Mercedes-Benz OF-1721 (208cv – Euro 5)

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: A partir de 2012
  • Baumúster: 384078
  • Nível de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/2014)

OF-1721

O chassi OF-1721 foi desenvolvido para receber carroçarias até 13,2 metros e é equipado com o motor eletrônico OM-924 LA (Proconve P-7), de 4 cilindros, com potência de 208 cv, que proporciona economia de combustível e alto torque em baixa rotações. O chassi OF-1721 é destinado às aplicações urbana, intermunicipal, fretamento e rodoviário. O motor eletrônico OM-924 LA apresenta um torque de 780 Nm, proporcionando economia e rentabilidade. Chassi preparado para receber carroçarias com porta larga na dianteira (vão livre de 1.100 mm).

  • Modelo: MB OM-924 LA (Proconve P-7)
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 153 kW (208cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 780 Nm (79,6 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 4.800 cm³
  • Consumo específico: 195 g/kWh a 1200 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
  • Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: injetores individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 590 l/min a 10 bar
  • Polia do motor para ar-condicionado

  • Modelo: MB G 85-6 (com radiador de óleo)
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,70 / 3,81 / 2,29 / 1,48 / 1,00 / 0,73 / marcha a ré: 6,29

  • Modelo: MF 395
  • Tipo: monodisco, seco
  • Acionamento: hidropneumático

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=20,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria (livre de manutenção em 2014) 

  • Capaciade/tensão: 170 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL3/8 D-6,5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: R390-11.5/S 22.5 (MB HL4/060 D-10 em 2012)
  • Tipo: estampado (carcaça central com tubos em 2012)
  • Redução: i=5,875 (47:8) (i=5,857 (41:7) em 2012)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semielípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semielípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 7.50 x 22,5
  • Pneus: 275/80 R 22,5 (radiais, sem câmara)
  • Estepe: opcional (versão urbana) / série (versão rodoviária)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LNE 38

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 5.437 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático, com válvula no assoalho
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, por tecla, conjugado com freio de serviço (válvula no assoalho conjugada com freio motor convencional em 2012)
  • ABS (Sitema Antitravamento): sim (em 2014)

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 10500
  • Total: 17000

 Pesos admissíveis / Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) (em 2012) 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Caixa de mudanças: 9
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Sistema de arrefecimento: 28
  • Tanque de Arla 32: 25 (35 em 2012)

  • (A) Distância entre-eixos: 5950
  • (B) Comprimento total: 11769
  • (C) Balanço dianteiro: 2275
  • (D) Balanço traseiro: 2444 (3544 em 2012)
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1961
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1842
  • (H) Largura: 2442
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado: 24.400

 Caixa de mudanças MB G 85-6 (em 2012) 

  • Eixo traseiro: MB HL4/060 D-10
  • Redução: i=5,857 (41:7)
  • Pneus: 275/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 111
  • Capacidade máxima de subida com 16.000kg (%) (veículo em movimento): 37

 Caixa de mudanças MB G 85-6 (em 2014) 

  • Eixo traseiro: R390-11.5/S 22.5
  • Redução: i=5,875 (47:8)
  • Pneus: 275/80 R 22,5
  • Velocidade máxima (km/h): 111
  • Capacidade máxima de subida com 17.000kg (%) (veículo em movimento): 37

  • Eixo traseiro HL5/60 DZ-10 (dupla velocidade) (em 2012)
  • Limitador de velocidade a 60km/h
  • Limitador de velocidade a 90km/h
  • Redução do eixo traseiro (dupla velocidade) i=4,875 (39:8) (em 2012)
  • Escapamento com saída lateral para versão rodoviária (em 2012)
  • Conjunto de rodas e pneus reservas para versão rodoviária
  • Banco do motorista estofado, com deslocamento lateral (em 2012)
  • Retarder Voit 123 (em 2014)
  • Bateria de 220 Ah (em 2014)

  • Painel com indicação de consumo e faixa verde variável (econômetro)
  • Bluetec5 – Tecnologia de pós tratamento de gases SCR
  • Caixa de mudanças G 85 com radiador de óleo
  • Polia adicional para ar-condicionado
  • Top Brake + freio motor conjugado com freio de serviço
  • Conexão para extração de dados de telemetria (FMS)
  • Secador de ar com sistema coalescente
  • Chave elétrica geral
  • Bateria de 170Ah (livre de manutenção)
  • Freio ABS

 

  • Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Câmbio MB G 85-6 – câmbio com carcaça de alumínio, menor peso, possui 6 marchas com um novo escalonamento entre elas, proporcionando relações mais baixas de operação de 1 a 6 marchas.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras
    de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de baixo nível de líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
  • Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
  • Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o AdBlue, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

 Giro do motor 

  • RPM corte min2500
  • RPM corte: 2750
  • RPM corte máx: 2810
  • RPM M L min: 580
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,50
  • Altitudes acima de 350m: 0,68

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)