ViaCircular Transporte Coletivo

Ford B-1618

Ford B-1618
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1992-1998
Identificador: TAR
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Publicação da Autolatina Brasil S.A. (Abril/1993)

Motor
Modelo: MWM 6.10 Turbo
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 184 cv (135 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 608 Nm (62,0 mkgf) @ 1500 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 6.450 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 103
Curso do pistão (mm): 129
Relação de compressão: 15,9:1

Transmissão
Modelo: Eaton FS-5106-A
Acionamento: Mecânica
Relação de transmissão: L – 9,01:1
1ª – 5,27:1
2ª – 3,25:1
3ª – 2,04:1
4ª – 1,36:1
5ª – 1,00:1
Ré – 8,63:1

Embreagem
Modelo: Albarus / Spicer
Tipo: A seco, diafragma, cerâmico
Acionamento: Hidráulico assistido a ar
Diâmetro do disco: 350 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica de esferas recirculantes, de redução variável
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah (em série)

Eixos
Eixo Dianteiro
Tipo: Eixo rígido
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Rockwell-23-245
Tipo: Eixo rígido
Redução: 5,86:1
Reduções opcionais: 4,88:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas, 2° estágio com borrachas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Barra de aço com 44mm de diâmetro
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas, progressivas de dois estágios e terceiro estágio com borrachas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Barra de aço com 44mm de diâmetro

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 20.00
Aros das rodas – opcionais: 7.5 x 22.50
Pneumáticos: 10,00 x 20-16 (diagonal com câmara)
Pneumáticos – opcionais: 10,00R x 20-16 (radial com câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar tipo “S CAME”, com duplo circuito com sistema de ajuste automático (Opcional)
Freio de Estacionamento
Tipo: A ar, com molas acumuladoras e válvulas de ação progressiva atuando nas rodas traseiras, comando pneumático no painel
Área de frenagem
Total: 7.904 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3030
3060
Eixo traseiro: 1815
1855
Total: 4845
4915
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 11155
11085
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 215
Óleo no cárter, máx./min.: 20,2 (com filtro)
17 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 8,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 15
Direção hidráulica: 3,6
Sistema de arrefecimento: 25
Reservatórios de ar comprimido: 4

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5170
5940
(B) Comprimento total: 10540
(C) Balanço dianteiro: 2040
(D) Balanço traseiro: 3330
2560
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2086
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2455
(K) Vão livre dianteiro: 244
(L) Vão livre traseiro: 245
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,7 m
20,5 m
Outros
Superfície superior das longarinas no eixo dianteiro: 905
Superfície superior das longarinas no eixo traseiro: 880

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 5,86:1
Velocidade máxima (km/h): 82
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 22
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 96
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): 18

Função desabilitada

Menu