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Agrale 1800 (Perkins Q20B4.236)

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1988-1996 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Publicação da Agrale (IMG – Sem data mencionada) e Publicação da Agrale (1991) republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros |
Motor
Modelo: | Perkins Q20B4.236 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 90 cv (66,17 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | 275,6 Nm (28,1 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | DIN 70020 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.870 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 98,43 |
Curso do pistão (mm): | 127 |
Relação de compressão: | 16:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
Modelo: | Clark 240V |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,331:1 2ª – 3,603:1 3ª – 2,152:1 4ª – 1,402:1 5ª – 1,000:1 ré – 6,424:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Diâmetro do disco: | 165,1 mm (interno) 279,4 mm (externo) |
Direção
Tipo: | Mecânica, mancal duplo (pinhão e cremalheira) Hidráulica (opcional) |
Círculo de viragem: | 13,8 m |
Sistema Elétrico
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Braseixos EB 3800 |
Tipo: | Viga tipo “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Braseixos E 407 Opcional: Dana 60 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 3,73:1 (41:11) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas com duplo estágio de flexibilidade |
Amortecedores: | Dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | RS: 6 JJ x 16 CH RD: 5.50 F x 16 SDC |
Aros das rodas – opcionais: | RS: 6 K x 16 H2 |
Pneumáticos: | RS: 7.50 x 16 RD: 7.00 x 16 |
Rodado traseiro: | Simples (RS) ou Duplo (RD) |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, com dupla longarina. Em aço com componente rebitado a frio, 2 longarinas, 6 travessas e 3 tubos |
Módulo seccional: | 90,57 cm³ |
Longarinas | |
Altura: | 5060 |
Largura: | 1240 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, servo assistido, com reservatório de vácuo de 22 l. A disco ventilado, acionado por único cilindro na dianteira e a tambor, duo servo na traseira |
Espessura da lona (mm): | 30 |
Diâmetro do disco (mm): | 305 (dianteiro) |
Diâmetro do tambor (mm): | 330,2 (traseiro) |
Largura da lona traseira: | 88,9 mm auto-ajustável |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico com atuação nas rodas traseiras |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 332 cm² |
Eixo traseiro: | 968 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | RS: 1312 RD: 1328 |
Eixo traseiro: | RS: 636 RD: 715 |
Total: | RS: 1948 RD: 2043 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 1670 |
Eixo traseiro: | RS: 2530 RD: 2680 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | RS: 4200 RD: 4350 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 90 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 7,0 |
Caixa de mudanças: | 3,5 (SAE-EP-90) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 2,5 (SAE 90) |
Sistema de arrefecimento: | 17 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 2800 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1670 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | RS: 1670 RD: 1720 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 1870 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | RS: 1900 RD: 2170 |
(K) Vão livre dianteiro: | RS: 245 RD: 235 |
(L) Vão livre traseiro: | RS: 235 RD: 225 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 5255 |
(N) Largura externa: | 2600 |
(O) Altura externa: | RS: 2354 RD: 2344 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | RS: 108,10 RD: 104,71 |