Volvo B10M 310 Rodoviário 4×2

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Volvo (folheto JPG – 1988) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Diesel, 6 cilindros em linha turboalimentado, com intercooler. Ventilador termocontrolado por embreagem viscosa (Opcional).
Volvo THD 101 KC

  • Potência: 228 kW (310cv) / 37 rps (2200 rpm)
  • Torque: 1240 Nm (126,4kgfm) / 23 rps (1400 rpm)

* Potência e torque líquidos, segundo normas DIN 70020, ISO 1585.

ZF S 6-90. Manual, totalmente sincronizada, com 6 marchas a frente e 1 à ré.

  • Relações de transmissão: 6,98:1 a 1,00:1

KF 214 H. Disco duplo de fricção a seco, servoassistida hidropneumaticamente, resultando em menor esforço para o acionamento do pedal.

  • Área de friccção: 2656 cm²

 Dianteiro 

  • Eixo rígido de aço especial em perfil "l" forjado e tratado termicamente.
  • Cubos lubrificados a óleo, com visor de nível.

 Traseiro 

  • Volvo EV 80. Simples redução, coroa e pinhão hipóides.
  • Relação de redução: 3,78:1
  • Relação de redução opcional: 4,30:1

Hidráulica, do tipo esferas recirculantes e com amortecedor de direção. O volante é ajustável quanto à inclinação (5 posições) e quanto à altura.

  • Inclinação máxima do volante: 27°
  • Curso de regulagem de altura do volante: 120 mm
  • Ângulo máximo de abertura na roda interna dianteira com pneus 11.00 x 22'': 50°

Totalmente a ar comprimido com 3 circuitos independentes: eixo dianteiro, eixos traseiros e freio de estacionamento. Os condutos de ar são flexíveis. Os tambores do freio traseiro possuem aba de arrefecimento.
Opcionais: Ajuste automático das lonas de freio, secador de ar e válvula de drenagem automática para o tanque úmido.
Freio motor: Corta a injeção de combustível quando acionado. Comando eletropneumático por meio de válvula de pé. Opcional: atuação elétrica no 1º estágio do pedal do freio de serviço.

  • Área de frenagem: dianteiro 2114cm² / traseiro 3607cm² / total 5721cm²
  • Largura das lonas: dianteiro 152,4mm (6'') / traseiro 254,0mm (10'')

Totalmente pneumática, com câmaras de ar do tipo fole, posicionadas na lateral externa das longarinas, para maior estabilidade. Amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito. Regulagem automática de nível. Opcional: regulagem manual de nível para mais 45mm de altura. Barras estabilizadoras e de reação para os eixos dianteiro e traseiro.

  • Câmaras de ar: dianteiro: 2 / traseiro: 4
  • Amortecedores: dianteiro: 2 / traseiro: 4
  • Válvulas de nível: dianteiro: 1 / traseiro: 2
  • Barras de reação: dianteiro: 5 / traseiro: 4

Central elétrica tipo circuito impresso, móvel, para facilitar o encarroçamento. Relés intercambiáveis e fusíveis de 8A. Duas baterias de 12V com capacidade de 135 Ah. Alternador de 45 A com regulador de tensão eletrônico incorporado. Opcional: 2 alternadores de 45 A.

Longarinas em perfil "U" prensadas e soldadas a travessas de perfil retangular. As longarinas possuem reforço entre as abas, nas regiões do eixo dianteiro, traseiro e da suspensão do motor.

  • Espessura das longarinas: 6,35mm
  • Espessura do reforço entre as abas: 4 – 6mm
  • Espessura das travessas: 3,6 – 6mm

 Este veículo está em conformidade com o PROCONVE – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Resolução Conama Nº 18/86). 

  • Eixo dianteiro7000
  • Eixo de traseiro10000
  • Total17000

  • (A) Distância entre-eixos7000
  • (C) Balanço dianteiro: 1850

Velocidade máxima a 37 rps (2200 rpm):

  • Redução 3,78:1: 122 km/h
  • Redução 4,30:1: 107 km/h

Capacidade de subida em rampa, com 1700 kg brutos:

  • Redução 3,78:1: 29 %
  • Redução 4,30:1: 34 %