ViaCircular Transporte Coletivo

FNM 215-OR (215cv)

FNM 215-OR (215cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1973-?
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Publicação revista Transporte Moderno (1973)

Motor
Modelo: 150.58
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 215 cv @ 2200 rpm
Torque máximo: 72 mkgf @ 1300 rpm
NBR – Medição: SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 11.050 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 125
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 15,5:1
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: A seco
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: ZF S6-80
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,53:1
2ª – 4,34:1
3ª – 2,84:1
4ª – 1,88:1
5ª – 1,29:1
Ré – 7,08:1
Outros
Árvores de transmissão: duas (uma entre a caixa angular e a caixa de mudanças e uma entre a caixa de mudanças e o diferencial)

Direção
Modelo: ZF 8062
Tipo: Hidráulica integral

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Dínamo
Tensão/capacidade: 840 w / 24 V
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12V / 140 Ah

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Totalmente flutuante. Em chapa de aço estampada e soldada

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Mecânica com feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Mecânica com feixe de molas semielípticas de amortecimento progressivo
Amortecedores: Telescópicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 20 pol (aço, desmontável)
Pneumáticos: 10.00 x 20 (14 lonas)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: De pedal, com circuito independente – umpara as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras a ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Spring Brake, nas rodas do eixo traseiro de ação mecânica com destravamento pneumático
Freio-Motor
Tipo: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 890
Eixo traseiro: 4270
Total: 5160
Pesos
Eixo dianteiro: 5300
Eixo traseiro: 9700
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 220
Caixa de Transferência: 8 m³

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6000
(B) Comprimento total: 11160
(C) Balanço dianteiro: 2310
(D) Balanço traseiro: 2850
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1986
(F) Bitola – eixo traseiro: 1793
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 11800 mm

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 106
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 23

Função desabilitada

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