Volvo B58 224 (Versão 1988)

Volvo B58 224

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Volvo do Brasil – Motores e Veículos S.A. (folheto JPG – 1988) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Diesel, horizontal, posicionado entre-eixos, 4 tempos, 6 cilindros em linha, injeção direta, válvulas no cabeçote, turboalimentado
Motor Volvo THD 101 GB

  • Potência: 165 kW (224cv)
  • Potência máxima em: 37 rps (2200 rpm)
  • Torque: 800 Nm (82kgfm)
  • Torque máximo em: 23 rps (1400 rpm)

* Potência e torque líquidos, segundo norma NBR 5484.

  • Diâmetro dos cilindros: 120,65 mm
  • Curso dos pistões: 140 mm
  • Cilindrada: 9,6 dm³
  • Taxa de compressão: 15:1
  • Faixa econômica: 1200-1800 rpm

Camisas úmidas e substituíveis. Cabeçotes individuais e intercambiáveis.
Lubrificação sob pressão através de 3 bombas de engrenagens, acionadas por engrenagens de distribuição. Cárter seco, com tanque de óleo separado. Dois filtros substituíveis: um de papel tipo fluxo total e outro tipo "by-pass" para micro filtragem.

Embreagem

KF 116 B – Servoassistida hidropneumaticamente. Disco simples de fricção a seco.

  • Diâmetro do disco: 419 mm (16½'')
  • Área de fricção: 2010 cm³
  • Força de placa: 20400 N

ZF S 6-90 – Manual, totalmente sincronizada, com 6 marchas à frente e uma à ré.

  • Relação de transmissão:
    1ª – 6,98:1
    2ª – 4,06:1
    3ª – 2,74:1
    4ª – 1,89:1
    5ª – 1,31:1
    6ª – 1,00:1
    Ré – 6,43:1

 Dianteiro 

  • Eixo rígido de aço especial em perfil “l” , forjado e tratado termicamente.

 Traseiro 

  • Volvo RAEV 80 – Simples redução. Coroa e pinhão com engrenamento hipóide.
  • Relação de transmissão: 4,87:1 / 4,30:1 (Opcional)

  • ZF, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes
  • Nº de voltas de batente a batente: 5
  • Diâmetro do volante: 500 mm
  • Inclinação do volante com a horizontal: 13°
  • Abertura da roda dianteira, pneus 11,00×22'': 46°

Totalmente a ar comprimido com 3 circuitos independentes: eixo dianteiro, eixo de traseiro e freio de estacionamento. Os condutos de ar são flexíveis de alta resistência (pressão de teste 100 kgf/cm²). Ajuste automático das lonas de freio. Válvula de drenagem automática para o tanque úmido (Opcional)

  • Pressão de trabalho: 7,0 – 9,0 bar (kgf/cm²)
  • Capacidade do compressor a 33 rps (2000 rpm) e pressão de 7,0 bar (kgf/cm²): 290 dm³/min

 Área de frenagem 

  • Eixo dianteiro: 2285 cm²
  • Eixo de traseiro: 3050 cm²
  • Total: 5335 cm²

 Freio de estacionamento 

  • De molas acumuladoras, atuando nas rodas traseiras. Comando pneumático através de válvula situada no painel de instrumentos

 Freio motor 

  • Comandado eletropneumaticamente por válvula de pé. Atuação elétrica através de 1º estágio do pedal do freio de serviço (Opcional)

Quadro do chassi

Longarinas de perfil "U" prensado, com uma travessa central tubular soldada às longarinas e travessas de fixação da carroceria integradas ao quadro do chassi.

  • Largura do quadro: 970 mm
  • Altura da alma entre-eixos: 240 mm
  • Largura da aba (constante): 80 mm
  • Espessura do material: 6,35 mm

Pneumática com elementos de ligação elásticos de reduzido número de folhas e amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito. Regulagem automática de nível, barra estabilizadora no eixo dianteiro e barras de torção no eixo de traseiro.

  • Câmaras de ar: dianteira: 2 / traseira: 4
  • Amortecedores: dianteira: 2 / traseira: 4
  • Válvulas de nível: dianteira: 1 / traseira: 2
  • Número de folhas: dianteira: 5 / traseira: 6

Rodas raiadas. Rodas disco para pneus com ou sem câmara. Aro e pneu sobressalentes

  • Roda raiada: aro: 8.00×22'' / pneu: 11.00×22''
  • Roda raiada opcional: aro: 8.00×22'' / pneu: 11.00R22''
  • Roda disco: aro: 8.00×22'' / pneu: 11.00R22''
  • Roda disco opcional: aro: 8.25×22,5'' / pneu: 12.00R22,5''

Velocímetro com ou sem tacógrafo (Opcional), tacômetro, manômetro dos freios, indicadores da temperatura do líquido de arrefecimento e do nível de combustível. Comando de parada do motor, bloqueio do acelerador, reostato, chave geral automática conjugada com o comando de parada do motor, atuada pela chave de partida (Opcional), válvula de enchimento dos pneus / liberação do freio de estacionamento. Local para instrumento extra.
Luzes de aviso: nível do óleo lubrificante, pressão do óleo lubrificante, temperatura do líquido de arrefecimento, pressão de ar dos freios, freio de estacionamento, carga nas baterias, luz alta, marcha a ré, indicadores de direção, portas abertas, bagageiros abertos, pedido de parada, alarme sonoro com luz piloto geral.

Central elétrica de circuito impresso, com relés intercambiáveis e todos os fusíveis padronizados em 8 ampéres.

  • Número de baterias: 2 de 12 V, em série
  • Tensão: 24 V
  • Capacidade das baterias:  135 Ah
  • Alternador (2 opcionalmente): 45 A / 1,26 kW
  • Motor de partida:  5,5 kW

  • Tanque de combustível: 300,0
  • Tanque de óleo lubrificante: 28,0
  • Sistema de arrefecimento: 46,0
  • Caixa de mudanças: 13,0
  • Eixo dianteiro: 0,6
  • Eixo traseiro: 9,5
  • Sistema de direção: 6,0
  • Tanques de ar (2 bipartidos: 25+30): 110,0 dm³

Desempenho

 Velocidades máximas a 37 rps (2200 rpm), com pneus 11,00×22'' 

  • Marchas / redução 4:87:1: 1ª – 13 km/h, 2ª – 23 km/h, 3ª – 34 km/h, 4ª – 50 km/h, 5ª – 72 km/h, 6ª – 94 km/h
  • Marchas / redução 4:30:1: 1ª – 15 km/h, 2ª – 26 km/h, 3ª – 39 km/h, 4ª – 56 km/h, 5ª – 81 km/h, 6ª – 106 km/h

 Capacidade de subida em rampa à marcha mais baixa com pneus 11,00×22'' 

  • Peso bruto total: 16500kg
  • Redução 4:87:1: 25 %
  • Redução 4:30:1: 22 %

 Peso do chassi – incluem motor THD 101 GB, caixa de mudanças ZF S 6-90, suspensão pneumática, tanque para 300 litros de combustível, líquido de arrefecimento, lubrificante, combustível, jogo completo de pneus 11,00×22'' com roda raiada 

  • Eixo dianteiro: 2820
  • Eixo de tração: 2480
  • Total: 5300

 Modificações de peso 

  • Rodas disco 8.25×22,5'': eixo dianteiro: +6 / eixo traseiro: -92 / Total -86
  • Ferramentas: +15

 Peso bruto máximo projetado 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo de tração: 10000
  • Total: 16500

 Com pneus 11.00×22'' 
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 6000
  • (B) Comprimento total: 10100
  • (C) Balanço dianteiro: 2450
  • (D) Balanço traseiro: 1650
  • (M) Raio de giro (roda externa dianteira): 11028

Alturas

  • Altura da aba superior da longarina ao solo, sobre o eixo dianteiro: 848
  • Altura da aba superior da longarina ao solo, sobre o eixo traseiro: 921
  • (I) Ângulo de entrada:

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2006 (rodas disco) / 2042 (rodas raiadas)
  • (F) Bitola traseira: 1816 (rodas disco) / 1802 (rodas raiadas)
  • (G) Largura total, rodas dianteiras: 2438 (rodas disco) / 2404 (rodas raiadas)
  • (H) Largura total, rodas traseiras: 2458 (rodas disco) / 2470 (rodas raiadas)