Volvo B12R 380/420

Volvo B12R

Volvo B12R

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: De 2003 até 2011
  • Baumúster: R2J6 (380) / R2J7 (420)
  • Nível de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Volvo Buses ()

Volvo D12D. Motor diesel, vertical, traseiro, totalmente eletrônico, com injeção de combustível através de unidades injetoras independentes, 6 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, comando de válvulas no cabeçote, turboalimentado e intercooler, acelerador eletrônico “by wire” , sistema de diagnóstico de falhas , autoproteção cont ra superaquecimento. Nível de emissões de acordo com a regulamentação CONAMA Fase V (EURO III).
Motor D12D380

  • Potência: 279 kW (380cv) / 1450-1800 rpm
  • Torque: 1850 Nm (189kgfm) / 1020-1200 rpm

Motor D12D420

  • Potência: 309 kW (420cv) / 1600-1800 rpm
  • Torque: 2000 Nm (204kgfm) / 1050-1450 rpm

* Potência e torque líquidos, medidos segundo normas NBR 5484 e ISO 1585.

 Caixa Eletrônica Volvo I-SHIFT
Modelo AT2412D, mecânica com controle eletrônico (a caixa realiza a troca de marchas automaticamente), 12 marchas (frente) e 4 marchas (atrás). Sem pedal de embreagem. Auxílio arranque. Opcionais: retarder, alavanca profissional, função Kick Down, função Eco Roll.

  • Relações: 1ª marcha: 14,94:1 / Última marcha: 1,00:1

 Eixo Dianteiro 

  • Eixo rígido em aço especial com perfil “I” , 4 amortecedores. Forjado e tratado termicamente. Rolamento de roda livre de manutenção.

 Eixo de Tração 

  • Eixo RS1228B, simples redução. Relações de transmissão do eixo: 2,64:1 ou 2,85:1. Rolamentos de roda livre de manutenção.

  • ZF8098, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes. Volante com 450 mm de diâmetro, regulável em ângulo e altura.

  • Freio VEB (Volvo Engine Brake): Composto por freio de compressão Volvo (VCB) e regulador de pressão de exaustão (EPG). Potência máxima de frenagem 390 cv.
  • Sistema Volvo de freios a disco em todos os eixos (EBS5 – Electronic Braking System). Principais características do EBS5:

     

     

     

     

    • ABS (Anti-lock braking system – controle contra deslizamento).
    • ASR (Acceleration Slip Regulation – controle de tração).
    • Sensor de desgaste das pastilhas.
    • Controle uniforme do desgaste das pastilhas.
    • Aviso de alta temperatura nos freios.
    • Frenagem combinada inteligente (retarder (Opcional) / VEB + freio de serviço simultaneamente).
    • Autonomia das pastilhas.
    • ESP – Eletronic Stability Program (Opcional).
    • Função auxílio arranque (Opcional).
    • Função auxílio frenagem de emergência (Opcional).

  • Totalmente pneumática controlada eletronicamente, com câmaras de ar tipo fole (sistema eletrônico ECS). Dois foles de ar no eixo dianteiro e quatro no eixo traseiro. Amortecedores de dupla ação. Barras estabilizadoras e de reação. Regulagem de nível para manobras.

Equipado com sistema Volvo BEA2 (Bus electronic Architecture), sistema eletrônico Multiplex 2 – sistema digital de transmissão de dados, com controle dos sistemas do ônibus, monitoramento e coordenação de
todos os dispositivos controlados pelas unidades eletrônicas. Multiplex 2 também proporciona diagnósticos de falhas e dados sobre a operação do veículo. Possui as funções de luzes externas integradas ao Multiplex do chassi.

  • Número de baterias: 2
  • Voltagem: 24 V
  • Capacidade das baterias: 170 Ah
  • Alternador: 2 x 80 A

Computador de bordo, tacômetro, manômetros de ar dos freios, controle de intensidade e tipo de iluminação do painel, velocímetro, tacógrafo eletrônico semanal, liberação do freio de estacionamento, indicador do nível de combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e pressão no turbo compressor. Indica funções da caixa, marcha selecionada, retarder e modo econômico/potência.

Funções disponíveis: diagnóstico de falhas, limitador de velocidade (informação), limitador de rotação do motor (informação), voltímetro, relógio e alarme, velocidade média, distância e tempo de viagem, medidor de consumo de combustível, identificador de frota, registros de dados do veículo, temperatura do óleo do motor.

Luzes de baixa pressão do óleo do motor, baixa pressão de ar do freio de serviço, sobreaquecimento do sistema de refrigeração, aviso de alta temperatura no compartimento do motor, funcionamento do alternador, funcionamento do ABS, baixo nível do líquido de arrefecimento do motor, obstrução do filtro de ar, acionamento do sistema de pré-aquecimento de partida (quando instalado), nível do óleo hidráulico, filtro do óleo hidráulico, falha no ECS, baixa pressão de ar na suspensão, baixo desempenho dos freios, controle de tração.

 Capacidade técnica

  • Eixo dianteiro: 7500
  • Eixo de tração: 12000
  • Terceiro eixo: 5300
  • Capacidade total: 24800

  • Pneus: 295/80R22,5 / 315/80R22,5 (Opcional) / 385/65R22,5 (Opcional)
  • Rodas: 8,25 x 22,5 / 9,00 x 22,5 (Opcional) / 11,75 x 22,5 (Opcional)

  • Óleo da caixa de direção: 6
  • Óleo da caixa AT2412C: 14,5
  • Óleo do Motor: 33
  • Óleo do eixo de tração: 21

  • Trip Manager
  • Posto do motorista rebaixado (Low driver)
  • Retardador hidrodinâmico VOITH
  • Tacógrafo diário
  • Baterias 225 Ah
  • 2 alternadores de 110A
  • Rodas de alumínio
  • Roda e pneu reservas
  • Pré-aquecedor de partida
  • Limitador de velocidade: 80km, 90km/h e 100km/h
  • Filtro Ciklon
  • ESP – Eletronic Stability Control

 Comprimentos (Normal) com pneus 295/80R22,5

  • (A) Distância entre-eixos: 4000
  • (B) Comprimento total do chassi: 10016
  • (C) Balanço dianteiro: 2009
  • (D) Balanço traseiro: 2607
  • (E) Bitola dianteira: 2068
  • (F) Bitola traseira: 1834
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2487
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2469
  • Distância entre eixo de tração e terceiro eixo: 1400

 Comprimentos (Low Driver) com pneus 295/80R22,5

  • (A) Distância entre-eixos: 4000
  • (B) Comprimento total do chassi: 10327
  • (C) Balanço dianteiro: 2320
  • (D) Balanço traseiro: 2607
  • (E) Bitola dianteira: 2068
  • (F) Bitola traseira: 1834
  • (G) Largura total (rodas dianteiras): 2487
  • (H) Largura total (rodas traseiras): 2469
  • Distância entre eixo de tração e terceiro eixo: 1400