ViaCircular Transporte Coletivo

Agrale MT 12.0 LE TCE

Agrale MT 12.0 LE TCE
Tipo: Ônibus midi
Segmento: Urbano
Obs.: Piso baixo
Fabricação: 2007-2008
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Publicação da Agrale (PDF – Sem data mencionada)

Motor
Modelo: MWM Acteon 4.12 TCE
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 180 cv (132 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 600 Nm (61 mkgf) @ 1550 a 2000 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.800 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 105
Curso do pistão (mm): 137
Relação de compressão: 16,8:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Com elemento de papel
Sistema de alimentação: Radiador de ar aftercooler
Área de troca de calor: 3.311 cm²
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Eletrônica

Transmissão
Modelo: Allison LCT 2100
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,10:1
2ª – 1,81:1
3ª – 1,41:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,71:1
ré – 4,49:1
Conversor de torque: 2:1

Direção
Modelo: ZF Servocom 8095
Tipo: Hidráulica
Círculo de viragem: 18,52 m

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana E 1462 XW
Tipo: Viga tipo “I” em aço forjado
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 21060S
Méritor 19-145
Tipo: Totalmente flutuante
Redução: 6,17:1
Reduções opcionais: 5,86:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 22.5
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Low Entry (estrutural)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A tambor acionamento “S CAME” pneumático
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake 30” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático com atuação no tubo de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1310
Eixo traseiro: 3380
Total: 4690
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 12000
Capacidade máxima de tração (CMT): 12000
Pesos
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 7000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 170
Óleo no cárter, máx./min.: 9,2 (com filtro)
Caixa de mudanças: 17
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 14,6
Direção hidráulica: 1,7
Sistema de arrefecimento: 25

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4700
(B) Comprimento total: 9615
(C) Balanço dianteiro: 2155
(D) Balanço traseiro: 2760
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2078
(F) Bitola – eixo traseiro: 1829
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2425
(K) Vão livre dianteiro: 222
(L) Vão livre traseiro: 248

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 25,5
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 24
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 15

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2750
RPM corte: 2800
RPM corte máx: 2850
RPM M L min: 720
RPM M L: 770
RPM M L máx: 820
Rotação do motor (rpm)
Marcha lenta: 770±50
Máxima livre: 2800±100
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,48
Altitudes acima de 350m: 1,98
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Área do Motorista
Tacógrafo
Modelo: VDO 1318
Tipo: Eletrônico
Obs.: Alarme de velocidade: 80km/h

Função desabilitada

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