Mercedes-Benz OF-1721 (211cv)

Mercedes-Benz OF-1721

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1998 até 2004
  • Baumúster: 384073
  • Norma de emissões de gases: Euro 2 / Conama P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1999)

A Mercedes-Benz apresenta o chassi para ônibus urbano OF-1721. Um veículo que traz eficiência e rentabilidade para os frotistas, segurança e conforto para os usuários. Com reduzido índice de emissões, contribui com o meio ambiente e com a qualidade de vida nas cidades.
O motor OM-366 LA turbocooler, com 211 cv de potência, é um motor já consagrado por sua economia, robustez e durabilidade em aplicação urbana, além de sua longa vida útil.
Chassi OF-1721, um compromisso com a evolução que reflete uma conquista tecnológica da Mercedes-Benz.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-366
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentado com com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 155 kW (211cv) a 2600 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR 5484 (fev/85): 660 Nm (67 mkgf) a 1400 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em liga
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Diâmetro do pistão: 97,5 mm
  • Curso do pistão: 133 mm
  • Relação de compressão: 18:1
  • Consumo específico: 197 g/kWh / 145 g/cvh a 1950 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch de êmbolos
  • Tipo: P 3000
  • Regulador: RQVK e LDA
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 260-10 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr
  • Diâmetro do cilindro: 88 mm
  • Curso do êmbolo: 37 mm
  • Cilindrada: 225 cm³
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: a água
  • Acionamento: correia
  • Vazão: 330 l/min a 10 bar de contrapressão

  • Modelo: ZF S 5 – 680/7,43
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha a ré: 6,67

 Opcional 

  • Modelo: Allison MT 643 R automática
  • Acionamento: por meio de alavanca seletora
  • Marchas: 4
  • Relação de transmissão: i=3,58 / 2,09 / 1,39 / 1,00 / marcha a ré: 5,67
  • Conversor de torque: TC 370 – 2,43

  • Modelo: GMF 350 X
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=20,6:1

 Tensão nominal 

  • Tensão: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 75 A

 Bateria 

  • Capaciade/tensão: 135 Ah / 2 x 12 V

 Motor de partida 

  • Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL-3/8 D-6,5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro motriz 

  • Modelo: MB HL-4/060 D-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=5,857 (41:7) / 4,75 (38,8) / com caixa de mudança automática Allison MT 643 R: i=6,143 (43:7)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: opcional

  • Aros das rodas: 7,50 x 22,5 / 7,50 x 20 / 7,50 x 22,5
  • Pneumáticos: 275/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara) / 10.00 R 20 PR 16 (radial) / 11 – 22,5 PR 16 (diagonal, sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Longarinas – altura x largura / espessura: 255 mm x 74 mm / 7 mm
  • Material empregado: LNE 38

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de dois circuitos
  • Modelo: com tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total (eixo dianteiro/eixo traseiro/total): 2.129 cm² / 3.308 cm² / 5.437 cm²
  • Espessura da lona: 18 mm
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio Adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassi de ônibus, sem carroçaria com podesto e tanque de 210 litros cheio, sem motorista

  • Eixo dianteiro: 2780
  • Eixo traseiro: 2030
  • Total: 4810

Carga útil máxima com equipamento:

  • Eixo dianteiro: 3720
  • Eixo traseiro: 8470
  • Total: 12190

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 10500
  • Total: 17000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

  • Tanque de combustível, série/opcional: 210 / 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Filtro de óleo do motor: 1,3
  • Caixa de mudanças: 7,5
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 27

  • Distância entre eixos: 5250 / 5950
  • Comprimento total: 11069 / 11769
  • Largura: 2451
  • Bitola – eixo dianteiro: 1960
  • Bitola – eixo traseiro: 1842
  • Balanço dianteiro: 2275
  • Balanço traseiro: 3544
  • Vão livre dianteiro: 267
  • Vão livre traseiro: 234
  • Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,2
  • Ângulo de entrada: 12°30'
  • Ângulo de saída: 12°

 Caixa de mudanças: ZF S 5 – 680/7,43 

  • Eixo traseiro: MB HL-4/060 D-10
  • Pneus: 275/80 R 22,5 PR 16
  • Redução do eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
  • Velocidade máxima (km/h): 82
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 34

 Caixa de mudanças: ZF S 5 – 680/7,43 

  • Eixo traseiro: MB HL-4/060 D-10
  • Pneus: 275/80 R 22,5 PR 16
  • Redução do eixo traseiro: i=4,75 (38:8)
  • Velocidade máxima (km/h): 101
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 29

Caixa de mudanças: Allison MT 643 R

  • Eixo traseiro: MB HL-4/060 D-10
  • Pneus: 275/80 R 22,5 PR 16
  • Redução do eixo traseiro: i=6,143 (43:7)
  • Velocidade máxima (km/h): 82
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 43