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Mercedes-Benz LO-814 (136cv)

Mercedes-Benz LO-814 (136cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1996-2001
Identificador: 688176
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 1 / Proconve P-3
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

LO-814 – Chassi para Micro-ônibus

Dentro de sua linha de veículos levez, a Mercedes-Benz oferece respostas sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos. Esse é o caso do chassi para Micro-ônibus LO-814.

Produzido para ser complementado por fabricantes especializados em carroçarias, o LO-814 mostra-se ágiil e prático no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo, entre outros.

Entre-eixos de 4.250 mm, comprimento de 6.800 mm e PBT de 7,5 toneladas.

O motor turbocooler do LO-814, o OM-364 LA, de 4 cilindros, tem potência de 136 cv a 2.600 rpm e torque de 45 mkgf a 1.550 rpm. Potência e torque elevados, com baixo consumo de combustível.

Equipado com câmbio G-3/55, de 6 marchas e direção hidráulica ZF 8058, propicia a agilidade e conforto indispensáveis, principalmente para quem encara o trânsito intenso das cidades.

Eixos dianteiro e traseiro de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, que complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.

A estabilidade e o conforto são garantidos pelo conjunto de suspensão, com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos de dupla ação, com disponibilidade de barra estabilizadora tanto na dianteira, quanto na traseira.

O conjunto de freios propicoa excepcional segurança. Ele é formado por freio de serviço hidráulico de duplo circuito, auxiliado por ar comprimido, com disco nas rodas dianteiras e tambor na traseira; freio de estacionamento mecânico e freio-motor adicional, de acionamento eletropneumático, que pode atuar em conjunto com o freio de serviço.

Intercambiabilidade de peças com outros veículos da marca Mercedes-Benz. Isso significa maior racionalização na estocagem de peças e menores custos de manutenção, favorecendo notavelmente a padronização da frota.

O chassi para Micro-ônibus LO-814 encontra-se em fase de desenvolvimento, para futura comercialização.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-364 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 136 cv (100 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 440 Nm (45 mkgf) @ 1550 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.972 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97,5
Curso do pistão (mm): 133
Relação de compressão: 16,5:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/55-6/8,5
Acionamento: Mecânica

Direção
Modelo: ZF 8058
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=18,1:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL-2 / 13-C 2,9
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL-2 / 17-5,9
Redução: i=3,636 (40:11)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 8.5 R x 17.5 L – PR 14 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de duplo circuito, auxiliado por ar comprimido, com disco nas rodas dianteiras e tambor na traseira
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico
Freio-Motor
Tipo: Acionamento eletropneumático, que pode atuar em conjunto com freio de serviço
Área de frenagem
Total: 1.578 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2500
Eixo traseiro: 5200
Total: 7500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 93
100 (opcional)
140 (opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 10 / 7
Caixa de mudanças: 4,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,2
Sistema de arrefecimento: 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 6800
(C) Balanço dianteiro: 820
(D) Balanço traseiro: 1700
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1897
(F) Bitola – eixo traseiro: 1642
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2210
(K) Vão livre dianteiro: 255
(L) Vão livre traseiro: 199
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 105
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 48

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2930
RPM corte: 2980
RPM corte máx: 3030
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,65
Altitudes acima de 350m: 2,23
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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