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Agrale 1600 D-RS e D-RO (D-229/4)

Agrale 1600 D-RS e D-RO (D-229/4)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Obs.: O mesmo modelo que era utilizado no caminhão também era usado por Micro-ônibus escolar
Fabricação: 1989-1996
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (1991) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Com o Agrale 1600 você acerta na primeira: é o único no seu tamanho

Com o Agrale 1600, você leva a vantagem de primeira: é o caminhão no tamanho certo para transportar 1600kg de carga com o máximo de economia de combustível e de aproveitamento de espaço.

Ganha espaço na segunda: cabine avançada com três lugares

A segunda vantagem você leva na moderna cabine avançada de fibra de vidro (mais leve e não enferruja), com três lugares. bancos anatômicos ajustáveis, painel com design exclusivo e todo conforto para o motorista e dois acompanhantes. Beleza pura.

Ultrapassa na terceira: maior capacidade de carga

Na terceira vantagem, o Agrale 1600 deixa longe qualquer outro graças à sua cabine avançada e ao assoalho liso e plano, tem uma carroceria com grande espaço útil. E o veículo de capacidade de carga mais racional na sua faixa. E tem outra: por seu assoalho estar a 80cm do solo, é o caminhão mais fácil de carregar e descarregar. Moleza.

Aumenta a distância na quarta: potente motor, diesel

A quarta vantagem fica por conta de seu potente motor a diesel, que trabalha sempre com um perfeito aproveitamento de sua potência, permitindo o transporte de uma carga maior com menor consumo de combustível. Uma caixa de 5 marchas à frente garante o seu maior desempenho e o menor desgaste de suas partes vitais.

Segue folgado na quinta: o mais baixo custo de manutenção

Na quinta vantagem, o Agrale 1600 segue na frente: é o mais baixo custo de manutenção. Bem dimensionado, de mecânica simples, é um caminhão que utiliza componentes de alta qualidade. Mas não é só. Forte e econômico, ele é, antes de tudo, um versátil. Dependendo da carroceria, vocês faz dele o que quiser. Distribui produtos, apanha cargas, transporta colegiais, e por aí vai…
Apresentado também nas versões 4×4 (tração nas 4 rodas), FurgoVan, Cabine dupla e Ambulância. Procure conhecê-lo no distribuidor Agrale de sua cidade.
Você vai descobrir um caminhão com quilômetros de vantagens sobre qualquer outro.

Motor
Modelo: MWM D-229/4 diesel
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 88 cv (64,70 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: 258,9 Nm (26,4 mkgf) @ 1600 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.920 cm³
Relação de compressão: 16,6:1
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: Clark 240V
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,331:1
2ª – 3,603:1
3ª – 2,152:1
4ª – 1,402:1
5ª – 1,000:1
ré – 6,424:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 165,1 mm (interno)
279,4 mm (externo)

Direção
Tipo: Mecânica, mancal duplo (pinhão e cremalheira)
Hidráulica (opcional)
Círculo de viragem: 13,8 m

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Redução: 3,73:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas com duplo estágio de flexibilidade
Amortecedores: Dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 5.50F x 16” SDC
Pneumáticos: 7.00 x 16” (D-RS)
6.50 x 16” (D-RO)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, com dupla longarina, rebitado a frio
Módulo seccional: 90,57 cm³

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, servo assistido, com reservatório de vácuo de 22 l. A disco ventilado, acionado por único cilindro na dianteira e a tambor, duo servo na traseira
Espessura da lona (mm): 30
Diâmetro do disco (mm): 305 (dianteiro)
Diâmetro do tambor (mm): 330,2 (traseiro)
Largura da lona traseira: 88,9 mm auto-ajustável
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 332 cm²
Eixo traseiro: 968 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1230 (D-RS)
1245 (D-RO)
Eixo traseiro: 610 (D-RS)
690 (D-RO)
Total: 1840 (D-RS)
1935 (D-RO)
Carga máxima por eixo
Total: 2160 (D-RS)
2215 (D-RO)
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 4000 (D-RS)
4150 (D-RO)
Capacidade máxima de tração (CMT): 6000
Pesos
Eixo dianteiro: 1600
Eixo traseiro: 2800

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 90
Óleo no cárter, máx./min.: 9
Sistema de arrefecimento: 16

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 2800
(B) Comprimento total: 5255
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1670
(F) Bitola – eixo traseiro: 1670 (D-RS)
1720 (D-RO)
Carroceria
Largura externa: 2600 (total com retrovisor)
Altura mínima ao solo: 200 (D-RS)
190 (D-RO)
Altura máxima ao solo: 2354 (D-RS)
2344 (D-RO)

Função desabilitada

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