Mercedes-Benz O-500R 1830 (305cv)

Mercedes-Benz O-500R

  • Uso: Ônibus intermunicipal e rodoviário
  • Fabricação: 2ª versão – de 2006 até 2012
  • Baumúster: 382176 (intermunicipal) / 634001 (rodoviário)
  • Norma de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

Desenvolvido para aplicação rodoviária de curta distância e fretamento, o chassi O-500 R incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação.
O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 R é dimensionado para suportar 18,5 toneladas e ainda possibilita a alteração no entreeixo para alongamentos até 13,2 metros de comprimento total.
O motor eletrônico OM-926 LA apresenta 305 cv de potência e 1.200 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade.
Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-926 LA – Proconve P-5/Euro III
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 225 kW (305cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 1200 Nm (122 mkgf) de 1400 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 7.201 cm³
  • Consumo específico: 200 g/kWh (147 g/cvh) a 1500 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Tipo: dois cilindros
  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 1080 l/min a 10 bar com 2500 rpm

  • Modelo: ZF S 6-1550
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,00 / marcha a ré: 6,43

  • Modelo: MFZ 430
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8098 Servocom
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=26,1:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: (2x) 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capacidade/tensão: 2 x 135 Ah / 12 V

  • Tipo: longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VO 4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=3,666 (44:12)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 oblíquas e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadorasim

  • Aros das rodas: 8.25 – 22,5
  • Pneumáticos: 295/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 5.437 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio-motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho, conjugado com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com freio de serviço através de uma tecla no painel

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassi para ônibus

  • Eixo dianteiro: 1030
  • Eixo traseiro: 4580
  • Total: 5610

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 7000
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18500

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer variações conforme os opcionais.

  • Tanque de combustível (para transporte): 20
  • Óleo no cárter, máx./min.: 28/23
  • Caixa de mudanças: 13
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 37

  • (A) Distância entre-eixos: 3006 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis)
  • (B) Comprimento total: 8926
  • (C) Balanço dianteiro: 2570
  • (D) Balanço traseiro: 3350
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1824
  • (H) Largura: 2469
  • (I) Ângulo de entrada: 13°41'
  • (J) Ângulo de saída: 
  • (K) Altura livre do solo no eixo dianteiro: 209
  • (L) Altura livre do solo no eixo traseiro: 236
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado para entre-eixo de 7.050 mm, mØ24,5
  • Altura: 1772

  • Caixa de mudanças: ZF S 6-1550
  • Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
  • Redução (eixo traseiro): i=3,666 (44:12)
  • Pneus: 295/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) – (veículo em movimento): 39

  • Caixa de direção regulável
  • Caixa automática ZF 6HP592
  • Freio ABS
  • Redução do eixo traseiro i=3,917 (47:12)
  • Preparação para ar-condicionado com ou sem alternador 28 V/ 140 A
  • Retarder Voith R120
  • Rodas de alumínio 8.25 – 22,5

  • Motor OM-926 LA (305 cv a 2200 rpm/1.200 Nm de 1400 a 1600 rpm) – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%. Conjugado com o sistema borboleta, propicia maior segurança nas operações e aumenta a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Chassi quadro – constituído de perfis em aço estampados e perfis tubulares com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
  • Painel de instrumentos eletrônico – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão de óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Sistema pneumático – consagrada central APU com secagem do ar, que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.
  • Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento
    da potência do motor.
  • Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de
    altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
  • Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e sim ligado através de três
    coxins de borracha.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Limitador de velocidade a 120 km/h – proporciona maior segurança na operação.

Mercedes-Benz O-500R

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,80
  • Altitudes acima de 350m: 1,08

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)