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Agrale 1800 (Perkins Q20B4.236)

| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano |
| Fabricação: | 1988-1996 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Fonte dos dados: | Publicação da Agrale (IMG – Sem data mencionada) e Publicação da Agrale (1991) republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros |
Motor
| Modelo: | Perkins Q20B4.236 |
| Tipo: | 4 cilindros em linha |
| Potência máxima: | 90 cv (66,17 kW) @ 2800 rpm |
| Torque máximo: | 275,6 Nm (28,1 mkgf) @ 1600 rpm |
| NBR – Medição: | DIN 70020 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 3.870 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 98,43 |
| Curso do pistão (mm): | 127 |
| Relação de compressão: | 16:1 |
| Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
| Bomba injetora | |
| Modelo: | Bosch |
| Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
| Modelo: | Clark 240V |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 6,331:1 2ª – 3,603:1 3ª – 2,152:1 4ª – 1,402:1 5ª – 1,000:1 ré – 6,424:1 |
Embreagem
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Diâmetro do disco: | 165,1 mm (interno) 279,4 mm (externo) |
Direção
| Tipo: | Mecânica, mancal duplo (pinhão e cremalheira) Hidráulica (opcional) |
| Círculo de viragem: | 13,8 m |
Sistema Elétrico
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 35 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Braseixos EB 3800 |
| Tipo: | Viga tipo “I” |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Braseixos E 407 Opcional: Dana 60 |
| Tipo: | Totalmente flutuante |
| Redução: | 3,73:1 (41:11) |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
| Amortecedores: | Dupla ação |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas com duplo estágio de flexibilidade |
| Amortecedores: | Dupla ação |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | RS: 6 JJ x 16 CH RD: 5.50 F x 16 SDC |
| Aros das rodas – opcionais: | RS: 6 K x 16 H2 |
| Pneumáticos: | RS: 7.50 x 16 RD: 7.00 x 16 |
| Rodado traseiro: | Simples (RS) ou Duplo (RD) |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Escada, com dupla longarina. Em aço com componente rebitado a frio, 2 longarinas, 6 travessas e 3 tubos |
| Módulo seccional: | 90,57 cm³ |
| Longarinas | |
| Altura: | 5060 |
| Largura: | 1240 |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Hidráulico, servo assistido, com reservatório de vácuo de 22 l. A disco ventilado, acionado por único cilindro na dianteira e a tambor, duo servo na traseira |
| Espessura da lona (mm): | 30 |
| Diâmetro do disco (mm): | 305 (dianteiro) |
| Diâmetro do tambor (mm): | 330,2 (traseiro) |
| Largura da lona traseira: | 88,9 mm auto-ajustável |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Mecânico com atuação nas rodas traseiras |
| Área de frenagem | |
| Eixo dianteiro: | 332 cm² |
| Eixo traseiro: | 968 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | RS: 1312 RD: 1328 |
| Eixo traseiro: | RS: 636 RD: 715 |
| Total: | RS: 1948 RD: 2043 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 1670 |
| Eixo traseiro: | RS: 2530 RD: 2680 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | RS: 4200 RD: 4350 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 90 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 7,0 |
| Caixa de mudanças: | 3,5 (SAE-EP-90) |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 2,5 (SAE 90) |
| Sistema de arrefecimento: | 17 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 2800 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1670 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | RS: 1670 RD: 1720 |
| (G) Largura no eixo dianteiro: | 1870 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | RS: 1900 RD: 2170 |
| (K) Vão livre dianteiro: | RS: 245 RD: 235 |
| (L) Vão livre traseiro: | RS: 235 RD: 225 |
| Carroceria | |
| (B) Comprimento total: | 5255 |
| (N) Largura externa: | 2600 |
| (O) Altura externa: | RS: 2354 RD: 2344 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Velocidade máxima (km/h): | RS: 108,10 RD: 104,71 |
