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Rodoviários Busscar: El Buss e Jum Buss
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Com o lançamento da nova marca Busscar (Buss: ônibus em sueco; e car: abreviação de carrocerias) em 1990, foi lançado nova linha de El Buss e Jum Buss. O lançamento foi em 1990, mas a apresentação dos novos modelos foi feita em Novembro de 1989. A linha Diplomata criada em 1962 foi substituída pelas linhas rodoviárias El Buss e Jum Buss, mas o modelo Diplomata ainda poderia ser feito em encomenda especial.
A nomenclatura dos modelos: El Buss 320, 340, 360, Jum Buss 340, 360, 380 e 400, os números que acompanham significam a altura aproximada da carroceria em metros, exemplo: El Buss 340 ≈ 3,40m.
Índice da página
Outros modelos rodoviários: os modelos Vissta Buss e Panorâmico DD não vão ser mencionados nesta página e vão receber páginas específicas para cada um.
1. Primeira versão (1989-1993)
Em Novembro de 1989 foi anunciada a nova linha de rodoviários da Nielson que mudou de nome para Busscar. A nova linha entrou em produção imediatamente após lançamento e os modelos novos entraram em substituição de:
- El Buss 320 substitui Diplomata 310;
- El Buss 340 substitui Diplomata 330;
- El Buss 360 substitui Diplomata 350;
- Jum Buss 380 substitui Diplomata 380.
A estrutura passa a ser fabricada com base em tubos de aço galvanizado ZAR, com melhor resistência à corrosão, passando pela estrutura tubular com o mesmo material, até o tratamento especial anticorrosivo nos pontos de solda e nas partes inferiores e internas da carroceria. As janelas foram redesenhadas de forma a integrar pingadeiras e curva do teto em peça única em fibra de vidro.
Além de um sistema de calefação, que circunda todo o salão, por convecção (tubo de água aquecida pelo motor),os modelos dispõem de um sistema de ventilação com entrada pela parte final das laterais na extremidade superior. Daí o ar circula por todo o salão, saindo pela frente. Os testes, segundo Harold Nielson, demonstraram que a circulação é perfeita. Para evitar que o ar do sanitário também circulasse pelo interior da carroçaria, foi criado um sistema de ventilação independente, que entra pela lateral superior e sai por baixo, através de uma tubulação apropriada. O sanitário também foi redesenhado, utilizando os recursos dos instalados em aeronaves.
A cabina do motorista foi reestilizada desde o painel, também inspirado nas aeronaves, que reúne todos os comandos para fácil acesso ao motorista, opção de porta do lado esquerdo, um sistema novo de para-sol amparado em um bagageiro e uma nova parede divisória, além de um assento dobrável para guia. Os bagageiros internos também foram redesenhados, de forma a integrarem um novo visual com o revestimento do teto em fibra de vidro e as luminárias, bem como as poltronas, proporcionando maior inclinação e revestidas por uma nova linha de tecido monocromático.
O teto e as laterais externas são revestidos com chapas de alumínio laminado, fixadas por meio de rebites maciços não aparentes, e perfis de alumínio extrudado para encobrir emendas. O friso longitudinal é de alumínio extrudado recoberto com perfilado plástico preto.
Em Março de 1991 foi comunicado o lançamento do Jum Buss 360: estatura do El Buss 360 unindo com características do Jum Buss 380. Uma espécie de “híbrido” idealizado para o turismo, cujas dimensões proporcionam menos problemas com a altura de pontes e árvores. Dispõe de opções como bar executivo, poltrona para comissária e chamada eletrônica, ar-condicionado e calefação, TV e vídeo-cassete, mesa de jogos e som individual.
Medidas:
Modelo | Comprimento | Largura | Altura (Sem AR/Com AR) |
---|---|---|---|
El Buss 320 | 10850 | 2600 | 3200 / 3380 |
El Buss 340 | 13200 | 2600 | 3400 / 3580 |
El Buss 360 | 13200 | 2600 | 3600 / 3780 |
Jum Buss 360 | 13200 | 2600 | 3600 / 3780 |
Jum Buss 380 | 13200 | 2600 | 3800 / 3900 ou 3980 |
Em Outubro de 1991 completa a linha o Jum Buss 340. Lançado pelas reivindicações de mercado, observando como pedido principal a oferta de um veículo menor mas tão sofisticado como os outros. Com característica principal a frente com para-brisas tripartido – marca registrada dos Jum Buss, e pára-sol totalmente regulável em vez das cortinas dos El Buss.
Em 1992, novos El Buss e Jum Buss (batizada de série 3) de cara nova: traseira arredondada e frente envergando novos faróis e a grade frontal com aparência modernizada.
1.1. Fotos: versão 1 (1989-1993)
1.2. Fotos: características da versão 1 (1989-1993)
Mudanças no período dessa versão:
Principais características:
2. Segunda versão (1993-1995)
Em Novembro de 1993 foram lançadas versões para Fretamento dos modelos Jum Buss 340, 360 e 380, contando com uma sigla T na nomenclatura: Jum Buss 340 T, Jum Buss 360 T e Jum Buss 380 T. A principal mudança é a ampliação da área envidraçada, com eliminação das colunas verticais externas em toda a extensão lateral da carroceria. O objetivo era obter melhor aproveitamento do ar-condicionado, pois as janelas eram de vidros colados e não poderiam ser abertos, assim também reduzindo o nível de ruídos da carroceria. Decoração interna com toques de madeira mogno, caixa da televisão do salão de passageiros foi redesenhada, porta-copos escamoteável e opcionalmente bandejas para lanches e refeições no encosto das poltronas.
Na linha Busscar ’94, o interior do salão de passageiros foi remodelado, com aumento da iluminação proporcionado por 50% a mais de luminárias. O revestimento interno passa a dispor de novas cores e padronagens, desde carpetes que forram o piso e o teto até os tecidos das cortinas. Opcionalmente, existem bandejas similares às dos aviões no encosto das poltronas, para lanches e refeições. Porta-copos escamoteável com desarme automático. Caixa de televisão móvel reestilizada e decoração interna com aplicações de mogno. A alavanca de reclinação das poltronas também foi redesenhada para permitir fácil acionamento com o mínimo de esforço do passageiro.
Externamente, a frente e a traseira foram redesenhadas. Ficaram mais lisas, melhoraram a aerodinâmica e foram idealizadas para permitir fácil acesso às partes mecânicas. Faixas refletivas na frente e na traseira, aumentando a segurança no tráfego noturno das estradas. A nova frente passa a contar com quatro faróis embutidos no pára-choque, sendo dois de neblina e dois de longo alcance, além de brake-light na traseira.
Na versão ’94 o Jum Buss 340 passa a contar com pára-brisa inteiriço verticalmente, eliminando o divisor horizontal da versão anterior.
Em Maio de 1995 foi lançada a versão Micrão do El Buss 320, chamada de “Midibus”. Projetado para o transporte seletivo, com capacidade para 29 passageiros, dispõe dos seguintes opcionais: poltronas super-pullmann, ar-condicionado, televisão, vídeo-cassete, toalete e som. Bagageiro de 4,73m³.
Na linha de 1995 foi incluído Jum Buss 400, no qual originaram os detalhes para a próxima versão nos outros modelos.
2.1. Fotos: versão 2 (1993-1995)
2.2. Fotos: características da versão 2 (1993-1995)
Principais características:
3. Terceira versão (1995-2001)
Em Setembro de 1995 apresentada a versão Jum Buss 400 Panorâmico com 3 ou 4 eixos, a versão em que o motorista fica na posição mais baixa em relação com o salão de passageiros. Para desenvolver o modelo a Busscar fez entrevistas com motoristas durante o verão de 1995 em Balneário Camboriú-SC. A pesquisa intencionalmente foi feita no momento da chegada dos ônibus, quando o motorista ainda tem a impressão real da viagem. Uma das conclusões da pesquisa indicou a necessidade de oferecer a cama do tripulante no sentido longitudinal (em relação ao volante). Com base nisso foi oferecida uma solução: duas camas em “L”, uma longitudinal e outra convencional na posição transversal. Outra conclusão foi a de melhor visualização do semáforo, que ganhou atenção no projeto.
O sanitário permite ser instalado no centro do carro, com uma escada de acesso aos passageiros, ou com duas escadas – uma junto ao sanitário e outra no balanço dianteiro. Com sanitário na traseira, a porta de acesso do salão está no balanço dianteiro para servir também à tripulação.
Na parte externa foi abolido o borrachão, também conhecido por facão ou tira-fina. Revestimento lateral superior em chapa de alumínio na dimensão única, visando reduzir o número de rebites e perfis. Com duas opções de janelas: fixas (vidros colados) ou móvel (de correr). No parabrisas do salão de passageiros foram instaladas cortinas do tipo safena. Afinamento das colunas de sustentação do teto.
Em Julho de 1997, os modelos Jum Buss 360 e Jum Buss 380 recebem modificações para acompanhar a linha do Jum Buss 400 Panorâmico. Passam a apresentar ampla área envidraçada, que permite boa visão aos passageiros, um sistema de escoamento de água do sanitário de maior eficiência, e bandeja do ar-condicionado traseiro redimensionada, evitando respingos de água no salão, mesmo quando em situações críticas (freadas bruscas). O teto da cabine, confeccionado em fibra de vidro na cor gelo, com armário no centro, dutos de ar nas laterais e iluminação com luz fluorescente. Opcional cama para segundo motorista, instalada sobre o rodado dianteiro ou corredor.
Na parte externa, perfis de borracha foram eliminados do parachoque e parabrisas. A grade dianteira em fibra de vidro, possui sistema de abertura pantográfica, sustentada por pistões, para permitir melhor acesso à manutenção. A tampa de acesso ao rebocador dianteiro é independente do suporte de placa. O estabilizador da porta de acesso, posicionado de forma embutida junto à escada, elimina a possibilidade de avarias decorrentes de batidas no meio fio e facilita a operação de manutenção e limpeza. Contam também com aperfeiçoamento do sistema de drenagem e escoamento de água do sanitário, tornando possível o sanitário químico, do tipo traseiro ou central.
E devido as alterações acaba sendo lançada a linha Busscar 97 (Outubro de 1996), posteriormente removido o “97” da apresentação da nova linha.
Em Outubro de 1997, a HVR lança o terceiro eixo em ônibus 14 metros para mercado interno (até então só era permitido para exportação, visto que em alguns países já era permitido) em El Buss 360. A configuração estrutural do modelo permite optar entre duas opções de porta: após o rodado dianteiro (com ar-condicionado) ou dianteira convencional (sem ar-condicionado).
Em Dezembro de 1997, foi relançado a versão micrão do El Buss 320 como MAXI MICRO VIP. Com comprimento total de 8,46m, altura externa de 3,28m e largura de 2,6m.
Em 1998, algumas alterações significantes foram feitas.
3.1. Fotos: versão 3 (1995-2001)
3.2. Fotos: características da versão 3 (1995-2001)
Mudanças no período dessa versão:
Principais características:
4. Quarta versão (2001-2012)
Na nova linha lançada em Maio de 2001, as linhas foram totalmente redesenhadas.
Na parte interna, o toalete tem sistema de funcionamento padrão CleanBuss, que evita odores indesejáveis e porta de duas folhas. Nova poltrona padrão ConceptBuss, com cinto de segurança de 3 pontos e oferecendo mais espaço para as pernas dos passageiros na região das canelas e joelhos. Novo conceito de iluminação e som para cada passageiro, proporcionando um facho de luz concentrado, adequado à leitura. Modernização do isolamento térmico acústico na traseira dos veículos. Sistema de renovação de ar natural. Paredes divisórias com vidro colado e porta com sistema sem contato, que elimina rangidos da cabine do motorista. Exclusiva liz de cortesia que acende ao abrir a porta principal e ilumina o primeiro degrau e o piso do lado externo do veículo, evitando assim que o passageiro pise em lama ou água.
Na parte externa, vidros laterais maiores, curvos e térmicos, padrão ThermoBuss, que conferem maior rendimento ao ar-condicionado, prolongando a vida do compressor. Luz de posição no retrovisor. Central elétrica instalada em compartimento acima do eixo dianteiro. Caixas de roda que abrem para dar livre acesso aos componentes mecânicos. Teto externo inteiramente limpo, sem rebites e cúpulas facilitando a limpeza. Frente e traseiras modulares para diminuir a quantidade de peças de reposição.
Modelos El Buss 320 e 340 nas versões Standard e Pioneiro, com características externas: estrutura totalmente construída em perfis tubulares conformados em chapa de aço zincado a quente e perfis de aço carbono. No revestimento externo recebe recobrimento nas laterais e tampas de bagageiro em alumínio liso. A frente, teto, traseira e pára-choques são revestidos em fiberglass. Janelas com vidros temperados de segurança, montados em caixilhos de alumínio com perfis de borracha, ou vidros colocados opcionais. Bagageiro em estrutura de aço zincado, revestido com chapas de alumínio caneladas.
Na parte interna: revestimento do teto com material central em plástico (polipress). Tetos laterais em duralex com revestimentos em plástico, loop, carpet ou tecido. Laterais da carroceria em duralex com revestimento em plástico, loop, carpet, laminado melamínico (fórmica) ou tecido, com encaixes em perfis de PVC. Traseira vidro ou, opcionalmente, totalmente fechado em fiberglass. Porta-pacote cobrindo toda a extensão longitudinal do salão de passageiros sendo construído em uma peça única, podendo ser fechado ou aberto. Poltronas rodoviárias disponíveis em versões Leito Cama (Cama Buss), Leito, Leito Turismo, Convencional, com opcional de estofamento Super Pullman. Luminárias distribuídas uniformemente ao longo do corredor do salão de passageiros, com lentes acrílicas. Ventilação é feita com sistema de renovação natural de ar do salão, opcionalmente sistema de ventilação forçada, ar-condicionado e calefação. Sistema de tetos solares permitindo vários posicionamentos de aberturas, atendendo também a função de saída de emergência.
Modelos Jum Buss 360, 380 e 400 com características externas: estrutura totalmente construída em perfis tubulares, conformados em chapa de aço zincado e quente e perfis de aço carbono. Portas tipo rodoviária pantográfica, com ou sem travamento mecânico. Acionamento pneumático junto ao motorista com válvulas de segurança junto à porta. Janelas com grande área envidraçada. Vidros temperados de segurança, possuindo vidros móveis ou fixos inteiriços (curvos), com a opção do sistema de fixação pêra este último com processo de colagem. Os vidros incolores, com opcional fumê nas janelas laterais. Parabrisa laminado, existindo a opção de pára-brisa inteiriço. O sistema elétrico é constituído por uma central elétrica da carroceria que interliga com a central do chassi, fornecendo todas as funções necessárias ao veículo, opcionalmente com sistema Bussplex (Sistema multiflex em toda a carroceria). As localizações das centrais elétricas são feitas em compartimentos próprios vedados, que variam de acordo com o tipo de chassi. Revestimento da estrutura recebe recobrimento nas laterais e tampas de bagageiros em alumínio liso. A frente, teto, traseira e pára-choques são revestidas em fiberglass. Bagageiros construídos em estrutura de aço zincado recoberto em chapas de alumínio caneladas.
Na parte interna: revestimento dos tetos laterais e laterais com revestimento em plástico, loop e carpete. Teto com revestimento da parte central em plástico ou tecido. Traseira conjunto único em material plástico (ABS), possuindo vigia traseira em vidro ou, opcionalmente, totalmente fechado em material plástico (ABS). Porta-pacotes cobre toda a extensão longitudinal do salão de passageiros, sendo construído em uma peça única. O porta pacotes, que pode ser fechado ou aberto, recebe revestimento de acordo com a decoração do veículo. Poltronas rodoviárias disponíveis em versões Leito Cama (Cama Buss), Leito, Leito Turismo e Convencional, com opcional de estofamento Super Pullman. Luminária distribuída uniformemente ao longo do corredor do salão de passageiros, junto ao porta-pacote no lado do corredor, com lentes de acrílico, com lâmpadas fluorescentes. Completam o sistema, a iluminação nos degraus da escada e luz de cortesia no degrau de acesso. Ventilação é feita com sistema de renovação natural de ar do salão e sistema de tetos solares permitindo vários posicionamentos de abertura, atendendo também a função de saída de emergência. Opcionalmente sistema de ventilação forçada, ar-condicionado e calefação.
Medidas:
Modelo | Comprimento | Largura | Altura |
---|---|---|---|
El Buss 320 | 9690 / 11690 / 12000 | 2600 | 3350 |
El Buss 320 Pioneiro | 10850 | 2600 | 3350 |
El Buss 340 | 10850 / 11690 / 12000 / 12890 / 13200 | 2600 | 3480 |
El Buss 340 Pioneiro | 12000 / 12890 | 2600 | 3480 |
Jum Buss 360 | 12000 / 12600 / 14000 | 2600 | 3685 |
Jum Buss 380 | 13200 / 14000 | 2600 | 3885 |
Jum Buss 400 | 13200 / 14000 | 2600 | 4000 |
Em 2007 mais reestilizações foram feitas nos modelos para caracterizar um design limpo e arrojado. As linhas geométricas combinadas com formas arredondadas minimizam os ressaltos e perfis, facilitam a limpeza e aumentam a aerodinâmica. Vidros laterais maiores, curvos e térmicos, novos frontais e traseiras modulares, toalete aperfeiçoado, poltrona com opção para cinto de segurança, conjunto óptico externo e iluminação indireta interna. Uma linha completa para todas as aplicações de turismo, fretamento de alto padrão e linhas de grande competitividade.
Desde 2006 nos modelos Jum Buss começavam a ser retirados os perfis dos frisos horizontais acima dos compartimentos de bagagem e depois a série El Buss foi modificada.
Medidas:
Modelo | Comprimento | Largura | Altura |
---|---|---|---|
El Buss 320 | 8460 a 12300 | 2600 | 3260 |
El Buss 340 | 10850 a 15000 | 2500 e 2600 | 3410 |
Jum Buss 360 | 12000 a 15000 | 2600 | 3610 |
Jum Buss 380 | 13200 a 15000 | 2600 | 3810 |
Jum Buss 400 | 13200 a 15000 | 2600 | 3950 |
Em 2008 o modelo Vissta Buss Elegance 360 passa a substituir o modelo Jum Buss 360. Em 2010 os modelos Vissta Buss Elegance 380 e 400 passam a substituir os modelos Jum Buss 380 e 400 P. Posteriormente, no mesmo ano é lançado o Vissta Buss Elegance 340 que volta a integrar o portfólio de produtos que seria um sucessor do Jum Buss 340 encerrado na versão 2 (em 1995). Então os modelos Jum Buss foram removidos da linha de produção, permanecendo somente os El Buss até 2012 quando a Busscar encerrou as atividades.
4.1. Fotos: versão 3 (2001-2012)
4.2. Fotos: características da versão 4 (2001-2012)
Mudanças no período dessa versão:
Principais características:
5. Quinta versão – Nova Busscar (2018-p.)
Voltando ao mercado pela Carbuss – Indústria Catarinense de Carrocerias Ltda, foi apresentado durante a BrasilFret 2018 os novos modelos Vissta Buss 400 e El Buss 320.
Foi feito um estudo de iluminação e cores para proporcionar aconchego e tranquilidade aos passageiros e também facilitar a limpeza. Os novos modelos oferecem opcionais como ar-condicionado, sistema wi-fi, sanitário, entrada USB nas poltronas, preparação para instalação de áudio e vídeo, monitor e geladeira.
Em 2019 durante o encontro das empresas de fretamento foi apresentado a versão El Buss 320 L, com motor dianteiro, utilizado em linhas intermunicipais de pequena e média distância, fretamento eventual curto e contínuo para empresas e instituições de ensino. Entre os diferenciais do modelo está o conjunto óptico com led e a configuração interna pode variar conforme pedido da empresa.
Em 2020 é lançado o modelo El Buss 340 para viagens de curtas e médias distâncias e fretamento. O design clean com novo espelho retrovisor carenado e faróis característicos dos outros modelos. O modelo pode ser configurado com 52 poltronas sem sanitário ou 47 com sanitário. Como itens opcionais conta com câmera de ré e ar-condicionado.
Em 2021 entra no mercado o modelo El Buss FT como complemento para o mercado específico de fretamento, com características simples à manutenção, operação e produção. Largura de 2,6 metros. A cabine foi projetada para facilitar o acesso ao volante. Parede divisória e painel com acabamentos exclusivos do modelo. Sistema de renovação do ar condicionado, janela com abertura e álcool em gel para proteção contra a Covid-19.
5.1. Fotos: características da versão 5 (2018-p.)
6. Transições e modificações
É importante ressaltar que entre as versões, quando as alterações foram feitas, ainda tinham uma espécie de híbridos que saíam com frente de uma versão e traseira de outra. Ou então algum detalhes específico interno ou externo, isso é bastante comum e normal em linhas de produção, até que se esgote o estoque de peças da versão anterior.
Outro fator são as reformas. Como as medidas dos modelos são semelhantes, então muitos moldes e peças são intercambiáveis, podendo utilizar por exemplo uma frente inteira de uma versão mais nova em uma outra antiga em virtude de acidentes. Isso faz com que a classificação de um modelo fique mais complexa caso não se conheça o histórico do veículo e também gerar confusões.
As modificações também foram progressivas, ou seja, não é só porque entrou na linha de produção um modelo ou uma modificação que não poderá mais ser vendido alguma versão antiga. Tudo é questão de demanda: se vai pagar o custo então é possível fazer.
6.1. Busscar Marte
As transformações de modelos antigos para novos, devido a reformas por acidentes ou por renovar o visual do ônibus, para que pareça mais novo, atual ou até para facilitar a troca de peças caso necessário, começou a ser chamado de Marte. A transformação para Marte foi uma definição dada por uma reformadora que até então tem origem indefinida. São feitas adaptações em faróis dianteiros e lanternas traseiras, retrovisores e paralamas (arcos das rodas).
Observações: consultada pesquisa feita por Guilherme Ribeiro. Alguns textos de consulta à revistas Technibus, Transporte Moderno, folders da Busscar e Nielson.