Mercedes-Benz O-400RSE (354cv)

Mercedes-Benz O-400RSE

  • Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: De 1996 até 2004
  • Baumúster: 664231
  • Norma de emissões de gases: Euro 1 / Proconve P-3
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1996)

Tudo na Plataforma O-400 RSE foi desenvolvido para oferecer o máximo em segurança e conforto. A começar pela estrutura de tubos retangulares e chapas de aço, que formam um conjunto de grande resistência à flexão e à torção, com proteção contra agentes corrosivos.
Motor OM-447LA turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão), com 354 cv de potência a 2100 rpm e 158 mkgf de torque entre 1100 e 1600 rpm. Exclusiva curva de torque plana. O torque máximo se mantém constante entre 1100 e 1600 rpm. Isso permite que se obtenha maiores velocidades médias, com menor consumo de combustível, menos mudanças de marchas e melhor manutenção de velocidade em subidas, com mais comodidade para o condutor do veículo.
A Plataforma O-400 RSE vem equipada com o exclusivo freio-motor Top-Brake.
Opcionalmente, pode receber sistema de freio ABS/ASR e  retarder hidrodinâmico Voith com acionamento na coluna de direção.
Também na Plataforma O-400 RSE as principais peças são intercambiáveis com outras da mesma série, o que colabora com a racionalização na estocagem de peças com a padronização de frotas.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-447 LA
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, conforme NBR 5484 (fev/85): 260 kW (354cv) a 2100 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR 5484 (fev/85): 1550 Nm (158 mkgf) entre 1100 e 1600 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Diâmetro do pistão: 128 mm
  • Curso do pistão: 155 mm
  • Relação de compressão: 16,25:1
  • Consumo específico: 189 g/kWh a 1200 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch
  • Tipo: de êmbolos, em linha
  • Regulador: RQ
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de Injeção: 200+8 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr ou Wabco
  • Diâmetro dos cilindros: 90 mm
  • Curso do êmbolo: 46 mm
  • Cilindrada: 293 cm³
  • Velocidade angular: 2646 rpm
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: bloco: ar/cabeçote: água
  • Acionamento: por engrenagem
  • Vazão: 370 l/min. a 8 bar de contrapressão

  • Modelo: ZF S 6-1550/6,98
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,00 / marcha a ré: 6,43
  • Retarder (opcional): Voith (acionamento na coluna de direção)

  • Modelo: GMFZ 430
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8065
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=22,7:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 75 A; 28 V / 105 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 2x 135 Ah / 12 V

 Motor de partida 

  • Potência: 6,7 kW / 9,1 cv

  • Tipo: plataforma alongável autoportante

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO-4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HO-4/01 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=3,666 (44:12)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais e 1 transversal; e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais e 2 dispostas triangularmente; e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

  • Aros das rodas: 8,00 x 22 / 8,25 x 22,5
  • Pneumáticos: 11.00 R 22 PR 16 (radial) / 12 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara) / 295/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: Eixo dianteiro – 2.367 cm² / Eixo traseiro – 3.317 cm² / Total – 5.684 cm²
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Espessura da lona: 19 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
  • Atuação: rodas traseiras

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço

 Exclusivo freio-motor Top-brake 

  • Acionamento: eletropneumático, conjugado com freio-motor convencional

 ABS / ASR (Opcional) 

  • Tipo: sistemas antibloqueio de rodas e de regulagem antideslizante

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Plataforma alongável para ônibus rodoviário

  • Eixo dianteiro: 650
  • Eixo traseiro: 5230
  • Total: 5880
  • Carga útil máxima com equipamento: 10120

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível: 20 (somente para manobras) / 600 (Opcional)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/17
  • Filtro de óleo no motor: 3,5
  • Caixa de mudanças: 13
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
  • Direção hidráulica: 8,2
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 54

  • Distância entre-eixos: 2493
  • Comprimento total: 8078
  • Largura: 2500
  • Bitola – eixo dianteiro: 2005
  • Bitola – eixo traseiro: 1821
  • Balanço dianteiro: 2285
  • Balanço traseiro: 3300
  • Vão livre dianteiro: 232
  • Vão livre traseiro: 256
  • Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 22,13
  • Ângulo de entrada: 11°
  • Ângulo de saída: 10°

  • Caixa de mudanças: ZF S 6-1550/6,98
  • Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
  • Pneus: 11.00 R 22 PR 16 (i=3,666)
  • Velocidade máxima (km/h): 119
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%): 47
  • Capacidade máxima de subida com 18.000kg (%): 40