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Agrale MT 15.0 LE (Maxxforce 4.8)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Piso baixo |
Fabricação: | 2012-2019 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Publicação da Agrale (PDF – Sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | MWM Maxxforce 4.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 190 cv (139,71 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 720 Nm @ 1200 a 1600 rpm |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.784 cm³ |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Common Rail |
Transmissão
Modelo: | Allison T 270 |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,49:1 2ª – 1,86:1 3ª – 1,41:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,75:1 ré – 5,03:1 |
Direção
Modelo: | ZF Servocom 8097 |
Tipo: | Hidráulica |
Círculo de viragem: | NI |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Dana E1462 XW |
Tipo: | Viga tipo “I” em aço forjado |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana RSH44 |
Tipo: | Totalmente flutuante |
Redução: | 5,57:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.5 x 22,5” |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22,5” |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Low-Entry (estrutural) |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Disco (dianteira) e tambor / “S CAME” pneumático (traseira) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake 30” com válvula moduladora e atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático com atuação no tubo de escape |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 5330 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 9670 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 15000 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 15000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 9000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 210 (Diesel S50) |
Reservatório de ureia (Arla32): | 38 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,3 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 17 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 14 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5500 |
(B) Comprimento total: | 11000 |
(C) Balanço dianteiro: | 2155 |
(D) Balanço traseiro: | 3040 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2154 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1835 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2549 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2413 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 101,91 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | NI |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | NI |
Relação Potência / Peso: | 13,28cv / TON |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2550 |
RPM corte máx: | 2600 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,76 |
Altitudes acima de 350m: | 1,26 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Itens de Série
- Freio motor
- Sistema de regulagem aut. do freio
- Barra estabilizadora traseira
- Cilindro pneum. aux. da embreagem
- Computador de bordo no cluster
- Piloto automático
- Tacógrafo digital
Opcionais
- Tanque de combustível de 300 litros
- Válvula sensível à carga