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Ford B-1621

| Tipo: | Ônibus |
| Segmento: | Urbano e Rodoviário |
| Fabricação: | 1996-1999 |
| Identificador: | TAR |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Fonte dos dados: | Publicação impressa da Ford Ônibus (Fevereiro/1998) e republicada na internet pelo site Caminhões e Antigos Brasileiros. |
Motor
| Modelo: | MWM 6.10 TCA |
| Tipo: | 6 cilindros em linha |
| Potência máxima: | 206 cv (151 kW) @ 2600 rpm |
| Torque máximo: | 657 Nm (67 mkgf) @ 1600 rpm |
| NBR – Medição: | NBR 5484 |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 6.450 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 103 |
| Curso do pistão (mm): | 129 |
| Relação de compressão: | 16,3:1 |
| Bomba injetora | |
| Modelo: | Bosch |
| Tipo: | em linha |
Transmissão
| Modelo: | Eaton FSB-5305-D |
| Acionamento: | Mecânica (alavanca no assoalho) |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 7,32:1 2ª – 4,35:1 3ª – 2,65:1 4ª – 1,61:1 5ª – 1,00:1 Ré – 6,27:1 |
Embreagem
| Modelo: | Sachs |
| Tipo: | Disco simples |
| Acionamento: | Hidropneumático (servo-assistida) |
| Diâmetro do disco: | 350 mm |
Direção
| Modelo: | ZF 8097 |
| Tipo: | Hidráulica de esferas recirculantes, de redução variável |
| Relação de redução: | 20,1:1 a 23,8:1 |
Sistema Elétrico
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 75 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Tipo: | Eixo rígido |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Rockwell RS 23-145 |
| Tipo: | Eixo rígido |
| Redução: | 4,88:1 (rodoviário) 5,86:1 (urbano) |
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas, 2° estágio com borrachas |
| Amortecedores: | Telescópicos, hidráulicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas principal e auxiliares parabólicas e 3º estágio com borrachas |
| Amortecedores: | Telescópicos, hidráulicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 7.5 x 20.00 |
| Pneumáticos: | 10,00 x 20-PR 16 (diagonal com câmara) |
| Pneumáticos – opcionais: | 10,00R x 20-PR 16 (radial com câmara) |
| Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
| Tipo: | Escada, com longarinas retas |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Duplo circuito a ar tipo “S CAME” a tambor nas rodas dianteiras e traseiras e sistema de ajuste automático (Opcional) |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Câmara de mola acumuladora e válvula de ação progressiva atuando nas rodas traseiras |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Eletropneumático |
| Área de frenagem | |
| Total: | 4.909 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | 3030 3060 |
| Eixo traseiro: | 1815 1855 |
| Total: | 4845 4915 |
| Carga útil máxima com equipamentos | |
| Total: | 11155 11085 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 16000 |
| Pesos | |
| Eixo dianteiro: | 6000 |
| Eixo traseiro: | 10000 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 215 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 18,7 (com filtro) 17 (sem filtro) |
| Caixa de mudanças: | 5 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 15 |
| Direção hidráulica: | 3,6 |
| Sistema de arrefecimento: | 25 |
| Reservatórios de ar comprimido: | 4 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | 5170 5940 |
| (B) Comprimento total: | 10540 |
| (C) Balanço dianteiro: | 2040 |
| (D) Balanço traseiro: | 3330 2560 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 2086 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1835 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2455 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 244 |
| (L) Vão livre traseiro: | 245 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 18,7 m 20,5 m |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Redução do eixo traseiro: | 4,88:1 |
| Velocidade máxima (km/h): | 101 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 23 |
