhões pesados. Em 1989, a Scania lança a linha HW e EW para caminhões, equipados com motores de até 411 cavalos, os mais potentes do mercado brasileiro na época.

No ano seguinte, a produção de caminhões Scania no mundo atinge a marca de 600.000 unidades. O veículo foi produzido no Brasil. Em 1991, a Scania introduziu a Série 3, com o lançamento dos caminhões T113 e R113. Dois anos mais tarde, ocorre o lançamento da cabine modelo "Top Line", admirada por muitos fãs da marca.

No ano de 1997, a Scania do Brasil é a primeira montadora na América Latina a receber a certificação ISO 14001, que diz respeito ao meio ambiente. No ano seguinte, a Scania lança no mercado os veículos da Série 4. Com ela chegam também os motores eletrônicos de 12 litros. Já em 1999, são colocados no mercado brasileiro os primeiros ônibus para transporte urbano com piso baixo, L94 UB e os primeiros motores marítimos eletrônicos de 12 litros.

A empresa atinge em 2000, uma importante marca histórica: a produção de um milhão de veículos pesados. O milionésimo caminhão global foi doado à Cruz Vermelha Internacional. O bloco do motor foi fabricado pela Scania do Brasil. Em 2001, a Scania retoma a produção de caminhões equipados com motor V8 ao lançar o "Rei da Estrada", o mais potente do mercado brasileiro, com 480 cavalos.

Em 2 de julho de 2002, a Scania comemorou 45 anos de atividades no Brasil. Durante esse período, a empresa produziu cerca de 170 mil veículos entre caminhões e ônibus, além de 43 mil motores industriais e marítimos. Para comemorar essa data, a Scania reuniu veículos históricos e contemporâneos e seguiu em caravana de sua fábrica, em São Bernardo do Campo (SP), até Caxias do Sul (RS), percorrendo com enorme sucesso uma das rotas mais importantes do País.

Em 2003 a Scania lançou o IRIS, sistema de gerenciamento de frota via satélite, e inaugurou o primeiro posto de serviço autorizado na América Latia, em Uruguaiana (RS). De fevereiro a abril do mesmo ano, a empresa levou a 24 cidades do País toda sua linha de ônibus, no projeto Ponto a Ponto. Ainda em 2003, a Scania realizou a venda de 200 caminhões à Transportadora Binotto. Trata-se do maior volume comercializado em uma única venda em toda sua história no Brasil.

A linha de caminhões Evolução foi lançada em abril de 2004. No dia 22 de outubro deste ano, sai da linha de montagem de São Bernardo do Campo o primeiro caminhão com o motor de 9 litros, totalmente eletrônico. O motor havia sido lançado mundialmente no mesmo mês. Em 29 de novembro de 2004 a fábrica de São Bernardo produziu o 150.000º caminhão no Brasil.

O K310 foi integrado à linha de ônibus rodoviários em janeiro de 2005 e a Scania saiu em caravana pelo País com o Projeto K310 – Força e Tecnologia. Em abril do mesmo ano foi realizada a primeira competição “Melhor Motorista de Caminhão do Brasil”. Neste ano também chegou ao Brasil o R580, gigante que traciona até 250 toneladas.

Em fevereiro de 2006, partiu da fábrica de São Bernardo do Campo a caravana Time dos Sonhos, formada por 15 ônibus. No segundo semestre deste mesmo ano, a Scania firmou uma parceira com a Yanmar, para comercialização e manutenção de motores marítimos na América Latina. Em 2007 a Scania completa 50 anos de atividades no Brasil. O sucesso deste período é a base para os próximos anos.

Fonte provisória: site da Scania


Dados da empresa

Nome: Scania Latin America LTDA
Fundação: 1957 (Brasil)
Endereço da fábrica: Av. José Odorizzi, 151 / CEP: 09810-902 / São Bernardo do Campo-SP
Fone: (11) 4344-9333 / Fax: (11) 4344-9036
Site: www.scania.com.br


Scania - Em produção

Em produção
Motor dianteiro F250HB 4×2 NZ Urbano Piso Normal (250cv) (a partir de 2014EURO 5
Motor dianteiro F250HB 4×2 HZ Rodoviário Piso Alto (250cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro F250HB 4×2 NZ Rodoviário Piso Normal (250cv) (a partir de 2014EURO 5
Biarticulado F360HA 8×2 NB Biarticulado Piso Normal (360cv) (a partir de 2014EURO 5
Motor traseiro K250IB 4×2 Urbano Piso Normal (250cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K250IB 4×2 Rodoviário Piso Normal (250cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K250UB 4×2 Urbano Piso Baixo (250cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K270UB 4×2 Urbano Piso Baixo – Etanol (270cv) (a partir de 2014EURO 5
Motor traseiro K270UB 6×2 Urbano Piso Baixo – Etanol (3º eixo direcional) (270cv) (a partir de 2014EURO 5
Articulado K310IA 6×2-2 Articulado Piso Normal (310cv) (a partir de 2012EURO 5
Articulado K310IA 8×2-2 Articulado Piso Normal (eixo adicional) (310cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K310IB 4×2 Rodoviário (310cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K310IB 6×2 Urbano (3º eixo direcional) (310cv) (a partir de 2012EURO 5
Articulado K310UA 6×2-2 Articulado Piso Baixo (310cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K310UB 6×2 Urbano Piso Baixo (3º eixo direcional) (310cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K360IB 4×2 Rodoviário (360cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K360IB 6×2 Rodoviário (360cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K360IB 6×2 Rodoviário Low Driver (360cv) (a partir de 2014EURO 5
Motor traseiro K400IB 6×2 Rodoviário (400cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K400IB 6×2 Rodoviário (3° eixo direcional) (400cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K400IB 6×2 Rodoviário Low Driver e Double Decker (400cv) (a partir de 2014EURO 5
Motor traseiro K400IB 8×2 Rodoviário Low Driver e Double Decker (400cv) (a partir de 2012EURO 5
Motor traseiro K440IB 8×2 Rodoviário Low Driver e Double Decker (440cv) (a partir de 2012EURO 5

Scania - Série 1

Fora de linha
Motor dianteiro B75 (165cv) (de 1960 até 1963)
Motor dianteiro B76 (195cv) (de 1963 até 1971)
Motor dianteiro B110 (202/275cv) (de 1971 até 1976)
Motor dianteiro B111 (203/296cv) (de 1976 até 1983)
Articulado B111 Articulado (203/296cv) (de 1978 até 1983)
Motor traseiro BR115 (202/275cv) (de 1972 até 1976)
Motor traseiro BR116 (203/296cv) (de 1976 até 1983)

Scania - Série 2

Fora de linha
Motor dianteiro S112C (203/305cv) (de 1982 até 1988)
Articulado S112 Articulado (305cv) (de 1983 até 1988)
Motor traseiro K112C (203/305cv) (de 1982 até 1987)
Motor traseiro K112T (305cv) (de 1985 até 1987)
Motor dianteiro F112HL (203/305cv) (de 1987 até 1990)
Motor traseiro K112CL (203/305cv) (de 1987 até 1990)
Motor traseiro K112CL (331cv) (de 1987 até 1990)
Motor traseiro K112TL (305cv) (de 1987 até 1990)
Motor traseiro K112TL (331cv) (de 1987 até 1990)
Motor dianteiro S112CL (203/305cv) (de 1988 até 1990)
Motor dianteiro S112CL Articulado (305cv) (de 1988 até 1990)

Scania - Série 3

Fora de linha
Motor dianteiro F113HL (203/303cv) (de 1990 até 1998)
Motor dianteiro F113HL (220/310cv) (1997)
Motor traseiro K113CL (203/303/354cv) (de 1990 até 1998)
Motor traseiro K113CL (204/310/320/362cv) (1997)
Motor traseiro K113TL (303/354cv) (de 1990 até 1998)
Motor traseiro K113TL (320/362cv) (1997)
Motor traseiro L113CL (303/354cv) (de 1990 até 1998)
Motor traseiro L113CL (220cv) (1997)
Articulado S113AL Articulado (310cv) (de 1992 até 1998)
Motor dianteiro S113CL (203/303cv) (de 1990 até 1994)
Articulado S113CL Articulado (303cv) (de 1990 até 1994)

Nomenclatura de chassis Scania 113 (Ônibus)

Scania - Série 4

Fora de linha
Articulado F94HA 6×2 NA Articulado (300cv) (de 2002 até 2003)
Motor dianteiro F94HB 4×2 HZ Piso Alto (310cv) (de 1998 até 2004)
Motor dianteiro F94HB 4×2 NZ Piso Normal (220cv) (de 1998 até 2004)
Motor traseiro K94IB 4×2 NB (310cv) (de 1998 até 2005)
Motor traseiro K114IB 4×2 NB (340/380cv) (2006)
Motor traseiro K114IB 6×2 NB (380cv) (2006)
Motor traseiro K124 4×2 EB (360/420cv) (de 1998 até 2002)
Motor traseiro K124 6×2 EB (360/420cv) (de 1998 até 2002)
Motor traseiro K124IB 4×2 NB (360/420cv) (de 1998 até 2005)
Motor traseiro K124IB 6×2 NB (360/420cv) (de 1998 até 2005)
Motor traseiro K124IB 8×2 NB (360/420cv) (de 1998 até 2005)
Articulado L94IA 6×2/2 NB Articulado (300cv) (de 2003 até 2004)
Motor traseiro L94IB 4×2 NB (220cv) (de 1998 até 2003)
Motor traseiro L94IB 6×2 NB (3° eixo direcional) (260cv) (de 2002 até 2003)
Articulado L94UA 6×2/2 LB Articulado Piso Baixo (300cv) (de 2003 até 2004)
Motor traseiro L94UB 4×2 LB Piso Baixo (220cv) (de 1998 até 2003)
Motor traseiro L94UB 6×2 LB Piso Baixo (3° eixo direcional) (260cv) (de 2003 até 2004)

Scania - Série 5

Fora de linha
Motor dianteiro F230 4×2 Urbano (230cv) (de 2009 até 2012)
Motor dianteiro F270 4×2 Piso Alto (270cv) (de 2009 até 2012)
Motor dianteiro F270 6×2 Piso Alto (270cv) (de 2009 até 2012)
Motor traseiro K230 4×2 Urbano – Piso Normal e Piso Baixo (230cv) (de 2005 até 2012)
Motor traseiro K270 6×2 Urbano – Piso Normal e Piso Baixo (270cv) (de 2005 até 2012)
Motor traseiro K270 4×2 Rodoviário (270cv) (de 2005 até 2012)
Motor traseiro K310 4×2 Rodoviário (310cv) (de 2005 até 2012)
Articulado K310 6×2/2 Urbano Articulado (310cv) (de 2005 até 2012)
Articulado K310 8×2/2 Urbano Articulado (eixo adicional) (310cv) (de 2005 até 2012)
Motor traseiro K340 4×2 Rodoviário (340cv) (de 2005 até 2012)
Motor traseiro K360 4×2, 6×2 e 8×2 Rodoviário (360cv) (de 2005 até 2006)
Motor traseiro K380 4×2 e 6×2 Rodoviário (380cv) (de 2005 até 2012)
Motor traseiro K380 6×2 Rodoviário (3° eixo direcional) (380cv) (de 2005 até 2012)
Motor traseiro K420 6×2 Rodoviário (420cv) (de 2005 até 2012)
Motor traseiro K420 6×2 Rodoviário (3° eixo direcional) (420cv) (de 2005 até 2012)

Scania - Série 6

Fora de linha
Motor dianteiro F250HB 4×2 Urbano Piso Alto (250cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor dianteiro F310HB 4×2 Urbano Piso Alto (310cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor dianteiro F310HB 4×2 Rodoviário Piso Alto (310cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor dianteiro F310HB 6×2 Rodoviário Piso Alto (310cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor traseiro K400IB 4×2 Rodoviário (400cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor traseiro K440IB 4×2 Rodoviário (440cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor traseiro K440IB 6×2 Rodoviário (440cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor traseiro K440IB 6×2 Rodoviário (3° eixo direcional) (440cv) (de 2012 até 2014EURO 5