ViaCircular Transporte Coletivo

Agrale MA 10.0 (ISF)

Agrale MA 10.0 (ISF)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2014-22/23
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (Dezembro/2019 e Dezembro/2021)

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 162 cv (119 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 600 Nm @ 1300 a 1700 rpm
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 3.760 cm³
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: ZF 5S-580 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
ré – 5,24:1
Opcional 1
Modelo: Eaton FSO-4505 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,78:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,63:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,770:1
ré – 5,26:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro do disco: 362 mm (externo)

Direção
Modelo: ZF Servocom 8095
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 150 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: SIFCO CO 9874
Meritor MFS-08
Tipo: Viga tipo “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Méritor MS 15-124
Dana S16-130
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 4,88:1 (EE=4500)
4,30:1 (EE=4800)
Reduções opcionais (EE=4500): 3,91:1
4,10:1
4,30:1
4,56:1
5,13:1
Reduções opcionais (EE=4800): 3,91:1
4,10:1
4,56:1
4,88:1
5,13:1

EE: distância entre-eixos.

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de duplo estágio
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.75 x 17.5
Pneumáticos: 235 / 75 R 17.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada – Perfil “C” parafusado
Material empregado: LNE 38

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor / “S CAME” pneumático assistido eletronicamente, com regulagem automática
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 24” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape, DEB – Decompression Engine Brake (freio motor por descompressão)
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Freio Adicional
Tipo: EBD / ATC

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 2900
2940
Carga máxima por eixo
Total: 7100
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 10000
Pesos
Eixo dianteiro: 3200
Eixo traseiro: 6800

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 16
Óleo no cárter, máx./min.: 9,3
10,6 (com filtro)
Caixa de mudanças: 3,2
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 9,0
7,5

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4500
4800
5000
(B) Comprimento total: 7465
7815
(C) Balanço dianteiro: 1150
(D) Balanço traseiro: 1815
1865
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1910
(F) Bitola – eixo traseiro: 1711
(G) Largura no eixo dianteiro: 2186
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2224

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1 (EE=4500)
4,30:1 (EE=4800)
Velocidade máxima (km/h): 91 (EE=4500)
103 (EE=4800)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,6 (EE=4500)
35,0 (EE=4800)
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 3,91:1
Velocidade máxima (km/h): 114
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,6 (EE=4500)
35,0 (EE=4800)
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 109
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,6 (EE=4500)
35,0 (EE=4800)
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1 (EE=4500)
4,56:1 (EE=4800)
Velocidade máxima (km/h): 103 (EE=4500)
98 (EE=4800)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,6 (EE=4500)
35,0 (EE=4800)
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 5 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1 (EE=4500)
4,88:1 (EE=4800)
Velocidade máxima (km/h): 98 (EE=4500)
91 (EE=4800)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,6 (EE=4500)
35,0 (EE=4800)
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2
Ensaio 6 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,13:1
Velocidade máxima (km/h): 87
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40,6 (EE=4500)
35,0 (EE=4800)
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 16,2

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2750
RPM corte: 2850
RPM corte máx: 2950
RPM M L min: 750
RPM M L: 800
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,58
Altitudes acima de 350m: 1,08
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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