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Ford B-12.000

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Escolar |
Fabricação: | 1992-? |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Publicação impressa da Ford (Sem data mencionada) e republicada na internet por MemóriaCar. |
Motor
Modelo: | MWM D-229-6 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 134 cv (96,6 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | 382 Nm (39 mkgf) @ 1600 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.882 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 102 |
Curso do pistão (mm): | 120 |
Relação de compressão: | 16,6:1 |
Transmissão
Modelo: | Eaton FS-4006-A |
Acionamento: | Mecânica |
Embreagem
Tipo: | A seco, diafragma |
Diâmetro do disco: | 325 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8095 |
Tipo: | Hidráulica de esferas recirculantes, de redução variável |
Sistema Elétrico
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Tipo: | Eixo rígido perfil “I” |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Braseixos RS 19-140 |
Tipo: | Eixo rígido |
Redução: | 6,43:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos, hidráulicos de dupla ação |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.0 x 20.00 |
Pneumáticos: | 9,00 x 200 PR 14 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Duplo circuito a ar tipo “S CAME” |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | A ar, com molas acumuladoras e válvulas de ação progressiva atuando nas rodas traseiras, comando pneumático no painel |
Área de frenagem | |
Total: | 6.080 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2270 |
Eixo traseiro: | 1720 |
Total: | 3990 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 8010 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 11800 |
Pesos – Capacidade de carga | |
Eixo dianteiro: | 3300 |
Eixo traseiro: | 8622 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 14,0 (com filtro) 13,0 (sem filtro) |
Caixa de mudanças: | 4,8 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15 |
Direção hidráulica: | 3 |
Sistema de arrefecimento: | 23,5 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5385 |
(B) Comprimento total: | 8778 |
(C) Balanço dianteiro: | 1028 |
(D) Balanço traseiro: | 2363 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2954 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1829 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2421 |
(K) Vão livre dianteiro: | 307 |
(L) Vão livre traseiro: | 210 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 19,0 m |
Outros | |
Superfície superior das longarinas no eixo dianteiro: | 873 |
Superfície superior das longarinas no eixo traseiro: | 897 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 81 |