Eliziário Goulart da Silva, marceneiro, criava carrocerias de caminhões em formato de baú para transporte de cargas.
O primeiro pedido de carrocerias de ônibus feito pela empresa Lagoni de Santo Antônio da Patrulha-RS. Iniciou a produção artesanal das Carrocerias Eliziário Indústria de Ônibus como nome oficial em 1946, desmanchando caminhões para utilizar os chassis para construir as carrocerias.
Lançamento da carroceria Coach com chassis GMC PDI-3703 (Parlor Diesel Intercity – 211 HP, Fabricado em Detroit-USA). A carroceria Coach foi produzida até 1949.
Novo projeto com chassis Scania-Vabis B75 com 50 unidades produzidas.
Novos modelos de chassis no mercado: Aclo, Scania-Vabis, Mercedes-Benz, Delahaye.
Substituição gradativa da madeira pelo metal na construção das estruturas. Lançado Eliziário Belveder com poltronas Pullmann – por isso muitos ônibus vinham com essa inscrição na lateral, simbolizavam o item de conforto dos modelos.
Lançamento do Eliziário Gostosão, com chassis Delahaye (168 HP).
Encarroçamento do modelo Eliziário Gostosão sob chassis Volvo importado. Modelo Eliziário Belveder redesenhado e transformado em Eliziário Imperador e logo depois Imperador Diplomata em 3 versões: Urbana, Rodoviária e Micro-Ônibus.
Novo modelo lançado: Eliziário Coronel.
Lançado modelo Eliziário Sputnik (batizado em virtude do satélite lançado pela União Soviética) com bandeirolas em cima das janelas laterais. Na linha de produção tinham 2 modelos: Sputnik e Imperador.
Modelos do tipo Eliziário Lotação “bicudos” começam a serem produzidos. Encerramento da produção do Eliziário Imperador.
Lançado modelo Eliziário Bi-Campeão, ano do bi-campeonato da seleção brasileira de futebol. Lançado nos modelos urbano, rodoviário e rodoviário super luxo – com a inovação da poltrona “leito” – sugestão de Albino Bianchi da Viação Minuano. Dia 04/05/1963 foi a primeira viagem de ônibus leito de um Eliziário: Porto Alegre x São Paulo com duração de 20 horas.
Lançamento do modelo Astro nas versões urbana e rodoviária. Eliziário detinha 54% do mercado (FABUS).
Novo modelo Eliziário E-3000, simbolizando as 3000 unidades já produzidas. No mesmo ano lançado também o modelo E-3600 nas versões urbana e rodoviária.
Lançado modelo Eliziário E-3600R que seria a versão de luxo do modelo E-3600.
Modelo Apollo 70 lançado em homenagem a Missão Apollo, com recorde de fabricação de 250 carrocerias por mês. Término da produção do modelo Eliziário Astro.
A fábrica da Eliziário com tudo que tinha dentro foi vendida para a Marcopolo (até então chamada de Nicola). Dados não oficiais indicam que foram fabricadas mais de 10.000 ônibus na Eliziário. No mesmo ano a Nicola muda o nome para Marcopolo.
Marcopolo utiliza as instalações da Eliziário para fabricação de carrocerias Marcopolo até 1983.
Empresa Desativada
Nome | Carrocerias Eliziário S.A. (Empresa adquirida pela Marcopolo) |
Fundação | 1948, por Eliziário Goulart da Silva |
Endereço da fábrica | Rua Domingos Rubbo, 863 / Cristo Redentor / Porto Alegre-RS |
Atenção: esses dados são as últimas informações obtidas, a empresa está desativada.
Observação 1: Antigamente a fabricação da carroceria era artesanal, portanto um ônibus de um modelo específico pode ter vários detalhes diferentes de outro ônibus do mesmo modelo. As vezes faltavam peças e utilizavam outras semelhantes, então é bem comum dois ônibus do mesmo modelo serem diferentes.
Observação 2: De acordo com a “nova reforma ortográfica” de 2009, a palavra “Microônibus” passa a ter hífen, porém não é colocada nessa sessão devido ao nome do modelo na época.