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Ford B-1618

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1992-1998 |
Identificador: | TAR |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Publicação da Autolatina Brasil S.A. (Abril/1993) |
Motor
Modelo: | MWM 6.10 Turbo |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 184 cv (135 kW) @ 2500 rpm |
Torque máximo: | 608 Nm (62,0 mkgf) @ 1500 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 6.450 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
Curso do pistão (mm): | 129 |
Relação de compressão: | 15,9:1 |
Transmissão
Modelo: | Eaton FS-5106-A |
Acionamento: | Mecânica |
Relação de transmissão: | L – 9,01:1 1ª – 5,27:1 2ª – 3,25:1 3ª – 2,04:1 4ª – 1,36:1 5ª – 1,00:1 Ré – 8,63:1 |
Embreagem
Modelo: | Albarus / Spicer |
Tipo: | A seco, diafragma, cerâmico |
Acionamento: | Hidráulico assistido a ar |
Diâmetro do disco: | 350 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica de esferas recirculantes, de redução variável |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah (em série) |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Tipo: | Eixo rígido |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Rockwell-23-245 |
Tipo: | Eixo rígido |
Redução: | 5,86:1 |
Reduções opcionais: | 4,88:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas, 2° estágio com borrachas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Barra de aço com 44mm de diâmetro |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas, progressivas de dois estágios e terceiro estágio com borrachas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Barra de aço com 44mm de diâmetro |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.5 x 20.00 |
Aros das rodas – opcionais: | 7.5 x 22.50 |
Pneumáticos: | 10,00 x 20-16 (diagonal com câmara) |
Pneumáticos – opcionais: | 10,00R x 20-16 (radial com câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar tipo “S CAME”, com duplo circuito com sistema de ajuste automático (Opcional) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | A ar, com molas acumuladoras e válvulas de ação progressiva atuando nas rodas traseiras, comando pneumático no painel |
Área de frenagem | |
Total: | 7.904 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3030 3060 |
Eixo traseiro: | 1815 1855 |
Total: | 4845 4915 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 11155 11085 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 215 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 20,2 (com filtro) 17 (sem filtro) |
Caixa de mudanças: | 8,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15 |
Direção hidráulica: | 3,6 |
Sistema de arrefecimento: | 25 |
Reservatórios de ar comprimido: | 4 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5170 5940 |
(B) Comprimento total: | 10540 |
(C) Balanço dianteiro: | 2040 |
(D) Balanço traseiro: | 3330 2560 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2086 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1835 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2455 |
(K) Vão livre dianteiro: | 244 |
(L) Vão livre traseiro: | 245 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 18,7 m 20,5 m |
Outros | |
Superfície superior das longarinas no eixo dianteiro: | 905 |
Superfície superior das longarinas no eixo traseiro: | 880 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,86:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 82 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 22 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 96 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29 |
Rampa máxima partida (Start Ability) (%): | 18 |