Volvo B9 SALF 360

Volvo B9 SALF

  • Uso: Ônibus urbano articulado de piso baixo
  • Fabricação: De 2008 até 2012
  • Baumúster: S6S5
  • Nível de emissões dos gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volvo Buses (folheto PDF)

Volvo D9B. Motor diesel, vertical, posicionado no entre eixos, totalmente eletrônico, com injeção de combustível através de unidades injetoras independentes, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote, turboalimentado e intercooler, acelerador eletrônico “by wire”, sistema de diagnóstico de falhas, autoproteção contra superaquecimento. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase V (EURO III).
Motor D9B360

  • Potência: 264 kW (360cv) / 1900 rpm
  • Torque: 1600 Nm (163kgfm) / 1200 rpm

* Potência e torque líquidos, medidos segundo normas NBR 5484 e ISO 1585.

 Caixa ZF 6HP604C
Automática, com conversor de torque, 6 marchas totalmente sincronizadas, retardador incorporado. Neutro durante as paradas (Sistema NBS).

  • Relações: 1ª marcha: 6,27:1 / 6ª marcha: 0,59:1

 Caixa Voith Diwa 864.5 E  (Opcional)
Automática, com conversor de torque, 4 marchas totalmente sincronizadas, retardador incorporado. Neutro durante as paradas (Sistema ANS).

  • Relações: 1ª marcha: 5,1:1 / 4ª marcha: 0,73:1

 Dianteiro 

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “I” . Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livre de manutenção.

 Tração 

  • Eixo ZF AV132, redução simples. Relação de transmissão do eixo: 6,21:1 ou opcional de 5,74:1.

  • ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 500mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

  • ABS (Anti-lock braking system – controle contra deslizamento)
  • ASR (Acceleration Slip Regulation – controle de tração)
  • Sensor de desgaste das pastilhas
  • Controle uniforme do desgaste das pastilhas
  • Aviso de alta temperatura nos freios
  • Sistema Door Brake
  • Frenagem combinada inteligente (retarder + freio de serviço simultaneamente)

Totalmente pneumática controlada eletronicamente, com câmaras de ar tipo fole (Sistema Eletrônico ECS). Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro nos demais eixos. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível (80mm) para manobras.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus Electronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema digital de transmissão de dados, com controle dos sistemas do ônibus, monitoramento e coordenação de todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo.Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Capacidade das baterias: 2 x 170 Ah
  • Alternador: 2 x 80 A

Computador de bordo, tacômetro, medidor da pressão de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro, tacógrafo eletrônico diário (dois motoristas), liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão no turbo compressor, manômetro de óleo do motor.

Funções disponíveis: diagnóstico de falhas, limitador de velocidade (informação), limitador de rotação do motor (informação), voltímetro, relógio, alarme, velocidade média, distância e tempo de viagem, medidor de consumo de combustível, identificador de frota, registros de dados do veículo, temperatura do óleo do motor, temperatura interna e externa (Opcional).

Luzes de baixa pressão, baixo nível e alta temperatura do óleo do motor; baixo nível e alta temperatura do líquido de arrefecimento; falhas e paradas no motor, alta pressão no cárter, baixa pressão de ar e baixo nível de óleo na caixa de câmbio; alta temperatura do óleo e falhas na caixa de câmbio; obstrução do filtro de ar, aviso de ângulo excessivo na rótula durante a marcha ré, freio de estacionamento e suspensão pneumática acionados, alarme de incêndio, obstrução de filtro de combustível, controle de tração.

 Peso do chassi – valores aproximados

  • Total: 7100 kgf

Conforme NBR 6070. O peso do chassi inclui especificação básica, líquidos de arrefecimento, lubrificantes e tanque de combustível com 90% da capacidade.

 Capacidade dos eixos

  • Eixo dianteiro: 7500
  • Eixo de tração: 11500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 30500

  • Pneus: 295/80R22,5
  • Rodas: 8,25 x 22,5

  • Óleo da caixa de direção: 6
  • Óleo da caixa ZF 6HP604 C: 24
  • Óleo da caixa Voith D864.5E: 26
  • Óleo do Motor: 40
  • Óleo do eixo de tração: 16

  • Trip Manager
  • Volvo Mobility System (ITS4 Mobility)
  • Tacógrafo semanal
  • Roda reserva
  • 2 alternadores de 110A
  • 3 alternadores de 110A
  • 2 baterias 225 Ah
  • Pré-aquecedor de partida

 Com pneus 295/80R22,5
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 5000
  • (B) Comprimento total do chassi: 15685
  • (C) Balanço dianteiro: 2085
  • (D) Balanço traseiro: 1000
  • Distância entre eixo de tração e centro da rótula: 2000
  • Distância entre centro da rótula e eixo do trailer: 5600

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2068
  • (F) Bitola traseira: 1843
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2500
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2523