ViaCircular Transporte Coletivo

FNM D-11.000 V-15 (196cv)

FNM D-11.000 V-15 (196cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1970-1973
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Publicação revista Transporte Moderno (1970) e Publicação FNM (Acervo Alexandre Machado)

Motor
Modelo: FNM 150.55
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 196 cv @ 2200 rpm
SAE: 201 cv @ 2200 rpm
Torque máximo: 72 mkgf @ 1300 rpm
NBR – Medição: DIN / SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 11.050 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 125
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 17:1

Transmissão
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré (2ª, 3ª, 4ª e 5ª sincronizadas)
Relação de transmissão: 1ª – 5,18:1
2ª – 3,14:1
3ª – 2,08:1
4ª – 1,44:1
5ª – 1,00:1
Ré – 8,45:1
Outros
Árvores de transmissão: duas (uma entre a caixa angular e a caixa de mudanças e uma entre a caixa de mudanças e o diferencial)

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Tipo: Hidráulica integral

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Dínamo
Tensão/capacidade: 840 w / 24 V
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12V / 140 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6 cv / 24 V

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Totalmente flutuante. Em chapa de aço estampada e soldada. Semi-árvores desmontáveis sem necessidade de retirada das rodas.
Redução: 3,909:1
Outros
Relação na caixa angular: 1,048:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielíptica
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielíptica
Amortecedores: Telescópicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: Aço desmontável
Pneumáticos: 10.00 x 20 (14 lonas)
Pneumáticos – opcionais: 11.00 x 20 (14 lonas)
11.00 x 22 (14 lonas)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: De pedal, com comando pneumático. Sapata das rodas dianteiras semi-envolventes nos dois sentidos de rotação. Sapatas das rodas traseiras completamente envolventes para aumentar a ação de frenagem.
Freio de Estacionamento
Tipo: De ação mecânica e comando pneumático, agindo diretamente nas sapatas das rodas traseiras, com dispositivo de segurança “spring-brake”
Freio-Motor
Tipo: Série

Pesos (kg)
Peso do chassi
Eixo dianteiro: 890
Eixo traseiro: 4270
Total: 5160
Pesos
Eixo dianteiro: 4730
Eixo traseiro: 9460
Total: 14190

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6000
(B) Comprimento total: 11050
11160
(C) Balanço dianteiro: 2310
(D) Balanço traseiro: 2850
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1986
(F) Bitola – eixo traseiro: 1793
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 103,3

Função desabilitada

Menu