ViaCircular Transporte Coletivo

Iveco 10-190 – Euro 6

Iveco 10-190 - Euro 6
Tipo: Micro
Segmento: Urbano, Rodoviário e Escolar
Fabricação: 2023-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: Publicação da Iveco Bus (Março/2023); Uso e Manutenção (Março/2023); Manual do Encarroçador – 1ª edição (Junho/2023)

Motor
Modelo: Iveco FPT NEF 4 ID (F4AFE412Y)
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbo-intercooler
Potência máxima: 184 cv (137 kW) @ 2500 rpm
Torque máximo: 610 Nm (62,2 mkgf) @ 1350 a 2100 rpm
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 4.485 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 104
Curso do pistão (mm): 132
Relação de compressão: 17:1 ±0,5:1
Consumo específico: 200 g / kWh
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta Eletrônica – Common Rail

Transmissão
Modelo: Eaton ESBO-6206 B
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,195:1
2ª – 3,391:1
3ª – 2,079:1
4ª – 1,333:1
5ª – 1,000:1
6ª – 0,729:1
Ré – 5,69:1

Embreagem
Tipo: Monodisco seco a diafragma. Rolamento a contato permanente.
Acionamento: Hidráulico servoassistido, push type
Diâmetro do disco: 362 mm

Direção
Modelo: ZF Servocom 8090
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: 19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 90 A
Opcional: 28 V / 150 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah
Opcional: 2x 12 V / 135 Ah (com ar-condicionado)
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW / 24 V
Outros
Interruptor geral: Mecânico no compartimento da bateria

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Dana 8K
Tipo: Viga rígida de aço forjado seção duplo T
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 15-124: com Locker (Rural)
Dana S 16-130: sem Locker (Urbano e Fretamento)
Tipo: Portante, diferencial de simples redução a par cônico
Redução: 4,56:1

Dispositivo de bloqueio de diferencial / Meritor MS 120 / Rural

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas de simples estágio. Batentes de borracha com deformação progressiva
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas de duplo estágio progressivo
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.75 x 17.5 (disco de aço)
Pneumáticos: 235 / 75 R 17.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo
Outros
Pressão dos pneus: 100 lb/pol²

Quadro do Chassis
Material empregado: FeE 420

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A tambor tipo S-Cam. Sistema pneumático com dois circuitos independentes (eixo dianteiro e traseiro). Sistema equipado com filtro secador de ar (APU) com cartucho de filtro coalescente. Com ajustador automático de folga.
Freio de Estacionamento
Tipo: Molas (tipo Spring-Brake) nas câmaras traseiras com comando pneumático manual
Freio-Motor
Tipo: Tipo borboleta no coletor de escapamento
Freio Adicional
Tipo: EBL
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: Urbano (EE=4500 e EE=4800): 1880 / 1910
Rural (EE=4800): 1910
Rodoviário (EE=4800): 1910
Eixo traseiro: Urbano (EE=4500 e EE=4800): 1320 / 1310
Rural (EE=4800): 1310
Rodoviário (EE=4800): 1310
Total: 10500
Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 3600
Eixo traseiro: 6900
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 10500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 21
Óleo no cárter, máx./min.: 8,3 (sem filtro)
9,3 (com filtro)
Caixa de mudanças: 5,3
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 7,75
Direção hidráulica: 1,8
Acionamento da embreagem: 0,4
Sistema de arrefecimento: 18,9

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: Urbano: 4500 / 4800
Rural: 4800
Rodoviário: 4800
(B) Comprimento total: 7634
(C) Balanço dianteiro: 1192
(D) Balanço traseiro: Urbano: 1935 / 1635
Rural: 1635
Rodoviário: 1635
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1871
(F) Bitola – eixo traseiro: 1721
(G) Largura no eixo dianteiro: 2232
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2234
(I) Ângulo de entrada: Urbano (EE=4500 e EE=4800): 13° / 12°
Rodoviário (EE=4800): 12°
(J) Ângulo de saída: Urbano (EE=4500 e EE=4800): 18° / 20°
Rodoviário (EE=4800): 20° / 21°
(K) Vão livre dianteiro: 258
(L) Vão livre traseiro: 223

Principais Características
  • Pneu e roda reserva
  • Volante com regulagem longitudinal
  • Tacógrafo diário Digital
  • Limitador de velocidade 110km/h

Opcionais
  • Tacógrafo semanal
  • Bateria 135Ah (urbano)

Função desabilitada

Menu