Mercedes-Benz OF-1721

Mercedes-Benz OF-1721

Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
Fabricação: De 1998 até 2004
Baumúster: 384073

Modelo: Mercedes Benz OM-366 LA – Conama Fase IV (Euro II)
Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentado com com pós-resfriador do ar de admissão)
Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 155 kW (211cv) a 2600 rpm
Torque máximo, conforme
NBR 5484 (fev/85): 660 Nm (67 mkgf) a 1400 rpm
Mancais da árvore de manivelasl: 7, de camadas múltiplas em liga
Localização das válvulas: no cabeçote
Cilindrada total: 5.958 cm³
Diâmetro do pistão: 97,5 mm
Curso do pistão: 133 mm
Relação de compressão: 18:1
Consumo específico: 197 g/kWh 145 g/cvh a 1950 rpm
Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: engrenagens
Filtro de óleo – tipo: filtragem total com elemento de papel
Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Bomba Injetora
Modelo: Bosch de êmbolos
Tipo: P 3000
Regulador: RQVK e LDA
Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
Pressão de Injeção: 260(-10) bar
Compressor
Modelo: Knnorr
Diâmetro do cilindro: 88 mm
Curso do êmbolo: 37 mm
Cilindrada: 225 cm³
Número de cilindros: 1
Resfriamento: a água
Acionamento: correia
Vazão: 330 l/min a 10 bar de contrapressão

Modelo: ZF S 5 – 680/7,43
Acionamento: por meio de alavanca
Marchas sincronizadas: 5
Relação de transmissão: i=7,43/4,32/2,53/1,50/1,00/marcha a ré: 6,67
Opcional
Modelo: Allison MT 643 R automática
Acionamento: por meio de alavanca seletora
Marchas sincronizadas: 4
Relação de transmissão: i=3,58/2,09/1,39/1,00/marcha a ré: 5,67
Conversor de torque: TC 370 – 2,43

Modelo: GMF 350 X
Tipo: monodisco – seco
Acionamento: hidropneumático

Modelo: ZF 8097
Tipo: hidráulico
Relação de redução: i=20,6:1

Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Capaciade: 28 V / 75 A
Bateria
Capaciade / tensão: 135 Ah / 2 x 12 V
Motor de partida
Potência / tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL-3/8 D-6,5
Tipo: punho
Eixo Traseiro motriz
Modelo: MB HL-4/060 D-10
Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=5,857 (41:7) / 4,75 (38,8) / com caixa de câmbio Allison MT 643 R: i=6,143 (43:7)

Suspensão Dianteira
Tipo: feixe de molas semi-elípticas
Amortecedores: telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
Tipo: feixe de molas semi-elípticas
Amortecedores: telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: opcional

Aros das rodas: 7,50×22,5/7,50×20/7,50×22,5
Pneumáticos: 275/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)
10.00 R 20 PR 16 (radial)
11 – 22,5 PR 16 (diagonal, sem câmara)

Tipo: escada, rebitado
Longarinas – altura x largura / espessura: 255 mm x 74 mm / 7 mm
Material empregado: LNE 38

Freio de serviço
Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
Modelo: com tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Área de frenagem total (eixo dianteiro / eixo traseiro / total): 2.129 cm² / 3.308 cm² / 5.437 cm²
Espessura da lona: 18 mm
Diâmetro do tambor: 410 mm
Largura da lona dianteira: 160 mm
Largura da lona traseira: 220 mm
Freio de estacionamento
Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio Adicional
Tipo: motor
Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço

Em ordem de marcha, conforme NBR 6070

Chassi de ônibus, sem carroçaria com podesto e tanque de 210 / cheio, sem motorista
Eixo dianteiro: 2780
Eixo traseiro: 2030
Total: 4810

Carga útil máxima com equipamento:
Eixo dianteiro: 3720
Eixo traseiro: 8470
Total: 12190

Pesos admissíveis / Valores indicados
Peso Bruto Total (PBT)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo traseiro: 10500
Total: 17000
Pesos admissíveis / Valores autorizados
Peso Bruto Total (PBT)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Tanque de combustível/plástico: 210/300
Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
Filtro de óleo do motor: 1,3
Caixa de mudanças: 7,5
Carcaça do diferencial/eixo traseiro: 11
Direção hidráulica: 3,5
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 27

Distância entre-eixos: 5250 / 5950
Comprimento total: 11069 / 11769
Largura: 2451
Bitola – eixo dianteiro: 1960
Bitola – eixo traseiro: 1842
Balanço dianteiro: 2275
Balanço traseiro: 3544
Vão livre dianteiro: 267
Vão livre traseiro: 234
Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,2
Ângulo de entrada: 12°30'
Ângulo de saída: 12°

Caixa de mudanças: ZF S 5 – 680/7,43
Eixo traseiro: MB HL-4/060 D-10
Pneus:
275/80 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7) / i=4,75 (38:8)
Velocidade máxima (km/h): 82 / 101
Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 34 / 29
Caixa de mudanças: Allison MT 643 R
Eixo traseiro: MB HL-4/060 D-10
Pneus:
275/80 R 22,5 PR 16
Redução do eixo traseiro: i=6,143 (43:7)
Velocidade máxima (km/h): 82
Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 43