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Fiat 80 OD (112cv)

Fiat 80 OD (112cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Publicação Fiat Diesel (Acervo Monteiro e Israel Oliveira – sem data mencionada)

Motor
Modelo: Fiat 8340.05B.295
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: SAE: 112 cv (82,35 kW) @ 2400 rpm
DIN: 100 cv (74 kW) @ 2400 rpm
Torque máximo: SAE: 392 Nm (40 mkgf) @ 1400 rpm
DIN: 348 Nm (35,5 mkgf) @ 1400 rpm
NBR – Medição: DIN / SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.401 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 115
Curso do pistão (mm): 130
Relação de compressão: 17,4:1
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: A banho de óleo com tomada externa
Sistema de lubrificação: Sob pressão, forçada por bomba de engrenagens (pressão 4,0 e 5,5 kgf/cm²)
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato e vaso expansor do radiador
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,48:1
2ª – 4,38:1
3ª – 2,40:1
4ª – 1,48:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,30:1

Duas árvores de transmissão entre a caixa de câmbio e o diferencial

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Diâmetro do disco: 11 pol
Outros
Superfície total de contato: 798 cm²

Direção
Tipo: Mecânica. Extremidades esféricas autolubrificantes.

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 980 w / 28 V
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12V / 72 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Tipo: Perfil em “I” de aço de alta resistência
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Carcaça de aço fundido totalmente flutuante, semiárvores desmontáveis, sem necessidade de retirada das rodas
Redução: 3,90:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixes de molas semielípticas com um estágio de flexibilidade
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas semielípticas com um estágio de flexibilidade
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 16 (Disco de aço)
Pneumáticos: 7.50 x 16 PR 12
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada. Longarinas em aço, de perfil “U”, estampadas, ligadas por travessas rebitadas a frio. Travessa dianteira desmontável.

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidropneumático, circuitos independentes. Reservatório de ar (câmara dupla)
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico nas rodas traseiras e comando por alavanca manual
Freio-Motor
Tipo: Com válvula no coletor de escapamento e comando pneumático a pedal
Área de frenagem
Total: 2.646 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 2600
Eixo traseiro: 5200
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 80N: 2120
80L: 2140
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 7800
Capacidade máxima de tração (CMT): 80N: 5680
80L: 5660

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 82
Óleo no cárter, máx./min.: 11
Filtro de óleo do motor: 1,6
Caixa de mudanças: 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4
Direção hidráulica: 0,7
Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 80N: 3600
90L: 4417
(B) Comprimento total: 80N: 6130
80L: 7527
(C) Balanço dianteiro: 1093
(D) Balanço traseiro: 80N: 1437
80L: 2017
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1605
(F) Bitola – eixo traseiro: 1572
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2033
(L) Vão livre traseiro: 231
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 80N: 12,8
80L: 15,1

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 3,90:1
Velocidade máxima (km/h): 90
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): Com 7800 kg: 29,7

Painel de instrumentos

Quadro de instrumentos completo com velocímetro, odômetro, luzes indicadoras de temperatura da água, pressão do óleo, alternador, reserva de combustível, freio de estacionamento e pisca-pisca e indicador do nível de combustível. Buzina elétrica.

Função desabilitada

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