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EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Ford B-1621

  • Uso: Ônibus urbano e intermunicipal
  • Fabricação: De 1996 até 1999
  • Baumúster: TAR
  • Fonte dos dados: Publicação impressa da Ford Ônibus (Fevereiro/1998) e republicada na internet pelo site Caminhões e Antigos Brasileiros.

O Ford B-1621 é um chassi de ônibus projetado e desenvolvido para aplicações urbanas e rodoviárias, com PBT de 16 toneladas.
Possui motor MWM 6.10 TCA turbo, com aftercooler e 206cv de potência. Ele proporciona ótimo desempenho em velocidade de marcha e segurança quando é exigido nas ultrapassagens em rodovias. Em áreas urbanas ele responde com ótimo torque. Além disso, é um motor que atende perfeitamente à legislação CONAMA FASE III, que regulamenta os índices de emissão de poluentes no ar.
A transmissão, com caixa de mudanças Eaton, possui um escalonamento de marchas adequado para que, em conjunto com as reduções de eixo traseiro, proporcione o máximo de aproveitamento do torque e da potência do motor. Isso faz com que seja necessário realizar menos trocas de marchas na condução do veículo.
O resultado disso aparece na eficiência e na economia de combustível.
Para uso urbano, é recomendada a redução de eixo traseiro 5,86:1.
E, para uso rodoviário, a redução 4,86:1.
O sistema de suspensão projetado assim, obtém-se um maior conforto de marcha para os passageiros, melhor estabilidade e menor transmissão dos impactos do solo para a estrutura do veículo. Dessa maneira, a carroceria tem também sua vida útil aumentada.
O painel de instrumentos é de fácil leitura, possuindo todos os comandos ao alcance do motorista. É composto de: velocímetro, tacógrafo, manômetro de óleo, manômetro de ar dos freios, marcador de temperatura do motor e marcador de combustível.
O chassi permite instalação de carrocerias urbanas de 2 portas (EE de 5170mm) ou de 3 portas (EE de 5940mm), além de carrocerias de uso rodoviário.
O chassi vem equipado com: banco do motorista e assoalho parcial (podeste), painel de instrumentos, coluna de direção com cobertura e pedaleira, garantindo a correta ergonomia para o motorista e preservando os sistemas originais.

  • Marca/modelo: MWM 6.10 TCA
  • Tipo: Turbo aftercooler, 6 cilindros em linha
  • Potência máxima NBR 5484 – CV (kw) / rpm: 206 (151) / 2600
  • Torque máximo NBR 5484 – mkgf (Nm) / rpm: 67 (657) / 1600
  • Cilindrada total (cm³): 6450
  • Diâmetro do pistão (mm): 103
  • Curso do pistão (mm): 129
  • Relação de compressão: 16,3:1
  • Sistema de injeção: Bosch em linha

  • Marca/modelo: Eaton FSB-5305-D
  • Acionamento: Alavanca no assoalho
  • Marchas: 5 à frente (sincronizadas), 1 à ré
  • Relação de transmissão: 
    1ª – 7,32:1
    2ª – 4,35:1
    3ª – 2,65:1
    4ª – 1,61:1
    5ª – 1,00:1
    Ré – 6,27:1

  • Marca: Sachs
  • Acionamento: Hidropneumático (servo-assistida)
  • Tipo: Disco simples
  • Diâmetro do disco (mm): 35

  • Modelo: ZF 8097
  • Tipo: Hidráulica, com esferas recirculantes de redução variável
  • Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

  • Alternador (V/A): 28 / 75
  • Bateria (quantidade/V/Ah): 2 / 12 / 135

  • Eixo Motriz – Modelo: Rockwell RS 23-145
  • Redução (simples velocidade): 4,88:1 (rodoviário) e 5,86:1 (urbano)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: eixo rígido, com barra estabilizadora
  • Molas: feixe de molas semi-elípticas, 2° estágio com borrachas
  • Amortecedores: telescópicos, hidráulicos de dupla ação

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: eixo rígido, com barra estabilizadora
  • Molas: feixe de molas semi-elípticas principal e auxiliares parabólicas e 3º estágio com borrachas
  • Amortecedores: telescópicos hidráulicos de dupla ação

  • Rodas (medidas em polegadas): 7,5 x 20.00
  • Pneus diagonais com câmara: 10,00 x 20-PR 16
  • Pneus radiais com câmara: 10,00R x 20-PR 16

  • Freio de serviço – tipo: Duplo circuito a ar tipo "S-CAM" a tambor nas rodas dianteiras e traseiras e sistema de ajuste automático (Opcional)
  • Freio de estacionamento – tipo: Câmara de mola acumuladora e válvula de ação progressiva atuando nas rodas traseiras
  • Freio motor: Eletropneumático
  • Área efetiva de frenagem (cm²): 4909

Quadro do Chassi

  • Tipo: Escada, com longarinas retas

 Pesos em ordem de marcha 

  • Eixo dianteiro: 3030 / 3060
  • Eixo traseiro: 1815 / 1855
  • Total: 4845 / 4915

 Pesos – limite máximo especificado 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000

 Peso Bruto Total (PBT) 

  • 16000

 Carga útil + carroceria 

  • 11155 / 11085

Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais

  • Tanque de combustível: 215
  • Óleo do motor com filtro: 18,7
  • Óleo do motor sem filtro: 17,0
  • Eixo traseiro – simples velocidade: 15,0
  • Transmissão: 5,0
  • Sistema de arrefecimento – sem aquecimento: 25,0
  • Direção hidráulica: 3,6
  • Reservatórios de ar comprimido: 4,0

  • (A) Distância entre eixos: 5170 / 5940
  • (B) Comprimento total: 10540
  • (C) Balanço dianteiro: 2040
  • (D) Balanço traseiro: 3330 / 2560
  • (E) Bitola dianteira: 2086
  • (F) Bitola traseira: 1835
  • (H) Largura total: 2455
  • (K) Vão livre no eixo dianteiro: 244
  • (L) Vão livre no eixo traseiro: 245
  • (M) Círculo de viragem parede a parede (m): 18,7 / 20,5

 Cálculo teórico 

  • Relação final de transmissão: 4,88:1
  • Velocidade máxima (km/h): 101
  • Capacidade máxima de subida com 16.000Kgf (%): 23