ViaCircular Transporte Coletivo

Agrale MA 17.0 (ISB 6.7)

Agrale MA 17.0 (ISB 6.7)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2018-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (Dezembro/2019)

Motor
Modelo: Cummins ISBe 6.7 L
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbo Aftercooler
Potência máxima: 230 cv
Torque máximo: 821 Nm (83,8 mkgf) @ 1100 a 1800 rpm
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 6.700 cm³
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton FS-6406 A
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco, revestimento orgânico
Acionamento: Hidráulico
Diâmetro do disco: 395 mm (externo)

Direção
Modelo: ZF Servocom 8097
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana 6.0 T
Tipo: Viga tipo “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Méritor MS 23-158
Redução: 4,56:1
Reduções opcionais: 4,10:1
4,88:1
5,38:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas
Opcional: Totalmente pneumática
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de duplo estágio
Opcional: Totalmente pneumática
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5” x 22,5”
Pneumáticos: 275 / 80 R 22,5”
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Tambor / “S CAME” pneumático assistido eletronicamente, com regulagem automática
Largura da lona dianteira: 15” x 7”
Largura da lona traseira: 15” x 8” (5/8”)
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 30” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Freio Adicional
Tipo: EBD / ATC

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 5300
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 10700
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 11000
Total: 17000
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Reservatório de ureia (Arla32): 35

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5950
(B) Comprimento total: 12605
(C) Balanço dianteiro: 2347
(D) Balanço traseiro: 3410
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2121
(F) Bitola – eixo traseiro: 1829
(G) Largura no eixo dianteiro: 2405
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2410

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,56:1
Velocidade máxima (km/h): 96
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 38,7
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,10:1
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 34,2
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 90
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 42,2
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,38:1
Velocidade máxima (km/h): 82
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 47,6

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2500
RPM corte: 2550
RPM corte máx: 2600
RPM M L min: 600
RPM M L: 700
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,81
Altitudes acima de 350m: 1,31
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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