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Agrale 1800 (Perkins Q20B4.236)

Agrale 1800 (Perkins Q20B4.236)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Fabricação: 1988-1996
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (IMG – Sem data mencionada) e Publicação da Agrale (1991) republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Motor
Modelo: Perkins Q20B4.236
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 90 cv (66,17 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: 275,6 Nm (28,1 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: DIN 70020
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.870 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 98,43
Curso do pistão (mm): 127
Relação de compressão: 16:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: Clark 240V
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,331:1
2ª – 3,603:1
3ª – 2,152:1
4ª – 1,402:1
5ª – 1,000:1
ré – 6,424:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 165,1 mm (interno)
279,4 mm (externo)

Direção
Tipo: Mecânica, mancal duplo (pinhão e cremalheira)
Hidráulica (opcional)
Círculo de viragem: 13,8 m

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Braseixos EB 3800
Tipo: Viga tipo “I”
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Braseixos E 407
Opcional: Dana 60
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 3,73:1 (41:11)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas com duplo estágio de flexibilidade
Amortecedores: Dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: RS: 6 JJ x 16 CH
RD: 5.50 F x 16 SDC
Aros das rodas – opcionais: RS: 6 K x 16 H2
Pneumáticos: RS: 7.50 x 16
RD: 7.00 x 16
Rodado traseiro: Simples (RS) ou Duplo (RD)

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, com dupla longarina. Em aço com componente rebitado a frio, 2 longarinas, 6 travessas e 3 tubos
Módulo seccional: 90,57 cm³
Longarinas
Altura: 5060
Largura: 1240

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, servo assistido, com reservatório de vácuo de 22 l. A disco ventilado, acionado por único cilindro na dianteira e a tambor, duo servo na traseira
Espessura da lona (mm): 30
Diâmetro do disco (mm): 305 (dianteiro)
Diâmetro do tambor (mm): 330,2 (traseiro)
Largura da lona traseira: 88,9 mm auto-ajustável
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico com atuação nas rodas traseiras
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 332 cm²
Eixo traseiro: 968 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: RS: 1312
RD: 1328
Eixo traseiro: RS: 636
RD: 715
Total: RS: 1948
RD: 2043
Pesos
Eixo dianteiro: 1670
Eixo traseiro: RS: 2530
RD: 2680
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): RS: 4200
RD: 4350

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 90
Óleo no cárter, máx./min.: 7,0
Caixa de mudanças: 3,5 (SAE-EP-90)
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 2,5 (SAE 90)
Sistema de arrefecimento: 17

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 2800
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1670
(F) Bitola – eixo traseiro: RS: 1670
RD: 1720
(G) Largura no eixo dianteiro: 1870
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): RS: 1900
RD: 2170
(K) Vão livre dianteiro: RS: 245
RD: 235
(L) Vão livre traseiro: RS: 235
RD: 225
Carroceria
(B) Comprimento total: 5255
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: RS: 2354
RD: 2344

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): RS: 108,10
RD: 104,71

Função desabilitada

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