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FNM 195-OU (190cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1973-? |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Publicação revista Transporte Moderno (1973) |
Motor
Modelo: | FNM 150.57 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 190 cv @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 67 mkgf @ 1300 rpm |
NBR – Medição: | SAE |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 11.050 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 125 |
Curso do pistão (mm): | 150 |
Relação de compressão: | 15,5:1 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | A seco |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
Modelo: | ZF S6-80 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,53:1 2ª – 4,34:1 3ª – 2,84:1 4ª – 1,88:1 5ª – 1,29:1 Ré – 7,08:1 |
Outros | |
Árvores de transmissão: | duas (uma entre a caixa angular e a caixa de mudanças e uma entre a caixa de mudanças e o diferencial) |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Direção
Modelo: | ZF 8062 |
Tipo: | Hidráulica integral |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Dínamo | |
Tensão/capacidade: | 840 w / 24 V |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12V / 140 Ah |
Eixos
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Totalmente flutuante. Em chapa de aço estampada e soldada |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Mecânica com feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Mecânica com feixe de molas semielípticas de amortecimento progressivo |
Amortecedores: | Telescópicos |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 20 pol (aço, desmontável) |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 (14 lonas) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | De pedal, com circuito independente – um para as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras a ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Spring Brake, nas rodas do eixo traseiro de ação mecânica com destravamento pneumático |
Freio-Motor | |
Tipo: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 990 |
Eixo traseiro: | 4110 |
Total: | 5100 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 5300 |
Eixo traseiro: | 9700 |
Total: | 15000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 220 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 6000 |
(B) Comprimento total: | 11160 |
(C) Balanço dianteiro: | 2310 |
(D) Balanço traseiro: | 2850 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1986 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1793 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11800 mm |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 82,1 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 23 |