Ford B-1618

Ford B-1618

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1992 até 1998
  • Baumúster: TAR
  • Fonte dos dados: Publicação da Autolatina Brasil S.A. (Abril/1993)

  • Marca/modelo: MWM 6.10 Turbo
  • N° de cilindros/disposição/cilindrada (litros): 6 / linha / 6,45
  • Diâmetro do cilindro/curso dos pistões (mm): 103 / 129
  • Relação de compressão: 15,9:1
  • Potência máxima líquida (NBR-cv/kW/rpm): 184,0 / 135 / 2500
  • Torque máximo líquido (NBR-mkgf/Nm/rpm): 62,0 / 608,0 / 1500

  • Marca/modelo: EATON FS-5106-A
  • Relações de redução: 
    L – 9,01:1
    1ª – 5,27:1
    2ª – 3,25:1
    3ª – 2,04:1
    4ª – 1,36:1
    5ª – 1,00:1
    Ré – 8,63:1

  • Marca: Albarus / Spicer
  • Tipo: A seco, diafragma, cerâmico
  • Diâmetro do disco (mm): 350
  • Acionamento: Hidráulico assistido a ar

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: Hidráulica de esferas recirculantes, de redução variável
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

  • Alternador (V/A): 28 / 75
  • Bateria (quantidade/V/Ah): 2 / 12 / 135 conectadas em série

  • Eixo Motriz – Modelo: Rockwell-23-245
  • Relações de redução: 5,86:1 e 4,88:1

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: eixo rígido
  • Molas: feixe de molas semi-elípticas, 2° estágio com borrachas
  • Amortecedores: telescópicos hidráulicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: barra de aço com 44m de diâmetro

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: eixo rígido
  • Molas: feixe de molas semi-elípticas, progressivas de dois estágios e terceiro estágio com borrachas
  • Amortecedores: telescópicos hidráulicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: barra de aço com 44m de diâmetro

  • Dimensões das rodas (polegadas): 20,00 x 7,5 ou 22,50 x 7,5
  • Pneus diagonais com câmara: 10,00 x 20-16
  • Pneus radiais com câmara: 10,00R x 20-16

  • Freio de serviço – tipo: A ar tipo "S-CAM", com duplo circuito com sistema de ajuste automático (Opcional)
  • Freio de estacionamento – tipo: A ar, com molas acumuladoras e válvulas de ação progressiva atuando nas rodas traseiras, comando pneumático no painel
  • Área varrida de frenagem (cm²): 7904

 Pesos do veículo em ordem de marcha (P.V.O.M.) 

  • Eixo dianteiro: 3030 / 3060
  • Eixo traseiro: 1815 / 1855
  • Total: 4845 / 4915

 Capacidades de carga (kgf) 

  • No eixo dianteiro: 6000
  • No eixo traseiro: 10000
  • Carga total (PBT): 16000
  • Carga útil + carroceria: 11155 / 11085

  • Reservatório de combustível: 215,0
  • Óleo no motor com filtro: 20,2
  • Óleo no motor sem filtro: 17,0
  • Transmissão: 8,5
  • Eixo motriz: 15,0
  • Sistema de arrefecimento: 25,0
  • Direção hidráulica: 3,6
  • Reservatórios de ar comprimido: 4

  • (A) Distância entre eixo dianteiro e eixo motriz: 5170 / 5940
  • (B) Comprimento total: 10540
  • (C) Balanço dianteiro: 2040
  • (D) Balanço traseiro: 3330 / 2560
  • (E) Bitola dianteira: 2086
  • (F) Bitola traseira: 1835
  • (G) Largura total: 2455
  • (K) Vão livre dianteiro: 244
  • (L) Vão livre traseiro: 245
  • (M) Diâmetro do círculo de viragem guia a guia (m): 18,7 / 20,5

 Altura na superfície superior das longarinas 

  • No centro do eixo dianteiro: 905
  • No centro do eixo traseiro: 880

  • Velocidade máxima no plano – km/h: 82,0 (p/5,86:1) / 96,0 (p/4,88:1)
  • Capacidade de subida de rampa – %: 35 (p/5,86:1) / 29 (p/4,88:1)
  • Capacidade de partida em rampa – %: 22 (p/5,86:1) / 18 (p/4,88:1)

 


Suspensão

Direção


Freios


Reservatório de ar do freio

Motor

Arrefecimento

Filtro de ar

Embreagem

Transmissão

Eixo traseiro

Escapamento

Combustível

Sistema elétrico