Volvo B58 250 Rodoviário 4×2 (1983)

Volvo B58 250 Rodoviário

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Volvo do Brasil – Motores e Veículos S.A. (folheto JPG – 1983) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Diesel, quatro tempos, injeção direta, válvulas no cabeçote e turboalimentado
Motor Volvo THD 100 D

  • Potência – DIN: 185 kW (250cv) / 37 rps (2200 rpm)
  • Torque – DIN: 905 Nm (92kgfm) / 23 rps (1400 rpm)
  • Cilindros: 6, em linha
  • Diâmetro dos cilindros: 120,65 mm
  • Curso dos pistões: 140 mm
  • Cilindrada: 9,6 dm³
  • Relação de compressão: 15:1
  • Faixa econômica: 1200 a 1900 rpm
  • Filtro de ar: de papel, com tomada de ar frontal

 Sistema de lubrificação 
Cárter seco, com tanque de óleo separado. Lubrificação sob pressão, através de bomba de engrenagens acionada pelas engrenagens de distribuição. Dois filtros de papel, substituíveis, tipo fluxo total.

 Sistema de arrefecimento 
A água, sob pressão, com radiador frontal, tanque de expansão e termostatos. Bomba d'água centrífuga acionada pelas engrenagens de distribuição. Ventilador do radiador controlado termostaticamente (Opcional).

 Camisa dos cilindros 
Úmidas e substituíveis. Cabeçotes individuais intercambiáveis.

 Sistema de injeção 
Bomba injetora Bosch, em linha, com regulador de velocidade centrífugo, operando em todas as rotações. Dois filtros de combustível, de papel, substituíveis.

Embreagem

  • KF 116B – servoassistida, hidropneumaticamente, com disco simples de fricção a seco
  • Diâmetro do disco: 419 mm (16½'')
  • Área de fricção: 2011 cm²

  • Modelo de série: ZF S6-80, manual com 6 marchas à frente e 1 à ré, totalmente sincronizadas
  • Relação de transmissão:
    1ª – 9,00:1
    2ª – 5,18:1
    3ª – 3,14:1
    4ª – 1,93:1
    5ª – 1,34:1
    6ª – 1,00:1
    Ré – 8,45:1
  • Modelo opcional: ZF S6-80 SPLIT, manual com 6 marchas à frente + 6 desmultiplicadas (cada marcha possui uma posição alta e baixa) e 1 à ré, totalmente sincronizadas.
  • Relação de transmissão (Baixa – L / Alta – H):
    1ª – 9,00:1 / 7,52:1
    2ª – 5,18:1 / 4:33:1
    3ª – 3,14:1 / 2,62:1
    4ª – 2,08:1 / 1,73:1
    5ª – 1,44:1 / 1,20:1
    6ª – 1,00:1 / 0,83:1
    Ré – 8,45:1 / 7,05:1

 Dianteiro 

  • Eixo rígido de aço especial, perfil “l”  forjado e tratado termicamente.

 Traseiro 

  • Volvo EV 80 – Simples redução. Coroa e pinhão com engrenagens hipóides.
  • Redução: 4,30:1 / 4,88:1 (Opcional)

  • ZF, hidráulica integral, tipo esferas recirculantes
  • Nº de voltas de batente a batente: 5
  • Diâmetro do volante: 500 mm
  • Inclinação do volante com a horizontal: 13°
  • Ângulo máximo de abertura na roda interna dianteira, com pneus 11,00×22'': 46°

Totalmente a ar comprimido com 3 circuitos independentes: eixo dianteiro, eixo de traseiro e freio de estacionamento. Ajuste automático dos freios (Opcional).

  • Pressão de trabalho: 7,0 – 9,0 bar (kgf/cm²)
  • Capacidade do compressor a 33 rps (2000 rpm) e pressão de 7,0 bar (kgf/cm²): 350 dm³/min
  • Capacidade dos tanques de ar: 2 tanques com divisão (25+30) = 110 dm³ 

 Área de frenagem 

  • Eixo dianteiro: 2285 cm²
  • Eixo de traseiro: 3050 cm²
  • Total: 5335 cm²

 Freio de estacionamento 

  • Aplicado por meio de mola acumuladora e desaplicado por pressão de ar, atuando no eixo traseiro. Comando pneumático através de alavanca situada no painel de instrumentos

 Freio motor 

  • Acionado eletropneumaticamente através de válvula de pé.

Quadro do chassi

Longarinas e travessas em perfil "U" prensado. Travessas de fixação da carroceria integradas no quadro do chassi.

  • Largura do quadro: 970 mm
  • Altura da alma entre-eixos: 240 mm
  • Largura da aba (constante): 80 mm
  • Espessura (constante): 6,35 mm

Pneumática, com elementos de ligação elásticos de reduzido número de folhas. Amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito, regulagem automática de nível, estabilizadores nos eixos dianteiro e traseiro.

  • Câmaras (ou foles de ar): dianteira: 2 / traseira: 4
  • Amortecedores: dianteira: 2 / traseira: 4
  • Válvulas de nível: dianteira: 1 / traseira: 2
  • Elementos de ligação elásticos (Número de folhas): dianteira: 5 / traseira: 6

OPCIONAL: Feixes de molas semi-elípticas, amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito, batentes de borracha, estabilizadores nos eixos dianteiro e traseiro.

  • Comprimento das molas: dianteira: 1600 mm / traseira: 1600 mm
  • Número de folhas: dianteira: 13 / traseira: 15
  • Batentes de borracha: dianteira: 2 / traseira: 4
  • Amortecedores: dianteira: 2 / traseira: 2

Rodas raiadas, eixo traseiro de rodado duplo. Aro sobressalente.

  • Dimensão do aro: 8.00×22''
  • Pneus: 11.00×22'' (14 lonas)

Velocímetro com ou sem tacógrafo, tacômetro, manômetros de pressão do ar (um para cada circuito), termômetro da temperatura do líquido de arrefecimento, indicador do nível de combustível.
Luzes de aviso para: indicadores de direção, farol alto, portas, marcha à ré, pressão de ar dos freios, temperatura do líquido de arrefecimento, nível do óleo lubrificante, pressão do óleo lubrificante, descarga da bateria, nível do líquido de arrefecimento, temperatura do óleo da caixa de mudanças, freio de estacionamento. Luzes de aviso reserva. Aviso sonoro. Luz piloto geral. Botão de parada do motor e botão de teste das luzes de aviso. Reostato da iluminação do painel. Chave de partida.

  • Número de baterias: 2 de 12 V, em série
  • Tensão: 24 V
  • Capacidade:  130 Ah
  • Alternador: 28 V / 75 A / 2,10 kW
  • Motor de partida:  5,5 kW / 7,3 cv / 24 V

  • Tanque de combustível: 300
  • Tanque de óleo lubrificante: 28
  • Sistema de arrefecimento: 46
  • Caixa de mudanças: 13 (ZF S6-80) / 15 (ZF S6-80 SPLIT)
  • Eixo traseiro: 9,5
  • Sistema de direção: 6

Desempenho

 Velocidades máximas a 37 rps (2200 rpm), com pneus 11,00×22'' 

  • Marchas / Caixa ZF S6-80 / Redução 4,30:1: 1ª – 12 km/h, 2ª – 20 km/h, 3ª – 34 km/h, 4ª – 55 km/h, 5ª – 79 km/h, 6ª – 105 km/h
  • Marchas / Caixa ZF S6-80 / Redução 4,88:1: 1ª – 10 km/h, 2ª – 18 km/h, 3ª – 30 km/h, 4ª – 48 km/h, 5ª – 69 km/h, 6ª – 93 km/h
  • Marchas / Caixa ZF S6-80 SPLIT (L) / Redução 4,30:1: 1ª – 12 km/h, 2ª – 20 km/h, 3ª – 34 km/h, 4ª – 51 km/h, 5ª – 73 km/h, 6ª – 105 km/h
  • Marchas / Caixa ZF S6-80 SPLIT (H) / Redução 4,30:1: 1ª – 14 km/h, 2ª – 24 km/h, 3ª – 40 km/h, 4ª – 61 km/h, 5ª – 88 km/h, 6ª – 127 km/h
  • Marchas / Caixa ZF S6-80 SPLIT (L) / Redução 4,88:1: 1ª – 10 km/h, 2ª – 18 km/h, 3ª – 30 km/h, 4ª – 45 km/h, 5ª – 64 km/h, 6ª – 93 km/h
  • Marchas / Caixa ZF S6-80 SPLIT (L) / Redução 4,88:1: 1ª – 12 km/h, 2ª – 21 km/h, 3ª – 35 km/h, 4ª – 54 km/h, 5ª – 77 km/h, 6ª – 112 km/h

 Capacidade de subida de rampa à marcha mais baixa com 16500kg 

  • Redução 4,30:1: 32 %
  • Redução 4,88:1: 36 %

 Peso do chassi – incluem motor THD 100 D, caixa de mudanças ZF S 6-80, suspensão a ar, tanque de combustível para 300 litros, água, óleo combustível, macaco, jogo completo de pneus com aro sobressalente 

  • Eixo dianteiro: 2800 (entre-eixos 6250 mm) / 2795 (entre-eixos 7000 mm)
  • Eixo de traseiro: 2600 (entre-eixos 6250 mm) / 2570 (entre-eixos 7000 mm)
  • Total: 5400 (entre-eixos 6250 mm) / 5385 (entre-eixos 7000 mm)

 Modificações de peso 

  • Suspensão a molas: eixo dianteiro: +70 / eixo traseiro: -130 / Total -60
  • Caixa ZF S6-80 SPLIT: eixo dianteiro: +30 / eixo traseiro: +30 / Total +60

 Peso bruto máximo projetado 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo de tração: 10000
  • Total: 16500

 Com pneus 11.00×22'' 
Comprimentos

  • (A) Distância entre-eixos: 6250 / 7000
  • (B) Comprimento total: 9550 / 10300
  • (C) Balanço dianteiro: 1850
  • (D) Balanço traseiro: 1450
  • (M) Raio de giro (roda externa dianteira): 10700 / 11600

Alturas (com suspensão a ar)

  • Altura da aba superior da longarina ao solo, sobre o eixo dianteiro: 848
  • Altura da aba superior da longarina ao solo, sobre o eixo traseiro: 921
  • (I) Ângulo de entrada: 12º

Larguras

  • (E) Bitola dianteira: 2042
  • (F) Bitola traseira: 1820
  • (G) Largura total sobre rodas dianteiras: 2404
  • (H) Largura total sobre rodas traseiras: 2470