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FNM D-11.000 V-15 (196cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 1970-1973 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Publicação revista Transporte Moderno (1970) e Publicação FNM (Acervo Alexandre Machado) |
Motor
Modelo: | FNM 150.55 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 196 cv @ 2200 rpm SAE: 201 cv @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 72 mkgf @ 1300 rpm |
NBR – Medição: | DIN / SAE |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 11.050 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 125 |
Curso do pistão (mm): | 150 |
Relação de compressão: | 17:1 |
Transmissão
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré (2ª, 3ª, 4ª e 5ª sincronizadas) |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,18:1 2ª – 3,14:1 3ª – 2,08:1 4ª – 1,44:1 5ª – 1,00:1 Ré – 8,45:1 |
Outros | |
Árvores de transmissão: | duas (uma entre a caixa angular e a caixa de mudanças e uma entre a caixa de mudanças e o diferencial) |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Direção
Tipo: | Hidráulica integral |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Dínamo | |
Tensão/capacidade: | 840 w / 24 V |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12V / 140 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 6 cv / 24 V |
Eixos
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Totalmente flutuante. Em chapa de aço estampada e soldada. Semi-árvores desmontáveis sem necessidade de retirada das rodas. |
Redução: | 3,909:1 |
Outros | |
Relação na caixa angular: | 1,048:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielíptica |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielíptica |
Amortecedores: | Telescópicos |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | Aço desmontável |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 (14 lonas) |
Pneumáticos – opcionais: | 11.00 x 20 (14 lonas) 11.00 x 22 (14 lonas) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | De pedal, com comando pneumático. Sapata das rodas dianteiras semi-envolventes nos dois sentidos de rotação. Sapatas das rodas traseiras completamente envolventes para aumentar a ação de frenagem. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | De ação mecânica e comando pneumático, agindo diretamente nas sapatas das rodas traseiras, com dispositivo de segurança “spring-brake” |
Freio-Motor | |
Tipo: | Série |
Pesos (kg)
Peso do chassi | |
Eixo dianteiro: | 890 |
Eixo traseiro: | 4270 |
Total: | 5160 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4730 |
Eixo traseiro: | 9460 |
Total: | 14190 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 6000 |
(B) Comprimento total: | 11050 11160 |
(C) Balanço dianteiro: | 2310 |
(D) Balanço traseiro: | 2850 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1986 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1793 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 103,3 |