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Agrale 1600 (MWM D-229-3)

Agrale 1600 (MWM D-229-3)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Obs.: O mesmo modelo que era utilizado no caminhão também era usado por Micro-ônibus escolar
Fabricação: 1986-1996
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (IMG – Sem data mencionada) e Publicação da Agrale (1991) republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Com o Agrale 1600 você acerta na primeira: é o único no seu tamanho

Com o Agrale 1600, você leva a vantagem de primeira: é o caminhão no tamanho certo para transportar 1600kg de carga com o máximo de economia de combustível e de aproveitamento de espaço.

Ganha espaço na segunda: cabine avançada com três lugares

A segunda vantagem você leva na moderna cabine avançada de fibra de vidro (mais leve e não enferruja), com três lugares. bancos anatômicos ajustáveis, painel com design exclusivo e todo conforto para o motorista e dois acompanhantes. Beleza pura.

Ultrapassa na terceira: maior capacidade de carga

Na terceira vantagem, o Agrale 1600 deixa longe qualquer outro graças à sua cabine avançada e ao assoalho liso e plano, tem uma carroceria com grande espaço útil. E o veículo de capacidade de carga mais racional na sua faixa. E tem outra: por seu assoalho estar a 80cm do solo, é o caminhão mais fácil de carregar e descarregar.Moleza.

Aumenta a distância na quarta: potente motor, diesel

A quarta vantagem fica por conta de seu potente motor a diesel, que trabalha sempre com um perfeito aproveitamento de sua potência, permitindo o transporte de uma carga maior com menor consumo de combustível. Uma caixa de 5 marchas à frente garante o seu maior desempenho e o menor desgaste de suas partes vitais.

Segue folgado na quinta: o mais baixo custo de manutenção

Na quinta vantagem, o Agrale 1600 segue na frente: é o mais baixo custo de manutenção. Bem dimensionado, de mecânica simples, é um caminhão que utiliza componentes de alta qualidade. Mas não é só. Forte e econômico, ele é, antes de tudo, um versátil. Dependendo da carroceria, vocês faz dele o que quiser. Distribui produtos, apanha cargas, transporta colegiais, e por aí vai…
Apresentado também nas versões 4×4 (tração nas 4 rodas), FurgoVan, Cabine dupla e Ambulância. Procure conhecê-lo no distribuidor Agrale de sua cidade.

Você vai descobrir um caminhão com quilômetros de vantagens sobre qualquer outro.

Motor
Modelo: MWM D-229/3
Tipo: 3 cilindros em linha
Potência máxima: 63 cv (46,32 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: 186,4 Nm (19 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: DIN 70020
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 4
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 2.940 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 102
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 16,6:1
Ordem de ignição: 1-3-2
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Simples, com sistema de deaeração permanente, com elemento de papel
Sistema de lubrificação: Bomba de óleo de engrenagens
Sistema de arrefecimento: Radiador pressurizado
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: Clark 240V
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,331:1
2ª – 3,603:1
3ª – 2,152:1
4ª – 1,402:1
5ª – 1,000:1
ré – 6,424:1

Embreagem
Modelo: Borg Warner – Diafragma
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 165,1 mm (interno)
279,4 mm (externo)

Direção
Modelo: TRW – GEMMER Y5D
Tipo: Mecânica
Diâmetro do volante (mm): 430
Círculo de viragem: 13,8 m
Opcional
Modelo: DHB FX 1397
Tipo: Hidráulica
Diâmetro do volante (mm): 450
Círculo de viragem: 14,00 m

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 90 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Braseixos EB 3800
Tipo: Viga tipo “I”
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Braseixos EB 407
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 3,73:1 (41:11)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Interligada por molas semielípticas
Amortecedores: Dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Interligada por molas semielípticas
Amortecedores: Dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: RS: 6 JJ x 16 CH
RD: 5.50 F x 16 SDC
Aros das rodas – opcionais: RS: 6 K x 16 H2
Pneumáticos: RS: 7.00 x 16 – 8 lonas
RD: 6.50 x 16 – 6 lonas
Rodado traseiro: Simples (RS) ou Duplo (RD)

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, em aço com componente rebitado, 2 longarinas, 6 travessas e 2 tubos
Módulo seccional: 41,15 cm³
Longarinas
Altura: 5060
Largura: 1240

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico Duo Servo, com reservatório de vácuo de 22 l. A disco ventilado, acionado por único cilindro na dianteira e a tambor, duo servo na traseira. Opcional servo assistido Bendix
Espessura da lona (mm): 30
Diâmetro do disco (mm): 305 (dianteiro)
Diâmetro do tambor (mm): 330,2
Largura da lona traseira: 88,9 mm auto-ajustável
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico com atuação nas rodas traseiras
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 724 cm²
Eixo traseiro: 897 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: RS: 1230
RD: 1245
Eixo traseiro: RS: 610
RD: 690
Total: RS: 1840
RD: 1935
Pesos
Eixo dianteiro: RS: 1542
RD: 1600
Eixo traseiro: RS: 2458
RD: 2550
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): RS: 4000
RD: 4150
Capacidade máxima de tração (CMT): 6000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 90
Óleo no cárter, máx./min.: 7,0
Caixa de mudanças: 3,5 (SAE-EP-90)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 2,5 (SAE 90 SP)
Direção hidráulica: 1,5 (ATF ou similar)
Sistema de arrefecimento: 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 2800
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1670
(F) Bitola – eixo traseiro: RS: 1670
RD: 1720
(G) Largura no eixo dianteiro: 1900
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): RS: 1880
RD: 2150
(K) Vão livre dianteiro: RS: 230
RD: 220
(L) Vão livre traseiro: RS: 200
RD: 190
Carroceria
(B) Comprimento total: 5255
(N) Largura externa: 2600 (total com retrovisor)
(O) Altura externa: RS: 2354
RD: 2344

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): RS: 104,7
RD: 101,3
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 10,5

Função desabilitada

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