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Agrale 1600 D-RS e D-RO (D-229/3)

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | O mesmo modelo que era utilizado no caminhão também era usado por Micro-ônibus escolar |
Fabricação: | 1989-1996 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Publicação da Agrale (1991) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros |
Com o Agrale 1600 você acerta na primeira: é o único no seu tamanho
Com o Agrale 1600, você leva a vantagem de primeira: é o caminhão no tamanho certo para transportar 1600kg de carga com o máximo de economia de combustível e de aproveitamento de espaço.
Ganha espaço na segunda: cabine avançada com três lugares
A segunda vantagem você leva na moderna cabine avançada de fibra de vidro (mais leve e não enferruja), com três lugares. bancos anatômicos ajustáveis, painel com design exclusivo e todo conforto para o motorista e dois acompanhantes. Beleza pura.
Ultrapassa na terceira: maior capacidade de carga
Na terceira vantagem, o Agrale 1600 deixa longe qualquer outro graças à sua cabine avançada e ao assoalho liso e plano, tem uma carroceria com grande espaço útil. E o veículo de capacidade de carga mais racional na sua faixa. E tem outra: por seu assoalho estar a 80cm do solo, é o caminhão mais fácil de carregar e descarregar. Moleza.
Aumenta a distância na quarta: potente motor, diesel
A quarta vantagem fica por conta de seu potente motor a diesel, que trabalha sempre com um perfeito aproveitamento de sua potência, permitindo o transporte de uma carga maior com menor consumo de combustível. Uma caixa de 5 marchas à frente garante o seu maior desempenho e o menor desgaste de suas partes vitais.
Segue folgado na quinta: o mais baixo custo de manutenção
Na quinta vantagem, o Agrale 1600 segue na frente: é o mais baixo custo de manutenção. Bem dimensionado, de mecânica simples, é um caminhão que utiliza componentes de alta qualidade. Mas não é só. Forte e econômico, ele é, antes de tudo, um versátil. Dependendo da carroceria, vocês faz dele o que quiser. Distribui produtos, apanha cargas, transporta colegiais, e por aí vai…
Apresentado também nas versões 4×4 (tração nas 4 rodas), FurgoVan, Cabine dupla e Ambulância. Procure conhecê-lo no distribuidor Agrale de sua cidade.
Você vai descobrir um caminhão com quilômetros de vantagens sobre qualquer outro.
Modelo: | MWM D-229/3 diesel |
Tipo: | 3 cilindros em linha |
Potência máxima: | 63 cv (46,32 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | 186,4 Nm (19 mkgf) @ 1600 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 2.940 cm³ |
Relação de compressão: | 16,6:1 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | Clark 240V |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,331:1 2ª – 3,603:1 3ª – 2,152:1 4ª – 1,402:1 5ª – 1,000:1 ré – 6,424:1 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Diâmetro do disco: | 165,1 mm (interno) 279,4 mm (externo) |
Tipo: | Mecânica, mancal duplo (pinhão e cremalheira) Hidráulica (opcional) |
Círculo de viragem: | 13,8 m |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 90 Ah |
Eixo Traseiro Motriz | |
Redução: | 3,73:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas com duplo estágio de flexibilidade |
Amortecedores: | Dupla ação |
Aros das rodas: | 5.50F x 16” SDC |
Pneumáticos: | 7.00 x 16” (D-RS) 6.50 x 16” (D-RO) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado a frio |
Módulo seccional: | 41,15 cm³ |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, servo assistido, com reservatório de vácuo de 22 l. A disco ventilado, acionado por único cilindro na dianteira e a tambor, duo servo na traseira |
Espessura da lona (mm): | 30 |
Diâmetro do disco (mm): | 305 (dianteiro) |
Diâmetro do tambor (mm): | 330,2 (traseiro) |
Largura da lona traseira: | 88,9 mm auto-ajustável |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 332 cm² |
Eixo traseiro: | 968 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1230 (D-RS) 1245 (D-RO) |
Eixo traseiro: | 610 (D-RS) 690 (D-RO) |
Total: | 1840 (D-RS) 1935 (D-RO) |
Carga máxima por eixo | |
Total: | 2160 (D-RS) 2215 (D-RO) |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 4000 (D-RS) 4150 (D-RO) |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 6000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 1600 |
Eixo traseiro: | 2800 |
Tanque de combustível: | 90 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 7 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |

(A) Distância entre-eixos: | 2800 |
(B) Comprimento total: | 5255 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1670 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1670 (D-RS) 1720 (D-RO) |
Carroceria | |
Largura externa: | 2600 (total com retrovisor) |
Altura mínima ao solo: | 200 (D-RS) 190 (D-RO) |
Altura máxima ao solo: | 2354 (D-RS) 2344 (D-RO) |