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Marcopolo Torino
ATENÇÃO: não interessa como VOCÊ classifica os modelos, isso é exclusivamente problema SEU. O site aqui não DITA REGRA ALGUMA pra vida de NINGUÉM. Cada um chama o que quiser como quiser. Se quiser chamar de Torino batata: problema exclusivo SEU. O site tem um padrão para melhor ORGANIZAÇÃO DELE MESMO e não é regra mundial.
O modelo Marcopolo Torino está em meio de várias confusões de nomenclaturas tanto de empresas, quanto de usuários, de busólogos, de entusiastas e da própria fábrica. Oficialmente a única nomenclatura classificada pela fábrica foi TORINO GV. Nenhuma outra nomenclatura é oficial, apenas inventadas e/ou deduzidas por meio de bom senso.
Ainda existem muitas discussões a respeito de existir ou não, então como uma forma mais fácil de ser entendida, adotou-se um PADRÃO geral para utilização nas tabelas e nos textos de referência no site. Apesar de utilizar em específico essa forma, vai ser explicada a origem de cada uma.
Não tem como definir de onde o modelo TORINO surgiu. Apesar da ENORME semelhança entre o Torino e o San Remo II, nem a própria fábrica confirma essa sequência. Como também teve Veneza I e Veneza II, San Remo I e San Remo II, logo, não tem como tirar conclusões, apenas são modelos diferentes.
Até as plaquetas de identificações são confusas, não são confiáveis. Como ilustrado (nas imagens abaixo), tem Torino G6 sendo chamado de Torino GV e apenas Torino. Tem Torino G7 sendo chamado de Torino G6 e apenas Torino. Ambos são chamados apenas de Torino por várias gerações e ao mesmo tempo não. Há relatos até de Torino com plaqueta de VIALE, Viale com plaqueta de TORINO (como exemplo abaixo) e até Senior Midi com plaqueta escrito TORINO.
Empresas e representantes utilizam o NOME da carroceria e o ANO, pois assim fica mais fácil de pedir peças de reposição. Exemplo: TORINO 2013, TORINO 1998, TORINO 2002, etc.
Modelos reencarroçados podem driblar as versões lançadas, se a empresa paga, a fábrica faz sob medida.
A letra G significa GERAÇÃO. G4 = Geração 4, GV = Geração 5 (V = 5 em algarismos romanos), etc.
Índice da página
1. Marcopolo Torino (1983 até 1988)
- Fabricação: 1983 até 1988
- Variações: motor dianteiro, motor traseiro, motor central, articulado, intermunicipal, trólebus
- Outras nomenclaturas utilizadas: Torino G3, Torino G4, Torino 1983
O modelo MARCOPOLO TORINO começou a ser fabricado no ano de 1983, tinha versões em motor dianteiro, traseiro e central, articulado (podendo facilmente ser confundido com MARCOPOLO ARTICULADO e MARCOPOLO SAN REMO II ARTICULADO), intermunicipal (podendo facilmente ser confundido com MARCOPOLO TORINO G4 INTERMUNICIPAL e MARCOPOLO ALLEGRO G4), trólebus ou trolleybus e Romeu e Julieta – esse último nunca visto, apenas foi apresentado em folheto da Marcopolo. Chamado por alguns de TORINO G3 ou TORINO 1983. Há teorias de que esse modelo também era chamado de Torino da geração 4, como consta em folheto da Marcopolo.
2. Marcopolo Torino G4 (1988 até 1994)
- Fabricação: 1988 até 1994
- Variações: motor dianteiro, motor traseiro, motor central, articulado, biarticulado, intermunicipal, trólebus
- Outras nomenclaturas utilizadas: Torino LN, Torino Ferro, Torino GIV, Torino 1989
O modelo MARCOPOLO TORINO G4 começou a ser fabricado em 1988 nas versões em motor dianteiro, traseiro e central, articulado, biarticulado e intermunicipal (podendo facilmente ser confundido com MARCOPOLO ALLEGRO G4). Chamado por alguns de TORINO 1989 e TORINO LN, onde LN significa “letreiro novo”, que era uma das grandes diferenças marcantes entre esse e o modelo anterior. Surgiram algumas variações desse modelo. Uma dessas variações são as janelas de ferro, por isso surgiu o nome TORINO FERRO. E entre motoristas também saiu o nome de RABO QUENTE para os motores traseiros. A partir de 1993 o modelo intermunicipal recebeu modificações e passou a se chamar Allegro.
3. Marcopolo Torino GV (1994 até 1999)
- Fabricação: 1994 até 1999
- Variações: motor dianteiro, motor traseiro, motor central, articulado, biarticulado, piso baixo, trólebus
- Outras nomenclaturas utilizadas: Torino 1995
O modelo MARCOPOLO TORINO GV começou a ser fabricado em 1994 nas versões em motor dianteiro, traseiro e central, articulado, biarticulado (chamados de LS, que significa “Long Size” – tamanho longo), piso baixo (chamado de “Low-Entry” – entrada baixa, sem degraus) e trólebus ou trolleybus. É a única nomenclatura apresentada oficialmente “Torino GV”. Chamado também de TORINO 1995. A partir da Geração 5, a versão intermunicipal passa a se chamar Allegro.
4. Marcopolo Torino G6 (1999 até 2007)
- Fabricação: 1999 até 2007
- Variações: motor dianteiro, motor traseiro, motor central, articulado, biarticulado, piso baixo
- Outras nomenclaturas utilizadas: Torino GV II, Torino GV2, Torino GVU, Torino 1999
O modelo MARCOPOLO TORINO G6 começou a ser fabricado em 1999 nas versões em motor dianteiro, traseiro e central, articulado, biarticulado (chamados de LS, que significa “Long Size” – tamanho longo) e piso baixo (chamado de “Low-Entry” – entrada baixa, sem degraus). Existe uma polêmica sobre essa nomenclatura “TORINO G6”, pois muitos não consideram essa versão por ela ser uma reestilização do TORINO GV. O projeto e as linhas da carroceria seguem os mesmos do modelo anterior, porém com algumas alterações. É claro que se for levar isso em conta, então teria que não classificar a carroceria Caio Apache Vip II e Caio Apache Vip III. Então é tudo questão de bom senso, teve diferencial, então para melhor entendimento e organização, é mais fácil classificar de forma lógica. E como foi visto acima, a própria fábrica não consegue fazer essa classificação, deixando muitas dúvidas, logo: bom senso faz tudo. Por esses motivos que é possível encontrar pela internet nomes dessa carroceria como TORINO GV II ou Torino GV2. Também apareceu o nome TORINO GVU, que é como sai no registro dos documentos do veículo no Detran (que como todos sabemos, não é fonte confiável para nomenclaturas). Representantes e empresas classificam como TORINO 1999.
5. Marcopolo Torino G7 (2007 até 2015)
- Fabricação: 2007 até 2015
- Variações: motor dianteiro, articulado
- Outras nomenclaturas utilizadas: Torino G6, Torino 2007
O modelo MARCOPOLO TORINO G7 começou a ser fabricado em 2007 nas versões em motor dianteiro e articulado. Para exportação é possível encontrar esse modelo em motor traseiro. O modelo similar considerado para mercado interno foi o MARCOPOLO GRAN VIALE. Com a treta do modelo anterior, pode ser chamado de TORINO G6 pelos revolucionários que não aceitam a reestilização do TORINO GV. Representantes e empresas classificam como TORINO 2007.
6. Marcopolo Torino G8 (2013 – em produção)
- Fabricação: 2013 (em produção
- Variações: motor dianteiro, motor traseiro, articulado, piso baixo
- Outras nomenclaturas utilizadas: New Torino, Torino G7, Torino 2014
O modelo MARCOPOLO TORINO G8 começou a ser fabricado em 2014 nas versões em motor dianteiro e traseiro, articulado (chamado de “Express” – expresso, criado visando o mercado do sistema BRT em uma carroceria mais barata) e piso baixo (chamado de “Low-Entry” – entrada baixa, sem degraus). Mesma coisa de quem não aceita a reestilização do TORINO GV, então chamam esse modelo de TORINO G7. Foi lançado com o nome de NEW TORINO, e alguns adotaram esse nome (quero ver no próximo modelo, se vão continuar chamando de “NEW”). Representantes e empresas classificam como TORINO 2014.