Mercedes-Benz OF-1519 (185cv)

Uso: Ônibus urbano e intermunicipal 
Fabricação: A partir de 2012 
Baumúster: 384067

Modelo: Mercedes-Benz OM-924 LA – Proconve P-7 (Euro V)
Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 136 kW (185cv) a 2200 rpm
Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 700 Nm (71,4 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
Cilindrada total: 4.801 cm³
Consumo específico: 194 g/kWh a 1400 rpm
Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 
Acionamento: por engrenagens
Fluxo de trabalho: 400 l/min a 10 bar com 3000 rpm

 Sistema de pós-tratamento dos gases do motor 
Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

Modelo: MB G 60-6/9,20
Acionamento: por meio de alavanca
Marchas sincronizadas: 6
Relação de transmissão: i=9,201/5,230/3,145/2,034/1,374/1,00/marcha a ré: 8,649

Modelo: MF 362
Tipo: monodisco – seco
Acionamento: hidropneumático

Modelo: ZF 8097
Tipo: hidráulica
Relação de redução: i(máx)=20,6:1

 Tensão nominal 
Capaciade: 24 V
 Alternador 
Capaciade: 28 V / 80 A
 Bateria 
Capaciade / tensão: 170 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 
Modelo: MB VL3/7 D-5
Tipo: punho

 Eixo Traseiro 
Modelo: MB HL4/60 D-10
Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados 
Redução: i=4,1 (41:10)

 Suspensão Dianteira 
Tipo: feixe de molas semielípticas
Amortecedores: telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 
Tipo: feixe de molas semielípticas
Amortecedores: telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: sim

Aros das rodas: 7.50 x 22,5
Pneumáticos: 275/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)

Tipo: escada, rebitado
Material empregado: LNE 30 + Ti (ABNT NBR 6656)

 Freio de serviço 
Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
Área de frenagem total: 4.541 cm²
Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 
Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
 Freio motor 
Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Acionamento: eletropneumático
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
Acionamento: eletropneumático, válvula no assoalho conjugada com freio motor convencional

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Tanque de combustível/plástico: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
Caixa de mudanças: 9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 27
Tanque de Arla 32: 35

Distância entre-eixos: 5250
Comprimento total: 10438
Largura: 2428
Bitola – eixo dianteiro: 1964
Bitola – eixo traseiro: 1822
Balanço dianteiro: 2125
Balanço traseiro: 3063
Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado: 21.400

Caixa de mudanças: MB G 60-6
Eixo traseiro: MB HL4/60 D10
Redução: i=4,1 (41:10)
Pneus: 275/80 R 22,5
Velocidade máxima (km/h): 113
Capacidade máxima de subida com 15.000kg (%) (veículo em movimento): 36

– Conjunto de roda e pneu reserva
– Pneus 275/80R 22,5 de uso misto (terra/asfalto) direcional e trativo
– Eixo traseiro HL4/060 D-10 (reforçado)
– Eixo traseiro HL5/60 DZ-10 (dupla velocidade e bloqueio)
– Tanque de combustível de 210 litros (plástico)
– Válvula sensível à carga (ALB)
– Polia para ar-condicionado
– Limitador de Velocidade máxima 70 km/h
– Redução do eixo traseiro reforçado i=4,3 (43:10)
– Redução do eixo traseiro dupla velocidade i=4,875 (39:8)
– Redução do eixo traseiro i=5,25 (42:8)
– Elevação da suspensão dianteira e traseira para aplicações fora de estrada
– Tomadas elétrica e pneumática para reboque na dianteira
– Baterias de 135 Ah (x2)
– Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
– Banco do motorista estofado, com deslocamento lateral