Página Inicial > Dados de chassis > BYD do Brasil Ltda > BYD D11A 41.820
BYD D11A 41.820
Tipo: | Ônibus superarticulado |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2016-p. |
Localização do motor: | Rodas de tração (eixo traseiro) |
Fonte dos dados: | Publicação BYD – versão 7.0/2020, Manual do Proprietário (Julho/2021) |
Motor elétrico
Modelo: | BYD – 2912TZ-XY-A |
Tipo: | PMSM – Síncrono de imã permanente |
Potência máxima: | 4x 201 cv (4x 150 kW) @ 10000 rpm Nominal: 4x 148 cv (4x 110 kW) @ 10000 rpm |
Torque máximo: | 4x 550 Nm (4x 56 mkgf) @ 10000 rpm Nominal: 4x 400 Nm (4x 41 mkgf) @ 10000 rpm |
Combustível: | Energia elétrica |
Direção
Modelo: | EHPS (Electric Hydraulic Power Steering) |
Tipo: | Eletro-hidráulica |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | ZF |
Eixo Intermediário | |
Modelo: | ZF |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | BYD |
Tipo: | Rodas de tração |
Redução: | 1,22:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática com 2 bolsões de ar |
Amortecedores: | 2 unidades |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Intermediária | |
Tipo: | Pneumática com 4+2 bolsões de ar |
Amortecedores: | 2 unidades |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática com 4 bolsões de ar |
Amortecedores: | 4 unidades |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 (alumínio) |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo+Duplo+Simples |
Quadro do Chassis
Tipo: | Estrutura de treliça plana segmentada de piso alto – tubular em aço de alta resistência |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Freios pneumático de duplo circuito, freios a disco dianteiros e traseiros e sistema de frenagem de controle eletrônico (EBS) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Freio Adicional | |
Tipo: | Freio regenerativo EBS (sistema de controle eletrônico de frenagem) Dispositivo de travamento do retorno da alavanca de freio |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 16120 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 7500 |
Eixo intermediário: | 12500 |
Eixo traseiro: | 12500+7500 |
Total: | 41000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Direção hidráulica: | 8,0 (CHF 202) |
Sistema de arrefecimento da bateria: | 40 (Mobil Delvac Long Life 50/50) |
Compressor de ar do freio: | 2,35 |
Óleo do motor | |
Redução planetária (fábrica): | SAE 80W.90 GL.5 1,7 (cada) – total 6,4 |
Redução planetária (reabastecimento): | SAE 75W.90 GL.5 1,4 (cada) – total 6,4 |
Redução principal (fábrica): | SAE 80W.90 GL.5 1,4 (cada) – total 5,6 |
Redução principal (reabastecimento): | SAE 75W.90 GL.5 1,4 (cada) – total 5,6 |
Motor (fábrica/reabastecimento): | ATF-220 5,0 / 2,3 (cada) |
Primeiro eixo: | 26 (13+13) – Mobil Delvac Long Life 50/50 |
Segundo eixo: | 34 (17+17) – Mobil Delvac Long Life 50/50 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: | 5700 |
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: | 9000 |
(A”’) Boggie traseiro: | 1500 |
(B) Comprimento total: | 22316 (2020) 22350 (2021) |
(C) Balanço dianteiro: | 2588 |
(D) Balanço traseiro: | 3528 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2110 |
(F) Bitola – eixos traseiros: | 1923, 1923, 2136 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2320 (2020) 2330 (2021) |
(I) Ângulo de entrada: | 8° |
(J) Ângulo de saída: | 8° |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 12000 mm |
(O) Altura externa: | 2310 |
Altura mínima ao solo: | 170 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 60 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | Torque máximo: 20 Torque nominal: 14 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | Torque máximo: 15 Torque nominal: 12 |
Principais Características
- Coluna de direção regulável
- Elevação da altura do chassi para transposição de obstáculos
- Sistema antichamas
- Tacógrafo digital
- Rodas de alumínio
- Suspensão pneumática integral
Sistema Elétrico de Alta Voltagem
Modelo da bateria: | BYD LifePO4 |
Capacidade da bateria: | 516 kWh |
Potência de carregamento: | DC até 200 kW (2x 100 kW) |
Tomada para carregamento: | CCS2 Padrão europeu |
Tempo de carregamento: | Entre 2h e 3h |
Tensão: | 380 V |
Frequência de carregamento: | 60 Hz |