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Ford B-1621
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1996-1999 |
Identificador: | TAR |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Publicação impressa da Ford Ônibus (Fevereiro/1998) e republicada na internet pelo site Caminhões e Antigos Brasileiros. |
Motor
Modelo: | MWM 6.10 TCA |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 206 cv (151 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 657 Nm (67 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 6.450 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
Curso do pistão (mm): | 129 |
Relação de compressão: | 16,3:1 |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | em linha |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSB-5305-D |
Acionamento: | Mecânica (alavanca no assoalho) |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,32:1 2ª – 4,35:1 3ª – 2,65:1 4ª – 1,61:1 5ª – 1,00:1 Ré – 6,27:1 |
Embreagem
Modelo: | Sachs |
Tipo: | Disco simples |
Acionamento: | Hidropneumático (servo-assistida) |
Diâmetro do disco: | 350 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica de esferas recirculantes, de redução variável |
Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Tipo: | Eixo rígido |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Rockwell RS 23-145 |
Tipo: | Eixo rígido |
Redução: | 4,88:1 (rodoviário) 5,86:1 (urbano) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas, 2° estágio com borrachas |
Amortecedores: | Telescópicos, hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas principal e auxiliares parabólicas e 3º estágio com borrachas |
Amortecedores: | Telescópicos, hidráulicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.5 x 20.00 |
Pneumáticos: | 10,00 x 20-PR 16 (diagonal com câmara) |
Pneumáticos – opcionais: | 10,00R x 20-PR 16 (radial com câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, com longarinas retas |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Duplo circuito a ar tipo “S CAME” a tambor nas rodas dianteiras e traseiras e sistema de ajuste automático (Opcional) |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora e válvula de ação progressiva atuando nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático |
Área de frenagem | |
Total: | 4.909 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 3030 3060 |
Eixo traseiro: | 1815 1855 |
Total: | 4845 4915 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 11155 11085 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 16000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 215 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 18,7 (com filtro) 17 (sem filtro) |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15 |
Direção hidráulica: | 3,6 |
Sistema de arrefecimento: | 25 |
Reservatórios de ar comprimido: | 4 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5170 5940 |
(B) Comprimento total: | 10540 |
(C) Balanço dianteiro: | 2040 |
(D) Balanço traseiro: | 3330 2560 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2086 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1835 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2455 |
(K) Vão livre dianteiro: | 244 |
(L) Vão livre traseiro: | 245 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 18,7 m 20,5 m |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 101 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 23 |