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Carrocerias Eliziário S.A.
Índice da página
1. Linha do tempo
Histórico (Anos 20-1983)
- Década de 20
Eliziário Goulart da Silva, marceneiro, criava carrocerias de caminhões em formato de baú para transporte de cargas.
- 1945/1946
O primeiro pedido de carrocerias de ônibus feito pela empresa Lagoni de Santo Antônio da Patrulha-RS. Iniciou a produção artesanal das Carrocerias Eliziário Indústria de Ônibus como nome oficial em 1946, desmanchando caminhões para utilizar os chassis para construir as carrocerias.
- 1947
Lançamento da carroceria Coach com chassis GMC PDI-3703 (Parlor Diesel Intercity – 211 HP, Fabricado em Detroit-USA). A carroceria Coach foi produzida até 1949.
- 1948
Novo projeto com chassis Scania-Vabis B75 com 50 unidades produzidas.
- 1950
Novos modelos de chassis no mercado: Aclo, Scania-Vabis, Mercedes-Benz, Delahaye.
- 1951
Substituição gradativa da madeira pelo metal na construção das estruturas. Lançado Eliziário Belveder com poltronas Pullmann – por isso muitos ônibus vinham com essa inscrição na lateral, simbolizavam o item de conforto dos modelos.
- 1952
Lançamento do Eliziário Gostosão, com chassis Delahaye (168 HP).
- 1955
Encarroçamento do modelo Eliziário Gostosão sob chassis Volvo importado. Modelo Eliziário Belveder redesenhado e transformado em Eliziário Imperador e logo depois Imperador Diplomata em 3 versões: Urbana, Rodoviária e Micro-Ônibus.
- 1956
Novo modelo lançado: Eliziário Coronel.
- 1957
Lançado modelo Eliziário Sputnik (batizado em virtude do satélite lançado pela União Soviética) com bandeirolas em cima das janelas laterais. Na linha de produção tinham 2 modelos: Sputnik e Imperador.
- 1958
Modelos do tipo Eliziário Lotação “bicudos” começam a serem produzidos. Encerramento da produção do Eliziário Imperador.
- 1963
Lançado modelo Eliziário Bi-Campeão, ano do bi-campeonato da seleção brasileira de futebol. Lançado nos modelos urbano, rodoviário e rodoviário super luxo – com a inovação da poltrona “leito” – sugestão de Albino Bianchi da Viação Minuano. Dia 04/05/1963 foi a primeira viagem de ônibus leito de um Eliziário: Porto Alegre x São Paulo com duração de 20 horas.
- 1965
Lançamento do modelo Astro nas versões urbana e rodoviária. Eliziário detinha 54% do mercado (FABUS).
- 1967
Novo modelo Eliziário E-3000, simbolizando as 3000 unidades já produzidas. No mesmo ano lançado também o modelo E-3600 nas versões urbana e rodoviária.
- 1968
Lançado modelo Eliziário E-3600R que seria a versão de luxo do modelo E-3600.
- 1969
Modelo Apollo 70 lançado em homenagem a Missão Apollo, com recorde de fabricação de 250 carrocerias por mês. Término da produção do modelo Eliziário Astro.
- 1970
A fábrica da Eliziário com tudo que tinha dentro foi vendida para a Marcopolo (até então chamada de Nicola). Dados não oficiais indicam que foram fabricadas mais de 10.000 ônibus na Eliziário. No mesmo ano a Nicola muda o nome para Marcopolo.
- 1972-1983
Marcopolo utiliza as instalações da Eliziário para fabricação de carrocerias Marcopolo até 1983.
2. Informações da empresa
Empresa Desativada
Razão social | Carrocerias Eliziário S.A. (empresa adquirida pela Carrocerias Nicola S.A. em 1970) |
Fundação | 1948, por Eliziário Goulart da Silva |
Endereço da fábrica | Rua Domingos Rubbo, 863 / Cristo Redentor / Porto Alegre-RS |
Atenção: esses dados são as últimas informações obtidas, a empresa está desativada no segmento carrocerias para ônibus.
3. Carrocerias: informações
Observação 1: antigamente a fabricação da carroceria era artesanal, portanto um ônibus de um modelo específico pode ter vários detalhes diferentes de outro ônibus do mesmo modelo. As vezes faltavam peças e utilizavam outras semelhantes, então é bem comum dois ônibus do mesmo modelo serem diferentes.
Observação 2: de acordo com a “nova reforma ortográfica” de 2009, a palavra “Microônibus” passa a ter hífen, porém não é colocada nessa sessão devido ao nome do modelo na época.
Observação 3: não existe “Astro V”. Algum bocó olhou o emblema de “Astro U” = U de Urbano e achou que fosse um “V” de número 5 em romano. Errado.
Fora de linha |
Tipo | Carroceria Modelo | Tipo | Aplicação | Motor | Fabricação |
Apollo 70 | Convencional | Rodoviário | – | 1969-? | |
Apollo Urbano | Convencional | Urbano | – | 1969-? | |
Astro | Convencional | Urbano e Rodoviário | – | 1965-1969 | |
Belvedere | Convencional | Rodoviário | – | 1951-1955 | |
Bi-Campeão | Convencional | Urbano e Rodoviário | – | 1963-? | |
Bi-Campeão Rodoviário Super Luxo | Convencional | Rodoviário | – | – | |
Coach | Convencional | Urbano e Rodoviário | – | 1952-? | |
Coach Micro-ônibus Rodoviário | Convencional | Rodoviário | – | – | |
Coronel | Convencional | Urbano | – | 1956-? | |
E-3000 | Convencional | Urbano e Rodoviário | – | 1967-? | |
E-3600 | Convencional | Urbano e Rodoviário | – | 1967-? | |
E-3600R | Convencional | Rodoviário | – | 1968-? | |
Imperador Rodoviário Luxo | Convencional | Rodoviário | – | 1955-1958 | |
Imperador Diplomata | Convencional | Rodoviário | – | 1955-1958 | |
Imperador Urbano | Convencional | Urbano | – | 1955-1958 | |
Jardineira | Convencional | Urbano e Rodoviário | – | – | |
Lotação | Convencional | Urbano | – | 1958-? | |
Micro-ônibus | Convencional | Urbano e Rodoviário | – | – | |
Rodoviário | Convencional | Rodoviário | – | 1963-? | |
Rodoviário Super Luxo | Convencional | Rodoviário | – | 1963-? | |
Sputnik | Convencional | Rodoviário | – | 1957-? | |
Urbano | Convencional | Urbano | – | – |