ViaCircular Transporte Coletivo

Ford B-1621

Ford B-1621
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1996-1999
Identificador: TAR
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Publicação impressa da Ford Ônibus (Fevereiro/1998) e republicada na internet pelo site Caminhões e Antigos Brasileiros.

Motor
Modelo: MWM 6.10 TCA
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 206 cv (151 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 657 Nm (67 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 6.450 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 103
Curso do pistão (mm): 129
Relação de compressão: 16,3:1
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: em linha

Transmissão
Modelo: Eaton FSB-5305-D
Acionamento: Mecânica (alavanca no assoalho)
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,32:1
2ª – 4,35:1
3ª – 2,65:1
4ª – 1,61:1
5ª – 1,00:1
Ré – 6,27:1

Embreagem
Modelo: Sachs
Tipo: Disco simples
Acionamento: Hidropneumático (servo-assistida)
Diâmetro do disco: 350 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica de esferas recirculantes, de redução variável
Relação de redução: 20,1:1 a 23,8:1

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Tipo: Eixo rígido
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Rockwell RS 23-145
Tipo: Eixo rígido
Redução: 4,88:1 (rodoviário)
5,86:1 (urbano)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas, 2° estágio com borrachas
Amortecedores: Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas principal e auxiliares parabólicas e 3º estágio com borrachas
Amortecedores: Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 20.00
Pneumáticos: 10,00 x 20-PR 16 (diagonal com câmara)
Pneumáticos – opcionais: 10,00R x 20-PR 16 (radial com câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, com longarinas retas

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Duplo circuito a ar tipo “S CAME” a tambor nas rodas dianteiras e traseiras e sistema de ajuste automático (Opcional)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora e válvula de ação progressiva atuando nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático
Área de frenagem
Total: 4.909 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 3030
3060
Eixo traseiro: 1815
1855
Total: 4845
4915
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 11155
11085
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 16000
Pesos
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 215
Óleo no cárter, máx./min.: 18,7 (com filtro)
17 (sem filtro)
Caixa de mudanças: 5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 15
Direção hidráulica: 3,6
Sistema de arrefecimento: 25
Reservatórios de ar comprimido: 4

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5170
5940
(B) Comprimento total: 10540
(C) Balanço dianteiro: 2040
(D) Balanço traseiro: 3330
2560
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2086
(F) Bitola – eixo traseiro: 1835
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2455
(K) Vão livre dianteiro: 244
(L) Vão livre traseiro: 245
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,7 m
20,5 m

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,88:1
Velocidade máxima (km/h): 101
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 23

Função desabilitada

Menu