Volvo B58 250 Rodoviário 4×2 (1980)

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Volvo do Brasil – Motores e Veículos S.A. (folheto JPG – 1980) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Diesel, quatro tempos, injeção direta, válvulas no cabeçote, turboalimentado
Motor Volvo THD 100 D

  • Potência DIN: 185 kW (250cv) / 37 rps (2200 rpm)
  • Momento de força máximo (torque): 905 Nm (92kgfm) / 23 rps (1400 rpm)

* Potência e torque líquidos, segundo norma NBR 5484.

  • Cilindros: 6, em linha
  • Diâmetro dos cilindros: 120,65 mm
  • Curso dos pistões: 140 mm
  • Cilindrada: 9,6 dm³
  • Relação de compressão: 15:1
  • Pressão de injeção: abertura do bico injetor a 175 bar (kgf/cm²)
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Filtro de ar: de papel, com tomada de ar frontal

 Sistema de lubrificação 
Cárter seco, com tanque de óleo separado. Lubrificação sob pressão, através de bomba de engrenagens acionada pelas engrenagens de distribuição. Dois filtros de papel, substituíveis, tipo fluxo total.

 Sistema de arrefecimento 
A água, sob pressão, com radiador frontal, tanque de expansão e termostatos. Bomba d'água centrífuga acionada pelas engrenagens de distribuição. Ventilador do radiador controlado termostaticamente.

 Camisa dos cilindros 
Úmidas e substituíveis

 Sistema de injeção 
Bomba injetora Bosch, em linha, com regulador de velocidade centrífugo, operando em todas as rotações. Dois filtros de combustível, de papel, substituíveis.

Embreagem

  • Tipo: monodisco a seco
  • Diâmetro: 420 mm (16,5 polegadas)

Manuais, totalmente sincronizadas.

  • Modelo de série: ZF S6-80, com 6 marchas à frente e 1 à ré
  • Relação de transmissão:
    1ª – 9,00:1
    2ª – 5,18:1
    3ª – 3,14:1
    4ª – 1,93:1
    5ª – 1,34:1
    6ª – 1,00:1
    Ré – 8,45:1
  • Modelo opcional: ZF S6-80 SPLIT, com 6 marchas à frente + 6 desmultiplicadas (cada marcha possui uma posição alta e baixa)
  • Relação de transmissão (Baixa – L / Alta – H):
    1ª – 9,00:1 / 7,52:1
    2ª – 5,18:1 / 4:33:1
    3ª – 3,14:1 / 2,62:1
    4ª – 2,08:1 / 1,73:1
    5ª – 1,44:1 / 1,20:1
    6ª – 1,00:1 / 0,83:1
    Ré – 8,45:1 / 7,05:1

 Dianteiro 

  • Eixo rígido de aço especial em perfil “l” , forjado e tratado termicamente.

 Traseiro 

  • Volvo EV 80 – Simples redução, engrenagens hipóides.
  • Redução: 4,30:1 (ZF S6-80) / 5,43:1 (ZF S6-80 SPLIT)

  • ZF, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes
  • Nº de voltas de batente a batente: 5
  • Diâmetro do volante: 500 mm
  • Inclinação do volante com a horizontal: 13°
  • Ângulo máximo de abertura na roda interna dianteira, com pneus 11,00×22'': 46°

Totalmente a ar comprimido com 3 circuitos independentes: eixo dianteiro, eixo de traseiro e freio de estacionamento.

  • Pressão de trabalho: 6,5 – 7,9 bar (kgf/cm²)
  • Capacidade do compressor a 33 rps (2000 rpm) e pressão de 7,0 bar (kgf/cm²): 290 dm³/min
  • Capacidade dos tanques de ar: 2 tanques com divisão (25+30) = 110 dm³ 

 Freio de serviço 

  • Circuitos independentes atuando nos eixos dianteiro e traseiro

 Área de frenagem 

  • Eixo dianteiro: 2145 cm²
  • Eixo de traseiro: 2865 cm²
  • Total: 5010 cm²

 Freio de estacionamento 

  • Aplicado por meio de mola acumuladora e desaplicado por pressão de ar, atuando no eixo traseiro. Comando pneumático através de alavanca situada no painel de instrumentos

 Freio motor 

  • Acionado pneumaticamente através de válvula de pé.

Quadro do chassi

Longarinas e travessas em perfil "U" prensado. Travessas de fixação da carroceria integradas no quadro do chassi.

  • Largura do quadro: 970 mm
  • Altura da alma entre-eixos: 240 mm
  • Largura da aba (constante): 80 mm
  • Espessura (constante): 6,35 mm

Pneumática, com elementos de ligação elásticos de reduzido número de folhas, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito. Regulagem automática de nível, estabilizadores nos eixos dianteiro e traseiro.

  • Câmaras (ou foles de ar): dianteira: 2 / traseira: 4
  • Amortecedores: dianteira: 2 / traseira: 4
  • Válvulas de nível: dianteira: 1 / traseira: 2
  • Elementos de ligação elásticos (Número de folhas): dianteira: 5 / traseira: 6

OPCIONAL: Feixes de molas semi-elípticas, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito, batentes de borracha, estabilizadores nos eixos dianteiro e traseiro.

  • Comprimento das molas: dianteira: 1600 mm / traseira: 1600 mm
  • Número de folhas: dianteira: 13 / traseira: 15
  • Batentes de borracha: dianteira: 2 / traseira: 4
  • Amortecedores: dianteira: 2 / traseira: 2

Rodas raiadas, eixo traseiro de rodado duplo. Aro sobressalente.

  • Dimensão do aro: 8.00×22''
  • Pneus: 11.00×22'' (16 lonas)

Velocímetro com tacógrafo, tacômetro, manômetros de pressão do ar (um para cada circuito), termômetro da temperatura do líquido de arrefecimento, indicador do nível de combustível.
Luzes de aviso para: indicadores de direção, faróis, "cigarra", porta, porta dos bagageiros, pressão de ar dos freios, temperatura do líquido de arrefecimento, nível do óleo lubrificante, descarga da bateria, pressão do óleo lubrificante, nível do líquido de arrefecimento, freio de estacionamento, lâmpadas de reserva. Luz piloto geral. Botão de parada do motor e botão de teste das luzes de aviso. Chave de partida.

  • Número de baterias: 2 de 12 V, em série
  • Tensão: 24 V
  • Capacidade:  130 Ah
  • Alternador: 28V/2 x 35A / 1,96 kW
  • Motor de partida:  5,5 kW / 7,3 cv / 24 V

  • Tanque de combustível: 300
  • Tanque de óleo lubrificante: 25
  • Caixa de mudanças: 13 (ZF S6-80) / 15 (ZF S6-80 SPLIT)
  • Diferencial: 9,5
  • Sistema de arrefecimento: 46
  • Sistema de direção: 6

Desempenho

 Velocidades máximas a 37 rps (2200 rpm), com pneus 11,00×22'' 

  • Marchas / caixa ZF S6-80: 1ª – 12 km/h, 2ª – 21 km/h, 3ª – 34 km/h, 4ª – 55 km/h, 5ª – 79 km/h, 6ª – 106 km/h
  • Marchas / caixa ZF S6-80 SPLIT (L): 1ª – 9 km/h, 2ª – 16 km/h, 3ª – 27 km/h, 4ª – 40 km/h, 5ª – 58 km/h, 6ª – 84 km/h
  • Marchas / caixa ZF S6-80 SPLIT (H): 1ª – 11 km/h, 2ª – 19 km/h, 3ª – 32 km/h, 4ª – 49 km/h, 5ª – 70 km/h, 6ª – 101 km/h

 Capacidade de subida de rampa à marcha mais baixa com 16500kg 

  • Caixa ZF S6-80: 32 %
  • Caixa ZF S6-80 SPLIT: 41 %

 Peso do chassi – incluem motor THD 100 D, caixa de mudanças ZF S 6-80, suspensão a ar, tanque de combustível para 300 litros, água, óleo combustível, macaco, jogo completo de pneus com aro sobressalente 

  • Eixo dianteiro: 2790 (comprimento 9300 mm) / 3150 (comprimento 10400 mm)
  • Eixo de traseiro: 2560 (comprimento 9300 mm) / 2520 (comprimento 10400 mm)
  • Total: 5350 (comprimento 9300 mm) / 5670 (comprimento 10400 mm)

 Modificações de peso 

  • Suspensão a molas: eixo dianteiro: +70 / eixo traseiro: -130 / Total -60
  • Caixa ZF S6-80 SPLIT: eixo dianteiro: +30 / eixo traseiro: +30 / Total +60

 Peso bruto máximo projetado 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo de tração: 10000
  • Total: 16500

 Com pneus 11.00×22'' 
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 6000 / 6500
  • (B) Comprimento total: 9300 / 10400
  • (C) Balanço dianteiro: 1850 / 2450
  • (D) Balanço traseiro: 1450
  • (M) Raio de giro (roda externa dianteira): 10300 / 11010

Alturas (com suspensão a ar)

  • Altura da aba superior da longarina ao solo, sobre o eixo dianteiro: 848
  • Altura da aba superior da longarina ao solo, sobre o eixo traseiro: 921
  • (I) Ângulo de entrada – com balanço dianteiro de 1850 mm: 12º
  • (I) Ângulo de entrada – com balanço dianteiro de 2450 mm:

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2042
  • (F) Bitola traseira: 1820
  • (G) Largura total sobre rodas dianteiras: 2404
  • (H) Largura total sobre rodas traseiras: 2470