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Agrale MA 17.0 (F4.5)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2023-p. |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
Fonte dos dados: | Publicação da Agrale (Junho/2023) |
Motor
Modelo: | Cummins F 4.5 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 213 cv (157 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 780 Nm @ 1300 a 1500 rpm |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.506 cm³ |
Transmissão
Modelo: | Eaton FS-5406 B |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 8,03:1 2ª – 5,06:1 3ª – 3,09:1 4ª – 1,96:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 ré – 7,70:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Diâmetro do disco: | 395 mm (externo) Opcional: 365 mm (externo) |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 150 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana 6.0 T |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Méritor MS 23-168 |
Redução: | 4,89:1 |
Reduções opcionais: | 4,10:1 4,56:1 5,38:1 |
Outros | |
Autoblocante: | Opcional |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas de duplo estágio |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.5 x 22.5 |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Tambor / “S CAME” pneumático assistido eletronicamente (ABS/EBD/ATC) com regulagem automática |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 30” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletrônico |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 4597 4608 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 17000 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 210 Opcional: 300 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 65 |
Caixa de mudanças: | 9,2 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5250 5950 |
(B) Comprimento total: | 11200 12500 |
(C) Balanço dianteiro: | 2348 |
(D) Balanço traseiro: | 2512 1812 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2120 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1829 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2404 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2410 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 89 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34,5 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Velocidade máxima (km/h): | 106 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34,1 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 42,2 |
Ensaio 4 (Opcional) | |
Velocidade máxima (km/h): | 81 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 20,1 |