Scania K380 6×2 Rodoviário – 3º eixo direcional (Série 5)

Scania K380 6x2

  • Uso: Ônibus rodoviário com 3º eixo direcional
  • Fabricação: De 2004 até 2012
  • Baumúster: Sem registro
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Scania (Novembro/2008)

Motor

DC12 17 380
Motor Diesel de 6 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro, sistema de injeção PDE, turbocompressor, intercooler. Cumpre com norma CONAMA P5 (nível de emissões EURO3).

  • Cilindrada: 11,7 dm³
  • Potência máxima (1900 rpm): 380 hp / 280 kW
  • Torque máximo (1100 / 1300 rpm): 194 kgfm / 1900 Nm
  • Potência freio aux. de escapamento (2300 rpm)311 hp / 229 kW
  • Piloto automático de velocidade
  • Filtro separador de água do combustível
  • Elemento de segurança do filtro
  • Ejetor de partículas do filtro de ar
  • Limitador de velocidade (80 km/h, 85 km/h, 100 km/h, 115 km/h) (Opcional)

 Sistema de arrefecimento 

  • Radiador com tanque de expansão, ventilador regulado por temperatura, controlado hidraulicamente
  • Tanque de expansão – traseiro

Transmissão

  • Caixa de mudanças: GR801 CS Sete velocidades à frente, sincronizadas, equipada com Comfort Shift e Retarder Scania.
  • Caixa de mudanças opcional: GR801R CS (com Retarder Scania e Comfort Shift)
  • Relação de redução:
    1ª – 9,15:1
    2ª – 6,32:1
    3ª – 3,75:1
    4ª – 2,44:1
    5ª – 1,68:1
    6ª – 1,25:1
    7ª – 1,00:1
    Marcha a ré – 8,21:1

 Controle da caixa de mudança 

  • Arrefecimento de óleo da caixa de mudanças
  • Optcruise (com EBS) (Opcional)
  • Proteção contra desgaste de embreagem (clutch wear protection) (Opcional)

 Diferencial 

  • Tipo: R660
  • Relação de redução: 3,07:1 / 2,92:1 (Opcional)

Suspensão

  • Suspensão a ar com duas câmaras na frente e quatro atrás
  • Suspensão reforçada
  • Transferência de carga (Opcional)

Obs.: A capacidade de carga em um determinado eixo pode ser reduzida em função da marca, modelo e dimensões dos pneus utilizados. Consulte o catálogo do fabricante de pneus correspondente.
 Suspensão dianteira 

  • A ar, com capacidade máxima do eixo dianteiro de 7.500 kg (AMA 860)
  • Barra estabilizadora frontal

 Suspensão traseira 

  • A ar, com capacidade máxima do eixo de 17.500 kg (ADA 1300 + ARA 860)
  • Barra estabilizadora traseira

 Controle da suspensão 

  • Controle Eletrônico (ELC)
  • Elevação e rebaixamento total (100 mm) (Opcional)
  • Proteção contra tombamento (overturn protection) (Opcional)

 Ajoelhamento (Opcional) 

  • Rebaixamento parcial – toda lateral
  • Rebaixamento parcial – toda frente

Chassis

  • Espessura do material: 8 mm

 Tanques combustível 

  • 30 litros – somente para transporte

 Climatização 

  • Polia extra (2 canais) 280 mm

 Equipamentos adicionais 

  • Saída do escapamento traseira
  • Kit de ferramentas
  • Válvula para instalação de calefação
  • Macaco para 10 ton

Rodas e Pneus

  • Rodas de aço 8,25 x 22,5
  • Rodas de alumínio polido 8,25 x 22,5 (Opcional)
  • Rodas de alumínio não polido 8,25 x 22,5 (Opcional)

Freios

Freios totalmente pneumáticos, de ação direta, com circuitos independentes para freios traseiros, dianteiros e de estacionamento.

  • Freios a tambor
  • Freio a disco (com EBS) (Opcional)
  • EBS (Opcional)
  • ESP (com freio a disco e EBS) (Opcional)

 Equipamentos adicionais 

  • Freio auxiliar de escapamento
  • Sistema pneumático com secador de ar
  • Ajuste de folga automático (freio a tambor)
  • Freio de aclive (Hill Hold) (Opcional)
  • Retarder hidráulico Scania (Opcional)
  • Controle do Retarder automático + manual (com EBS) (Opcional)
  • Bloqueio de saída com portas abertas (Opcional)
  • Indicador de desgaste (freio a disco) (Opcional)

Sistema elétrico

  • Tensão: 24 V
  • Alternadores: 100 + 100 A / 150 + 150 A (Opcional)
  • Bateria: 180 Ah / 225 Ah (Opcional)
  • Chave geral da bateria: No painel

 Unidade elétrica traseira 

  • Compartimento do motor contendo interruptores para parada, iluminação e seletor de partida traseiro ou frontal.

Área do motorista

 Direção 

  • Hidráulica com volante de 450 mm de diâmetro
  • Volante com ajuste pneumático (altura e inclinação)

 Instrumentos 

  • O painel de instrumentos possui controles e instrumentos combinados, indicador de temperatura do líquido de arrefecimento, indicador de nível de combustível, indicadores de pressão de freio (dianteiro e traseiro), velocímetro, tacômetro (faixa verde dinâmica), computador de bordo e display de diagnóstico.

 Computador de bordo 

  • Dados sobre a viagem (distância, velocidade, consumo médio e total e tempos de operação)
  • Indicador de manutenção futura
  • Dados instantâneos (consumo, pressão de óleo e freio, tensão de bateria)
  • Mensagens de alerta
  • Display de carga sobre os eixos (Opcional)
  • Tacógrafo 1 dia (km/h)
  • Tacógrafo 7 dias (km/h) (Opcional)
  • Display de temperatura interna (Opcional)

 Procedimento de partida 

  • Chave individual
  • Chave uniforme (Opcional)

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 3000 (apenas para transporte, módulos ajustáveis)
  • (A') Boggie traseiro: 1500
  • (B) Comprimento do chassi: 9835 / 10250
  • (C) Balanço dianteiro: 2500
  • (D) Balanço traseiro: 4335 / 4750
  • (G) Largura dianteira: 2400
  • (H) Largura traseira: 2400
  • (M) Ângulo máximo de giro: 32° – 52°
  • Altura do quadro dos chassis na posição do motorista (com 295/80 R22,5): 803