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Ford B-12.000

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Escolar |
| Fabricação: | 1992-? |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Fonte dos dados: | Publicação impressa da Ford (Sem data mencionada) e republicada na internet por MemóriaCar. |
Motor
| Modelo: | MWM D-229-6 |
| Tipo: | 6 cilindros em linha |
| Potência máxima: | 134 cv (96,6 kW) @ 2800 rpm |
| Torque máximo: | 382 Nm (39 mkgf) @ 1600 rpm |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 5.882 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 102 |
| Curso do pistão (mm): | 120 |
| Relação de compressão: | 16,6:1 |
Transmissão
| Modelo: | Eaton FS-4006-A |
| Acionamento: | Mecânica |
Embreagem
| Tipo: | A seco, diafragma |
| Diâmetro do disco: | 325 mm |
Direção
| Modelo: | ZF 8095 |
| Tipo: | Hidráulica de esferas recirculantes, de redução variável |
Sistema Elétrico
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Tipo: | Eixo rígido perfil “I” |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Braseixos RS 19-140 |
| Tipo: | Eixo rígido |
| Redução: | 6,43:1 |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
| Amortecedores: | Telescópicos, hidráulicos de dupla ação |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 7.0 x 20.00 |
| Pneumáticos: | 9,00 x 200 PR 14 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Duplo circuito a ar tipo “S CAME” |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | A ar, com molas acumuladoras e válvulas de ação progressiva atuando nas rodas traseiras, comando pneumático no painel |
| Área de frenagem | |
| Total: | 6.080 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 2270 |
| Eixo traseiro: | 1720 |
| Total: | 3990 |
| Carga útil máxima com equipamentos | |
| Total: | 8010 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 11800 |
| Pesos – Capacidade de carga | |
| Eixo dianteiro: | 3300 |
| Eixo traseiro: | 8622 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 150 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 14,0 (com filtro) 13,0 (sem filtro) |
| Caixa de mudanças: | 4,8 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15 |
| Direção hidráulica: | 3 |
| Sistema de arrefecimento: | 23,5 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 5385 |
| (B) Comprimento total: | 8778 |
| (C) Balanço dianteiro: | 1028 |
| (D) Balanço traseiro: | 2363 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 2954 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1829 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2421 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 307 |
| (L) Vão livre traseiro: | 210 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 19,0 m |
| Outros | |
| Superfície superior das longarinas no eixo dianteiro: | 873 |
| Superfície superior das longarinas no eixo traseiro: | 897 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Velocidade máxima (km/h): | 81 |
