Carrocerias Eliziário S.A.

Índice da Página

Linha do tempo

Década de 20

Eliziário Goulart da Silva, marceneiro, criava carrocerias de caminhões em formato de baú para transporte de cargas.

1945/1946

O primeiro pedido de carrocerias de ônibus feito pela empresa Lagoni de Santo Antônio da Patrulha-RS. Iniciou a produção artesanal das Carrocerias Eliziário Indústria de Ônibus como nome oficial em 1946, desmanchando caminhões para utilizar os chassis para construir as carrocerias.

1947

Lançamento da carroceria Coach com chassis GMC PDI-3703 (Parlor Diesel Intercity – 211 HP, Fabricado em Detroit-USA). A carroceria Coach foi produzida até 1949.

1948

Novo projeto com chassis Scania-Vabis B75 com 50 unidades produzidas.

1950

Novos modelos de chassis no mercado: Aclo, Scania-Vabis, Mercedes-Benz, Delahaye.

1951

Substituição gradativa da madeira pelo metal na construção das estruturas. Lançado Eliziário Belveder com poltronas Pullmann – por isso muitos ônibus vinham com essa inscrição na lateral, simbolizavam o item de conforto dos modelos.

1952

Lançamento do Eliziário Gostosão, com chassis Delahaye (168 HP).

1955

Encarroçamento do modelo Eliziário Gostosão sob chassis Volvo importado. Modelo Eliziário Belveder redesenhado e transformado em Eliziário Imperador e logo depois Imperador Diplomata em 3 versões: Urbana, Rodoviária e Micro-Ônibus.

1956

Novo modelo lançado: Eliziário Coronel.

1957

Lançado modelo Eliziário Sputnik (batizado em virtude do satélite lançado pela União Soviética) com bandeirolas em cima das janelas laterais. Na linha de produção tinham 2 modelos: Sputnik e Imperador.

1958

Modelos do tipo Eliziário Lotação “bicudos” começam a serem produzidos. Encerramento da produção do Eliziário Imperador.

1963

Lançado modelo Eliziário Bi-Campeão, ano do bi-campeonato da seleção brasileira de futebol. Lançado nos modelos urbano, rodoviário e rodoviário super luxo – com a inovação da poltrona “leito” – sugestão de Albino Bianchi da Viação Minuano. Dia 04/05/1963 foi a primeira viagem de ônibus leito de um Eliziário: Porto Alegre x São Paulo com duração de 20 horas.

1965

Lançamento do modelo Astro nas versões urbana e rodoviária. Eliziário detinha 54% do mercado (FABUS).

1967

Novo modelo Eliziário E-3000, simbolizando as 3000 unidades já produzidas. No mesmo ano lançado também o modelo E-3600 nas versões urbana e rodoviária.

1968

Lançado modelo Eliziário E-3600R que seria a versão de luxo do modelo E-3600.

1969

Modelo Apollo 70 lançado em homenagem a Missão Apollo, com recorde de fabricação de 250 carrocerias por mês. Término da produção do modelo Eliziário Astro.

1970

A fábrica da Eliziário com tudo que tinha dentro foi vendida para a Marcopolo (até então chamada de Nicola). Dados não oficiais indicam que foram fabricadas mais de 10.000 ônibus na Eliziário. No mesmo ano a Nicola muda o nome para Marcopolo.

1972-1983

Marcopolo utiliza as instalações da Eliziário para fabricação de carrocerias Marcopolo até 1983.

Dados da empresa

Empresa Desativada

Nome Carrocerias Eliziário S.A. (Empresa adquirida pela Marcopolo)
Fundação 1948, por Eliziário Goulart da Silva
Endereço da fábrica Rua Domingos Rubbo, 863 / Cristo Redentor / Porto Alegre-RS

Atenção: esses dados são as últimas informações obtidas, a empresa está desativada.

Carrocerias de ônibus urbanos e rodoviários

Observação 1: Antigamente a fabricação da carroceria era artesanal, portanto um ônibus de um modelo específico pode ter vários detalhes diferentes de outro ônibus do mesmo modelo. As vezes faltavam peças e utilizavam outras semelhantes, então é bem comum dois ônibus do mesmo modelo serem diferentes.

Observação 2: De acordo com a “nova reforma ortográfica” de 2009, a palavra “Microônibus” passa a ter hífen, porém não é colocada nessa sessão devido ao nome do modelo na época.

Eliziário Apollo 70 Rodoviário
Eliziário Apollo 70 Rodoviário
Eliziário Astro Rodoviário
Eliziário Astro Rodoviário
Eliziário Astro Urbano
Eliziário Astro Urbano
Eliziário Belvedere
Eliziário Belvedere
Eliziário Bi-Campeão Rodoviário
Eliziário Bi-Campeão Rodoviário
Eliziário Bi-Campeão Rodoviário Super Luxo
Eliziário Bi-Campeão Rodoviário Super Luxo
Eliziário Bi-Campeão Urbano
Eliziário Bi-Campeão Urbano
Eliziário Coach Urbano
Eliziário Coach Urbano
Eliziário Coronel
Eliziário Coronel
Eliziário E-3000 Rodoviário
Eliziário E-3000 Rodoviário
Eliziário E-3000 Urbano
Eliziário E-3000 Urbano
Eliziário E-3600 Rodoviário
Eliziário E-3600 Rodoviário
Eliziário E-3600 Urbano
Eliziário E-3600 Urbano
Eliziário E-3600R Rodoviário
Eliziário E-3600R Rodoviário
Eliziário Gostosão Microônibus Rodoviário
Eliziário Gostosão Microônibus Rodoviário
Eliziário Gostosão Rodoviário
Eliziário Gostosão Rodoviário
Eliziário Imperador Rodoviário Luxo
Eliziário Imperador Rodoviário Luxo
Eliziário Jardineira
Eliziário Jardineira
Eliziário Jardineira Urbano
Eliziário Jardineira Urbano
Eliziário Lotação
Eliziário Lotação
Eliziário Microônibus Rodoviário
Eliziário Microônibus Rodoviário
Eliziário Microônibus Urbano
Eliziário Microônibus Urbano
Eliziário Rodoviário
Eliziário Rodoviário
Eliziário Rodoviário Super Luxo
Eliziário Rodoviário Super Luxo
Eliziário Sputnik
Eliziário Sputnik
Eliziário Urbano
Eliziário Urbano