ViaCircular Transporte Coletivo

Asia Motors Towner 0.8

Asia Motors Towner 0.8
Tipo: Van
Segmento: Urbano
Obs.: Importado da Coréia do Sul
Fabricação: 1993-1999
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Publicação Asia Motors – Acervo Fabiano Zimmer; Manual de oficina (1993-1997); Site asiamotors.com.br (acesso em 1998)

Versões: Towner DLX e SDX

Motor
Modelo: CD800
Tipo: 3 cilindros em linha
Potência máxima: 40 cv @ 5600 rpm
Torque máximo: 6,0 mkgf @ 3600 rpm
Combustível: Gasolina
Cilindrada total: 796 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 70
Curso do pistão (mm): 69
Relação de compressão: 9,5:1
Ordem de ignição: 1-2-3
Filtro de óleo – tipo: Fluxo integral
Sistema de lubrificação: Forçada integral
Sistema de arrefecimento: Por água
Bomba injetora
Tipo: Eletrônica

Transmissão
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,915:1
2ª – 2,302:1
3ª – 1,561:1
4ª – 1,000:1
5ª – 0,855:1
ré – 4,215:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Articulação mecânica
Diâmetro do disco: 170 x 110 x 32

Direção
Tipo: Mecânica com pinhão e cremalheira
Diâmetro do volante (mm): 370
Círculo de viragem: 42,2° (interno)
31,3° (externo)

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 12 V / 50 A (Van/Coach)
Motor de partida
Potência/tensão: 0,8 kW / 12 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Tipo: Esférica
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Semi-flutuante com engrenagens tipo hipóide
Redução: 5,125:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Independente, McPherson, com molas helicoidais
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Pneumáticos: 165 / 70 R 12
Rodado traseiro: Simples

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Disco na dianteira e tambor na traseira
Diâmetro do tambor (mm): Dianteiro: 174
Traseiro: 200
Largura da lona dianteira: 41 mm
Largura da lona traseira: 35 mm
Freio de Estacionamento
Tipo: Operado mecanicamente

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Carga útil máxima com equipamentos
Total: 450
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 1280

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 35
Óleo no cárter, máx./min.: 2,9
Sistema de arrefecimento: 5 (Van)
5,5 (Coach)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 1810
(B) Comprimento total: 3360
(C) Balanço dianteiro: 820
(D) Balanço traseiro: 730
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1205
(F) Bitola – eixo traseiro: 1220
(L) Vão livre traseiro: 165
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 7800
Carroceria
(N) Largura externa: 1400
(O) Altura externa: 1870
(Q) Capacidade do bagageiro (l): 272

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 116

Principais Características

Versão SDX e SDX/FULL:

  • Afogador com retorno automático
  • Alto falantes (4)
  • Bancos em tecido
  • Bancos reclináveis
  • Cintos dianteiros de 3 pontos
  • Contagiro
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • Encosto de cabeça nos bancos
  • Espelho retrovisor lateral direito e esquerdo
  • Faróis de neblina
  • Faróis halogêneos
  • Forração em carpete
  • Lâmpada de aviso do cinto de segurança
  • Limpador do vidro dianteiro com temporizador e esguicho
  • Limpador do vidro traseiro com esguicho
  • Porta traseira com trava elétrica
  • Rádio toca fitas
  • Ventilação forçada com ar quente

Versão SDX:

  • Calotas
  • Pneu radial 155 aro 12

Versão SDX/FULL:

  • Ar-condicionado
  • Pneu radial 165 aro 12
  • Vidros verdes

Capacidade
  • Número de passageiros: 7

Função desabilitada

Menu