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Agrale MT 12.0 LE (ISF 3.8)

Agrale MT 12.0 LE (ISF 3.8)
Tipo: Ônibus midi
Segmento: Urbano
Obs.: Piso baixo
Fabricação: 2012-2019
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (PDF – Sem data mencionada)

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 162 cv (118,0 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 600 Nm @ 1300 a 1700 rpm
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 3.760 cm³
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Common Rail

Transmissão
Modelo: Allison LCT 2100
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,10:1
2ª – 1,81:1
3ª – 1,41:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,71:1
ré – 4,49:1

Direção
Modelo: ZF Servocom 8095
Tipo: Hidráulica
Círculo de viragem: 18,52 m

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 110 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana E1462 XW
Tipo: Viga tipo “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 21060S
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 6,17:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 22,5”
Pneumáticos: 275 / 80 R 22,5”
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Low-Entry (estrutural)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Disco (dianteira) e tambor / “S CAME” pneumático (traseira)
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 30” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 4690
Carga máxima por eixo
Total: 7310
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 12000
Capacidade máxima de tração (CMT): 12000
Pesos
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 8600

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 170 (Diesel S50)
Reservatório de ureia (Arla32): 38
Óleo no cárter, máx./min.: 10,6 (com filtro)
Caixa de mudanças: 17
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4700
(B) Comprimento total: 9685
(C) Balanço dianteiro: 2155
(D) Balanço traseiro: 2830
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2150
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(G) Largura no eixo dianteiro: 2445
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2435

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 110
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29,5
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 29
Relação Potência / Peso: 13,5cv / TON

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2750
RPM corte: 2850
RPM corte máx: 2950
RPM M L min: 780
RPM M L: 800
RPM M L máx: 850
Rotação do motor (rpm)
Marcha lenta: 770±50
Máxima livre: 2800±100
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,67
Altitudes acima de 350m: 1,17
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Itens de Série
  • Freio motor
  • Sistema de regulagem aut. do freio
  • Barra estabilizadora traseira
  • Cilindro pneum. aux. da embreagem
  • Computador de bordo no cluster
  • Piloto automático
  • Tacógrafo digital

Opcionais
  • Tanque de combustível de 300 litros
  • Válvula sensível à carga

Função desabilitada

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