ViaCircular Transporte Coletivo

Comil Svelto / Comil Doppio

ATENÇÃO: não interessa como VOCÊ classifica os modelos, isso é exclusivamente problema SEU. O site aqui não DITA REGRA ALGUMA pra vida de NINGUÉM. Cada um chama o que quiser como quiser. Se quiser chamar de Svelto tomate: problema exclusivo SEU. O site tem um padrão para melhor ORGANIZAÇÃO DELE MESMO e não é regra mundial.

O modelo Comil Svelto desde a sua criação, nunca teve nenhuma definição oficial de versões. Todas versões entre I, II, III, etc etc, sempre foram definidas extra-oficialmente.

Existem muitas divergências para definir cada modelo, muitos consideram algumas mudanças e outros não. Em geral o site ViaCircular utiliza uma forma padrão para definir os modelos apenas para melhor entendimento. Cada um utiliza da forma que achar melhor para si, não é o foco ditar o que é certo ou errado.

Para organização das tabelas e melhor compreendimento, foi adotado as seguintes nomenclaturas desse modelo: Svelto, Svelto II, Svelto III, Svelto IV, Svelto V, Svelto 6, Svelto BRS, Doppio BRT (Articulado), Doppio, Doppio II, Doppio III e Doppio IV. Os modelos I não são necessários citar, visto que não faz o menor sentido. O modelo 6 ficou definido que seria numeral e não em romanos para evitar pilhéria.

O modelo articulado do Svelto se chama Doppio, não sendo necessário mencionar “Doppio Articulado”, pois não existe Doppio não articulado (desnecessário mencionar os articulados com vagão traseiro removido, obviamente vira Svelto).

Svelto é um nome italiano que significa “esbelto” (em tradução direta e correta: vivo) e o nome Doppio significa “duplo”.

Abaixo segue uma tabela dos modelos Svelto x Doppio:

Tabela de Modelos - Svelto x Doppio

Empresas e representantes utilizam o NOME da carroceria e o ANO, pois assim fica mais fácil de pedir peças de reposição. Exemplo: SVELTO 2013, SVELTO 1998, SVELTO 2002, etc.

Índice da página

1. Comil Svelto (1988 até 1995)

Comil Svelto
  • Fabricação: 1988 até 1995
  • Variações: motor dianteiro, motor traseiro, motor central
  • Outras nomenclaturas utilizadas: Svelto 1989, Svelto I

O modelo COMIL SVELTO começou a ser fabricado no final do ano de 1988 (quando a Incasel virou Comil), tinha versões em motor dianteiro, traseiro e central. Começou a ser fabricado com um modelo de traseira que foi modificado mais duas vezes, além de frisos laterais e outros detalhes. Em 1988, foi lançado com uma lanterna traseira de carro (linha Volkswagen Gol e variações) – essa ficou até 1995, quando recebeu lanternas traseiras verticais. Em 1990, o vigia traseiro era um pouco mais embaixo, espaço para eventualmente receber letreiro de informações de itinerário. Em 1994 o friso lateral abaixo das janelas foi removido. Representantes e empresas classificam como SVELTO 1989.

Comil Svelto (motor dianteiro)
Comil Svelto
(motor dianteiro)
Comil Svelto (motor dianteiro - 1ª versão de traseira 1988-1992)
Comil Svelto
(motor dianteiro – 1ª versão de traseira 1988-1992)
Comil Svelto (motor dianteiro - 2ª versão de traseira 1992-1994)
Comil Svelto
(motor dianteiro – 2ª versão de traseira 1992-1994)
Comil Svelto (motor dianteiro - 3ª versão de traseira 1994-1995)
Comil Svelto
(motor dianteiro – 3ª versão de traseira 1994-1995)
Comil Svelto (motor dianteiro, eixo avançado para chassis Scania B111, S112CL e S113C)
Comil Svelto
(motor dianteiro, eixo avançado para chassis Scania B111, S112CL e S113C)
Comil Svelto (motor central)
Comil Svelto
(motor central)
Comil Svelto (motor central)
Comil Svelto
(motor central)
Comil Svelto (motor traseiro)
Comil Svelto
(motor traseiro)
Comil Svelto (motor traseiro)
Comil Svelto
(motor traseiro)

2. Comil Svelto II (1995 até 1996)

Comil Svelto II
  • Fabricação: 1995 até 1996
  • Variações: motor dianteiro, motor traseiro
  • Outras nomenclaturas utilizadas: Svelto 1995, Svelto I

O modelo COMIL SVELTO II começou a ser fabricado em 1995 nas versões em motor dianteiro e traseiro. Muitas polêmicas surgem ao redor dessa versão, muitos dizem que nunca existiu, por ser muito semelhante à versão anterior. Teoricamente é um modelo de transição, pois teve poucas unidades fabricadas e logo entrou o novo modelo em 1996. Dentre as diferenças para com o modelo anterior, a principal delas é o capô dianteiro com faróis redondos. Representantes e empresas classificam como SVELTO 1995.

Comil Svelto II (motor dianteiro)
Comil Svelto II
(motor dianteiro)
Comil Svelto II (motor dianteiro)
Comil Svelto II
(motor dianteiro)
Comil Svelto II (motor dianteiro, carroceria alta para chassis Scania F112HL e F113HL)
Comil Svelto II
(motor dianteiro, carroceria alta para chassis Scania F112HL e F113HL)
Comil Svelto II (motor traseiro)
Comil Svelto II
(motor traseiro)
Comil Svelto II (motor traseiro)
Comil Svelto II
(motor traseiro)

3. Comil Svelto III (1996 até 2000) / Comil Doppio (1995 até 2000)

Comil Svelto III
  • Fabricação: 1996 até 2000 / Doppio: 1995 até 2000
  • Variações: motor dianteiro, motor traseiro, motor central, articulado (chamado de Doppio)
  • Outras nomenclaturas utilizadas: Svelto 1996, Svelto II, Svelto FD

O modelo COMIL SVELTO III começou a ser fabricado em 1996 nas versões em motor dianteiro, traseiro, central e articulado. Foi a primeira a ter versão articulada, chamada de COMIL DOPPIO e começou a ser fabricada em 1995. Esse modelo também é chamado de Svelto II por aqueles que não consideram a versão de 1995. Também é chamado de Svelto FD (FD significa Frente Diferente). Em 1996 e 1997 (tanto Svelto como Doppio) ainda utilizavam a traseira do modelo Svelto II, após 1997 começaram a usar a traseira que ficou até o ano 2000. Representantes e empresas classificam como SVELTO 1996.

Comil Svelto III (motor dianteiro)
Comil Svelto III
(motor dianteiro)
Comil Svelto III (motor dianteiro - 1ª versão de traseira 1996-1997)
Comil Svelto III
(motor dianteiro – 1ª versão de traseira 1996-1997)
Comil Svelto III (motor dianteiro - 2ª versão de traseira 1997-2000)
Comil Svelto III
(motor dianteiro – 2ª versão de traseira 1997-2000)
Comil Svelto III (motor dianteiro, carroceria alta para chassis Scania F112HL e F113HL)
Comil Svelto III
(motor dianteiro, carroceria alta para chassis Scania F112HL e F113HL)
Comil Svelto III (motor central, para chassis Volvo B58 e B10M)
Comil Svelto III
(motor central, para chassis Volvo B58 e B10M)
Comil Svelto III (motor central, para chassis Volvo B58 e B10M)
Comil Svelto III
(motor central, para chassis Volvo B58 e B10M)
Comil Svelto III (motor traseiro)
Comil Svelto III
(motor traseiro)
Comil Svelto III (motor traseiro - 1ª versão de traseira 1996)
Comil Svelto III
(motor traseiro – 1ª versão de traseira 1996)
Comil Svelto III (motor traseiro - 2ª versão de traseira 1997-2000)
Comil Svelto III
(motor traseiro – 2ª versão de traseira 1997-2000)
Comil Svelto III (motor traseiro - frente opcional 1999-2000)
Comil Svelto III
(motor traseiro – frente opcional 1999-2000)
Comil Doppio (Svelto na versão articulada)
Comil Doppio
(Svelto na versão articulada)
Comil Doppio (Svelto na versão articulada - 1ª versão de traseira 1995-1996)
Comil Doppio
(Svelto na versão articulada – 1ª versão de traseira 1995-1996)
Comil Doppio (Svelto na versão articulada - 2ª versão de traseira 1997-2000)
Comil Doppio
(Svelto na versão articulada – 2ª versão de traseira 1997-2000)

4. Comil Svelto IV (2000 até 2007) / Comil Doppio II (2000 até 2011)

Comil Svelto IV
  • Fabricação: 2000 até 2007 / Doppio II: 2000 até 2011
  • Variações: motor dianteiro, motor traseiro, articulado (chamado de Doppio)
  • Outras nomenclaturas utilizadas: Svelto 2000, Svelto III, Svelto NS

O modelo COMIL SVELTO IV começou a ser fabricado em 2000 nas versões em motor dianteiro, traseiro e articulado. A versão articulada é chamada de COMIL DOPPIO II e começou a ser fabricado em 2000. Também chamado de Svelto III por aqueles que não consideram a versão II (1995) e chamado por outros de Svelto NS (NS significa Nova Série). O modelo Svelto IV foi fabricado até o ano de 2007, porém, o Doppio II foi fabricado até 2011. Representantes e empresas classificam como SVELTO 2000.

Comil Svelto IV (motor dianteiro)
Comil Svelto IV
(motor dianteiro)
Comil Svelto IV (motor dianteiro)
Comil Svelto IV
(motor dianteiro)
Comil Svelto IV (motor dianteiro, carroceria alta para chassis Scania F112HL e F113HL)
Comil Svelto IV
(motor dianteiro, carroceria alta para chassis Scania F112HL e F113HL)
Comil Svelto IV (motor traseiro)
Comil Svelto IV
(motor traseiro)
Comil Svelto IV (motor traseiro)
Comil Svelto IV
(motor traseiro)
Comil Doppio II (Svelto na versão articulada)
Comil Doppio II
(Svelto na versão articulada)
Comil Doppio II (Svelto na versão articulada)
Comil Doppio II
(Svelto na versão articulada)

5. Comil Svelto V (2008 até 2012) / Comil Doppio III (2011 até 2013)

Comil Svelto V
  • Fabricação: 2008 até 2012 / Doppio III: 2011 até 2013
  • Variações: motor dianteiro, motor traseiro, articulado (chamado de Doppio)
  • Outras nomenclaturas utilizadas: Svelto 2008, Svelto IV

O modelo COMIL SVELTO V começou a ser fabricado em 2008 nas versões em motor dianteiro, traseiro e articulado. A versão articulada é chamada de COMIL DOPPIO III e começou a ser fabricado em 2011. Também chamado de Svelto IV por aqueles que não consideram a versão II (1995). O modelo Svelto V foi fabricado até o ano de 2012, porém, o Doppio III foi fabricado até 2013. Representantes e empresas classificam como SVELTO 2008.

Comil Svelto V (motor dianteiro)
Comil Svelto V
(motor dianteiro)
Comil Svelto V (motor dianteiro)
Comil Svelto V
(motor dianteiro)
Comil Svelto V (motor traseiro)
Comil Svelto V
(motor traseiro)
Comil Svelto V (motor traseiro)
Comil Svelto V
(motor traseiro)
Comil Doppio III (Svelto na versão articulada)
Comil Doppio III
(Svelto na versão articulada)
Comil Doppio III (Svelto na versão articulada)
Comil Doppio III
(Svelto na versão articulada)

6. Comil Svelto VI (2012 – em produção) / Comil Doppio IV (2013)

Comil Svelto VI
  • Fabricação: 2012 (em produção) / Doppio IV: 2013
  • Variações: motor dianteiro, motor traseiro, piso baixo, articulado (chamado de Doppio)
  • Outras nomenclaturas utilizadas: Svelto 2012, Svelto V

O modelo COMIL SVELTO 6 começou a ser fabricado em 2012 nas versões em motor dianteiro, traseiro, piso baixo e articulado. A versão articulada é chamada de COMIL DOPPIO IV e teve apenas um modelo teste fabricado em 2013. Também chamado de Svelto V por aqueles que não consideram a versão II (1995). O modelo Svelto 6 ainda está sendo fabricado. Representantes e empresas classificam como SVELTO 2012.

Comil Svelto VI (motor dianteiro)
Comil Svelto VI
(motor dianteiro)
Comil Svelto VI (motor dianteiro)
Comil Svelto VI
(motor dianteiro)
Comil Svelto VI (motor traseiro)
Comil Svelto VI
(motor traseiro)
Comil Svelto VI (motor traseiro)
Comil Svelto VI
(motor traseiro)
Comil Svelto VI Piso Baixo (Low Entry)
Comil Svelto VI Piso Baixo
(Low Entry)
Comil Svelto VI Piso Baixo (Low Entry)
Comil Svelto VI Piso Baixo
(Low Entry)
Comil Doppio IV (Svelto na versão articulada)
Comil Doppio IV
(Svelto na versão articulada)
Comil Doppio IV (Svelto na versão articulada)
Comil Doppio IV
(Svelto na versão articulada)

7. Comil Svelto BRS (2013 – em produção) / Comil Doppio BRT (2013 – em produção)

Comil Svelto BRS / BRT
  • Fabricação: 2013 (em produção)
  • Variações: motor traseiro, piso baixo, articulado (chamado de Doppio BRT)
  • Outras nomenclaturas utilizadas: Svelto BRS, Doppio BRT Articulado

O modelo COMIL SVELTO BRS e o modelo COMIL DOPPIO BRT começaram a ser fabricados no ano 2013 e ainda estão em produção. A Comil definiu as nomenclaturas de BRS para o curto e BRT para o articulado. O modelo Svelto, com motorização traseira, ainda possui as opções de piso alto e piso baixo.

Comil Svelto BRS (motor traseiro)
Comil Svelto BRS
(motor traseiro)
Comil Svelto BRS (motor traseiro)
Comil Svelto BRS
(motor traseiro)
Comil Svelto BRS Piso Baixo (Low Entry)
Comil Svelto BRS Piso Baixo
(Low Entry)
Comil Svelto BRS Piso Baixo (Low Entry)
Comil Svelto BRS Piso Baixo
(Low Entry)
Comil Doppio BRT (Svelto BRS na versão articulada)
Comil Doppio BRT
(Svelto BRS na versão articulada)
Comil Doppio BRT (Svelto BRS na versão articulada)
Comil Doppio BRT
(Svelto BRS na versão articulada)

Função desabilitada

Menu