MAN Latin America Ind. e Com. de Veículos LTDA / Volkswagen Caminhões e Ônibus (Volksbus)


Índice da página

1 – Histórico
2 – Linha do tempo
3 – Nomenclatura dos chassis Volksbus (Volkswagen)
4 – Numeração dos chassis Volksbus (9BW)
5 – Numeração dos chassis MAN (953)
6 – Dados da empresa
7 – Lista de chassis – Dados técnicos
  7.1 – Chassis para mini e microônibus
7.2 – Chassis para ônibus
7.3 – Projeto Caminho da Escola

1 – Histórico

Década 1980

  • 1981: Fábrica de São Bernardo do Campo-SP fabrica o primeiro caminhão Volkswagen no Brasil.

Década 1990

  • Abril de 1993: Lançamento do primeiro chassis para ônibus Volksbus 16.180 CO.


Chassis 16.180 CO – Foto: Divulgação – Acervo Sandro Garcia

Volksbus

  • 1997: Lançamento do chassis 16.210 CO – Euro 1.

Década 2000

  • Janeiro de 2000: A Volkswagen Veículos Comerciais (VWN) da Alemanha, com sede em Hannover, assume a responsabilidade pela Operação Caminhões e Ônibus na fábrica de Resende-RJ.
  • 2000: Relançamento dos chassis 16.210 CO – Euro 2.
  • 2001: Época de transição de fábricas e lançamento dos chassis 16.210 OD, renomeado para 17.210 OD no final de 2001 e do primeiro chassis de motor traseiro 17.240 OT.
  • 2003: Lançamento do chassi rodoviário 18.310 OT.
  • Novembro de 2003: Em pesquisa pioneira no Brasil, VW testa ônibus movido a biodiesel em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a UFRJ, no projeto Riobiodiesel.
  • Março de 2004: Lançamento da linha Volksbus 2004, acrescentando motores eletrônicos (EOD/EOT) em acordo com norma de emissões de gases Euro 2/Proconve P-4. Modelos 8.150 EOD, 9.150 EOD, 15.180 EOD, 17.210 EOD e 17.260 EOT.
  • Julho de 2004: Ampliação da participação no programa RioBiodiesel com mais dois veículos.
  • 2006: Lançamento da nova linha Volksbus 2006, reformulando o 17.260 EOT e acrescentando no mercado os chassis 15.190 EOD, 17.230 EOD e 18.320 EOT.
  • Abril de 2007: Início da Rota Volksbus com os modelos 9.150 EOD, 15.190 EOD, 17.230 EOD, 17.260 EOT e 18.320 EOT.

Rota Volksbus
Rota Volksbus – Foto: Divulgação

  • Setembro de 2007: Lançamento do câmbio automatizado V-Tronic nos chassis 17.230 EOD e 17.260 EOT.
  • 2009: MAN adquire 100% da Volkswagen Caminhões e Ônibus (Ver matéria no G1.com).

Década 2010

  • Abril de 2012: Nova linha de chassis Volksbus da MAN com a nova tecnologia Euro 5: 5.150 OD, 8.160 OD, 9.160 OD, 15.190 OD, 17.230 OD, 17.280 OT, 17.280 OT Low-Entry, 17.280 OT V-Tronic, 18.330 OT.
  • Julho de 2013: Relançamento da série Euro 5 acrescentando os modelos 9.160 OD Plus, o retorno do 17.260 OD e o primeiro modelo articulado 26.330 OTA.

Volksbus 26.330 OTA
Chassis 26.330 OTA – Foto: Divulgação


2 – Linha do Tempo

Linha do tempo Volksbus/MAN - Ônibus
Fonte da imagem: criada por César Mattos (2016)


3 – Nomenclatura dos chassis Volksbus (Volkswagen)

Existem várias considerações a serem feitas quando o assunto é referente à Volkswagen Caminhões e Ônibus. A primeira aparição da Volkswagen em ÔNIBUS foi 1993, porém alguns chassis de caminhão já vinham sendo utilizados para encarroçar microônibus, casos como 7-90 e 7-110.

Basicamente, a nomenclatura dos chassis Volksbus é definida pelas 3 posições:

Chassi:
17-230 EOD
17- 230 EOD
1ª posição 2ª posição 3ª posição

Na 1ª posição define o peso bruto total (PBT), admissível, em toneladas.

Na 2ª posição define a potência aproximada (em cv), arredondada.

Na 3ª posição define o tipo de chassis, em 2 situações:

1 – Na época em que só existia motor dianteiro na produção de chassis para ônibus:

  • CO – Chassis para Ônibus

2 – Quando a produção expandiu para outros modelos – em 2001, mudaram as definições da 3ª posição para:

  • OD – Ônibus Dianteiro
  • OT – Ônibus Traseiro
  • EOD – Ônibus Dianteiro com motor eletrônico
  • EOT – Ônibus Traseiro com motor eletrônico
  • VT – V-Tronic, câmbio automatizado
  • LE – Low-Entry, piso baixo
  • ODR – Ônibus Dianteiro com suspensão reforçada – rally
  • OTA – Ônibus Traseiro Articulado

A MAN manteve as nomenclaturas.

Apesar da Volkswagen ser alemã, as nomenclaturas são em português porque refere-se a subdivisão Caminhões e Ônibus, criada no Brasil.


4 – Numeração dos chassis Volkswagen (9BW)

A identificação de modelos de chassis Volkswagen obedece um padrão, de acordo com sua época de produção. Atende norma ABNT NBR 6066:2009 (quando aplicada), cada numeração de chassis tem sua identificação em 4 fases:

4.1 – Fabricados entre 1981 e JUN-1986

Numeração
do chassi:
V 032122
1ª posição 2ª posição

Na 1ª posição identifica o fabricante: V = Volkswagen.

Na 2ª posição informa a sequência/ordem de produção.

4.2 – Fabricados entre AGO-1986 e JUN-1987 (até o chassi 045000)

Numeração
do chassi:
V 032122 W
1ª posição 2ª posição 3ª posição

Na 1ª posição identifica o fabricante: V = Volkswagen.

Na 2ª posição informa a sequência/ordem de produção.

Na 3ª posição informa que foi fabricado pela Volkswagen do Brasil Ltda.

4.3 – Fabricados entre JUN-1987 e 1989

Numeração
do chassi:
9BW ZZZ H7 Z H C 032122
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição 6ª posição 7ª posição

Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, "9" representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O "B" representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O "W" representa a fabricante: Volkswagen do Brasil.

Na 2ª posição não tem definição.

Na 3ª posição informa motor e modelo conforme tabela abaixo (*):

07  Perkins (7-90)
H7  MWM (7-90)
J7  MWM (7-90 CO)
G6  Cummins (16-210)
H6  Cummins (16-210H)
J6  Cummins (16-210)
L6  Cummins (16-210H)
M6  Cummins (16-210H)
M7  V8 Gasolina (7-140)

(*): Tabela suprida com informações referentes a possíveis encarroçamentos em veículos de transporte de passageiros.

Na 4ª posição tem um dígito aleatório formulado pelo computador.

Na 5ª posição informa o ano de fabricação conforme tabela abaixo:

H   1987
J   1988
K   1989
L   1990

Na 6ª posição informa o local de fabricação.

C  São Bernardo do Campo-SP

Na 7ª posição informa a sequência/ordem de produção.

OBS.: A partir do dia 3 de Janeiro de 1989 a 7ª e 8ª posições foram alteradas conforme tabela abaixo:

TH7 C2 TC2 H2 TC4 G2 TG6 M6
TJ7 C3 TD2 H4 TD4 G4 TH6 M6
TL7 C4 T14 GO TN4 G9 TJ6 M7
T12 HO TB4 G1 TP4 KO TL6 M8
TB2 H1 TM6 M9 TQ4 K1    

4.4 – Fabricados entre 1990 e 2009

Numeração
do chassi:
9BW Y TAR B 4 S R B 00002
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição 6ª posição 7ª posição 8ª posição 9ª posição

Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, "9" representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O "B" representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O "W" representa a fabricante: Volkswagen do Brasil.

Na 2ª posição identifica o tipo de freio hidráulico (HID) ou a ar (AR) e a classe PBT (não é o peso do chassi), conforme tabela abaixo:

HID   AR   PBT (kgf)
A   F   até 2721
E   G   2722 a 3174
B   H   3175 a 3628
C   1   3629 a 4081
D   J   4082 a 4535
K   T   4536 a 6349
L   U   6350 a 7256
M   V   7257 a 8843
N   W   8844 a 11791
P   X   11792 a 14965
R   Y   14966 a 24943
S   2   acima de 24944

Na 3ª posição informa o modelo do chassi, conforme tabela:

Código Modelo (Obs) Código Modelo (Obs)
TH7
TJ7
TM7
TAV
2RF
932
452
D52
952
A52
A62
252
7.90S
7.90 CO
7.110 CO
8.140 CO
8.140 OD

5.140 EOD
8.120 OD
8.150 OD
8.150 EOD
9.150 OD
9.150 OD
9.150 EOD
682
882
TAR
2TJ
FY2
F82
P82
L82
G82
B82
R82
J82
15.180 EOD
15.190 EOD
16.180 CO
16.210 CO
16.210 OD
(*)
17.210 OD
17.210 EOD
17.230 EOD
17.240 OT
17.260 EOT
18.310 OT
18.320 EOT

(*): Não tem como comprovar a existência "legal" do chassi 16.210 OD, foi na época de transição, onde o chassi foi lançado como protótipo (chassis de ano 2001/2001) depois foi renomeado para 17.210 OD.

Na 4ª posição identifica a marca do motor: MWM, Cummins ou Perkins.

Na 5ª posição o computador gera um dígito aleatório.

Na 6ª posição informa o ano de fabricação conforme tabela abaixo:

L 1990 V 1997 4 2004
M 1991 W 1998 5 2005
N 1992 X 1999 6 2006
P 1993 Y 2000 7 2007
R 1994 1 2001 8 2008
S 1995 2 2002 9 2009
T 1996 3 2003    

Na 7ª posição informa o local de fabricação.

C  São Bernardo do Campo-SP (Volkswagen do Brasil S/A)
D  Ipiranga-SP (Autolatina Brasil S/A – a partir de 1991)
R  Resende-RJ (Caminhões e Ônibus)

Na 8ª posição identifica o mercado de venda.

B   Interno
S   Exportação

Na 9ª posição informa a sequência/ordem de produção.


5 – Numeração dos chassis MAN (953)

A partir de 2009 (chassis 09/10) a numeração dos chassis dos Volksbus mudaram de 9BW para 953, assim mudando também as definições de cada dígito. Atende norma ABNT NBR 6066:2009 (quando aplicada).

Numeração
do chassi:
953 2 G 8 2W 8 G R 07639
1ª posição 2ª posição 3ª posição 4ª posição 5ª posição 6ª posição 7ª posição 8ª posição 9ª posição

Na 1ª posição define a região continental, país e fabricante. No caso, "9" representa o bloco de países formado por Brasil, Paraguai, Colômbia e Uruguai. O "5" representa o país: Brasil (9A até 9E e 93 até 99). O "3" representa a fabricante: MAN Latin America.

Na 2ª posição identifica a carroceria (dito carroceria por esse dígito identificar o tipo de carroceria dos caminhões MAN), no caso dígito 2 significa Volksbus.

Na 3ª posição identifica o tipo de motor (Não tem maiores detalhes até o momento).

Na 4ª posição identifica o sistema de segurança (freio), conforme tabela abaixo:

3  4536 a 6350 kgf
4  6350 a 7256 kgf
5  7256 a 8845 kgf
6  8845 a 11793 kgf
7  11793 a 14968 kgf
8  acima de 14968 kgf

Na 5ª posição mostra a que família de produtos pertence (Não tem maiores detalhes até o momento).

Na 6ª posição o computador gera um dígito aleatório.

Na 7ª posição informa o ano de fabricação conforme tabela abaixo:

9 2009 G 2016 P 2023
A 2010 H 2017 R 2024
B 2011 J 2018 S 2025
C 2012 K 2019 T 2026
D 2013 L 2020 V 2027
E 2014 M 2021 W 2028
F 2015 N 2022 X 2029

Na 8ª posição informa o local de fabricação.

R  Resende-RJ

Na 9ª posição informa a sequência/ordem de produção.


6 – Dados da empresa

Nome: MAN Latin America Ind. e Com. de Veículos LTDA
Fundação: 1981 (Volkswagen Caminhões e Ônibus) / 2009 (MAN)
Endereço administrativo: Rua Volkswagen, 291 – 8º andar – Parque Jabaquara / São Paulo-SP
Endereço da fábrica: Rua Volkswagen, 100 – Polo Industrial / Resende-RJ
Fone: (11) 5582-5122 / (11) 5582-5556
Site: www.man-la.com

A MAN – Latin America é responsável pelas marcas dos produtos Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN a partir de 2009.


Em produção
Microônibus 5.150 OD (150cv) (A partir de 2012EURO 5
Microônibus 8.160 OD (160cv) (A partir de 2012EURO 5
Microônibus 8.160 OD Low-Entry (160cv) (A partir de 2015EURO 5
Microônibus 8.160 ODR (160cv) (A partir de 2015EURO 5
Microônibus 9.160 OD / 9. 160 OD Plus (160cv) (A partir de 2013EURO 5
Fora de Linha
Microônibus 5.140 EOD (137cv) EURO 3
Microônibus 7.90S (88CV)
Microônibus 7.90S CO (91cv)
Microônibus 7.110S CO (120CV)
Microônibus 8.120 EOD (120cv)
Microônibus 8.120 OD V1 (120cv) EURO 2
Microônibus 8.120 OD V2 (Eaton) (115cv) EURO 3
Microônibus 8.120 OD V2 (ZF) (115cv) EURO 3
Microônibus 8.140 CO/CE V1 (135cv)
Microônibus 8.140 CO V2 (135cv)
Microônibus 8.140 OD (145cv)
Microônibus 8.150 OD (145cv) EURO 2
Microônibus 8.150 EOD V1 (MWM) (150cv) EURO 3
Microônibus 8.150 EOD V1 (Cummins) (150cv) EURO 3
Microônibus 8.150 EOD V2 (MWM) (150cv) EURO 3
Microônibus 8.150 EOD V2 (Cummins) (150cv) EURO 3
Microônibus 8.150 EOD V3 (MWM) (143cv)
Microônibus 8.150 EOD V3 (Cummins) (143cv)
Microônibus 9.150 OD (145cv) EURO 2
Microônibus 9.150 EOD V1 (MWM e Cummins) (150cv) EURO 3
Microônibus 9.150 EOD V2 (MWM) (150cv) EURO 3
Microônibus 9.150 EOD V2 (Cummins) (150cv) EURO 3

Em produção
Motor dianteiro 15.190 OD (186cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro 15.190 OD V-Tronic (186cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor traseiro 15.230 OT Low-Entry (225cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro 17.230 OD (225cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro 17.230 OD V-Tronic (225cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor dianteiro 17.260 OD (256cv) (A partir de 12/13EURO 5
Motor dianteiro 17.260 OD V-Tronic (256cv) (A partir de 2013EURO 5
Motor traseiro 17.280 OT (277cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor traseiro 18.280 OT Low-Entry (275cv) (A partir de 2012EURO 5
Motor traseiro 18.330 OT (325cv) (A partir de 2012EURO 5
Articulado 26.330 OTA (330cv) (A partir de 12/13EURO 5
Fora de Linha
Motor dianteiro 15.180 EOD (180cv) (de 2004 até 2008EURO 3
Motor dianteiro 15.190 EOD (185cv) (de 2006 até 11/12EURO 3
Motor dianteiro 15.190 ODR / Plus (Rally) (186cv) (de 2012 até 2013EURO 5
Motor dianteiro 16.180 CO (184cv) (de 1993 até 1997EURO 0
Motor dianteiro 16.210 CO (206cv) (de 97/98 até 1998EURO 1
Motor dianteiro 16.210 CO (206cv) (de 1998 até 00/01EURO 2
Motor dianteiro 16.210 OD (206cv) (2001EURO 2
Motor dianteiro 17.210 OD (206cv) (de 01/02 até 2004EURO 2
Motor dianteiro 17.210 EOD (206cv) (de 2004 até 2006EURO 3
Motor dianteiro 17.230 EOD (225cv) (de 2006 até 11/12EURO 3
Motor dianteiro 17.230 EOD V-Tronic (225cv) (de 2008 até 11/12EURO 3
Motor traseiro 17.240 OT (240cv) (de 2001 até 2004EURO 2
Motor dianteiro 17.260 EOD (260cv) (de 2008 até 11/12EURO 3
Motor dianteiro 17.260 EOD V-Tronic (260cv) (de 2008 até 11/12EURO 3
Motor traseiro 17.260 EOT (260cv) (de 2004 até 11/12EURO 3
Motor traseiro 17.260 EOT V-Tronic (260cv) (de 2008 até 11/12EURO 3
Motor traseiro 17.280 OT Low-Entry (277cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor traseiro 17.280 OT V-Tronic (277cv) (de 2012 até 2014EURO 5
Motor traseiro 18.310 OT (303cv) (de 2003 até 2005EURO 2
Motor traseiro 18.320 EOT (320cv) (de 2006 até 11/12EURO 3

Projeto Caminho da Escola

Em produção
VAN ONUREA – 8.160 OD Low-Entry (160cv) (A partir de 2015EURO 5
VAN ORE 1 – 8.160 ODR (160cv) (A partir de 2015EURO 5
Ônibus ORE 2 – 15.190 ODR (186cv) (A partir de 2013EURO 5