Volvo B9R 340/380

Volvo B9R

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: De 2008 até 2012
  • Baumúster: S5L5 (340) / S5L6 (380)
  • Nível de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volvo Buses (folheto PDF)

Volvo D9B. Motor diesel, vertical, traseiro, totalmente eletrônico, com injeção de combustível através de unidades injetoras independentes, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote, turboalimentado e intercooler, acelerador eletrônico “by wire” , sistema de diagnóstico de falhas , autoproteção contra superaquecimento. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase V (EURO III).
Motor D9B340

  • Potência: 255 kW (340cv) / 1900 rpm
  • Torque: 1632 Nm (166kgfm) / 1200 rpm

Motor D9B380 (Opcional)

  • Potência: 286 kW (380cv) / 1900 rpm
  • Torque: 1740 Nm (177kgfm) / 1200 rpm

* Potência e torque líquidos, medidos segundo normas NBR 5484 e ISO 1585.

 Caixa Eletrônica Volvo I-SHIFT
Modelo AT2412D, mecânica com controle eletrônico (a caixa realiza a troca de marchas automaticamente), 12 marchas (frente) e 4 marchas (ré). Sem pedal de embreagem. Auxílio arranque. Opcionais: retarder, alavanca profissional, função Kick Down, função Eco Roll.

  • Relações: 1ª marcha: 14,94:1 / Última marcha: 1,00:1

 Dianteiro 

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “I” . Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livre de manutenção.

 Traseiro 

  • Eixo RS1228B, simples redução. Relações de transmissão do eixo: 2,85:1 / 3,08:1 / 3,36:1. Rolamento de roda livre de manutenção.

  • ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450 mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

Freio VEB (Volvo Engine Brake): Sistema de freio motor Volvo que oferece potência máxima de frenagem 352cv (264kW) a 2400rpm.

Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

  • ABS (Anti-lock braking system – controle contra deslizamento)
  • ASR (Acceleration Slip Regulation – controle de tração)
  • Sensor de desgaste das pastilhas
  • Controle uniforme do desgaste das pastilhas
  • Aviso de alta temperatura nos freios e baixa performance
  • Informação da Autonomia das pastilhas
  • Frenagem combinada inteligente (VEB ou retarder (Opcional) + freio de serviço simultaneamente)
  • Função auxílio arranque (Opcional)
  • Função auxílio frenagem de emergência (Opcional)

Totalmente pneumática controlada eletronicamente, com câmaras de ar tipo fole (sistema eletrônico ECS). Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro no eixo traseiro. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível (80mm) para manobras. Função ajoelhamento da suspensão opcional.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus Electronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema
digital de transmissão de dados, com controle dos sistemas do ônibus, monitoramento e coordenação de todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo. Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Capacidade das baterias: 2 x 170 Ah
  • Alternador: 2 x 80 A

Computador de bordo, tacômetro, manômetro de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro, tacógrafo eletrônico semanal, liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão no turbo compressor. Indica funções da caixa, marcha selecionada, retarder e modo econômico/potência.

Funções disponíveis: diagnóstico de falhas, limitador de velocidade (informação), limitador de rotação do motor (informação), voltímetro, relógio, alarme, velocidade média, distância e tempo de viagem, medidor de consumo de combustível, identificador de frota, registros de dados do veículo, temperatura do óleo do motor.

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeração, aviso de alta temperatura no compartimento do motor, mau funcionamento do alternador, mau funcionamento do ABS, baixo nível do líquido de arrefecimento do motor, obstrução do filtro de ar, acionamento do sistema de pré-aquecimento de partida (quando instalado), nível do óleo hidráulico, filtro do óleo hidráulico, falha no ECS, baixa pressão de ar na suspensão, baixo desempenho dos freios, controle de tração.

 Capacidade técnica

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo de tração: 11500
  • Capacidade total: 18000

  • Pneus: 295/80R22,5
  • Rodas: 8,25 x 22,5

  • Óleo da caixa de direção: 4
  • Óleo da caixa AT2412C: 16
  • Óleo do Motor: 40
  • Óleo do eixo de tração: 21

  • Trip Manager
  • Fleet Manager
  • Tacógrafo eletrônico diário
  • Roda reserva
  • 2 alternadores de 110A
  • 2 baterias 225 Ah
  • Limitador de velocidade: 90km/h ou 100 km/h
  • Pré-aquecedor de partida
  • Rodas de Alumínio Polido
  • Filtron Ciklon
  • Retardador
  • Chave geral com corte de combustível
  • Chave geral com corte do motor
  • ESP – Eletronic Stability Control

 Com pneus 295/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 3250
  • (B) Comprimento total do chassi: 8959
  • (C) Balanço dianteiro: 2500
  • (D) Balanço traseiro: 3209

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2069
  • (F) Bitola traseira: 1831
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2364
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2463