Página Inicial > Dados de chassis > Iveco Latin America Ltda > Iveco 10-190 – Euro 6
Iveco 10-190 – Euro 6

| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano, Rodoviário e Escolar |
| Fabricação: | 2023-p. |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
| Fonte dos dados: | Publicação da Iveco Bus (Março/2023); Uso e Manutenção (Março/2023); Manual do Encarroçador – 1ª edição (Junho/2023) |
Motor
| Modelo: | Iveco FPT NEF 4 ID (F4AFE412Y) |
| Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbo-intercooler |
| Potência máxima: | 184 cv (137 kW) @ 2500 rpm |
| Torque máximo: | 610 Nm (62,2 mkgf) @ 1350 a 2100 rpm |
| Combustível: | Diesel |
| Controle de emissões: | SCR |
| Cilindrada total: | 4.485 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 104 |
| Curso do pistão (mm): | 132 |
| Relação de compressão: | 17:1 ±0,5:1 |
| Consumo específico: | 200 g / kWh |
| Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
| Bomba injetora | |
| Sistema de Injeção: | Direta Eletrônica – Common Rail |
Transmissão
| Modelo: | Eaton ESBO-6206 B |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
| Relação de transmissão: | 1ª – 6,195:1 2ª – 3,391:1 3ª – 2,079:1 4ª – 1,333:1 5ª – 1,000:1 6ª – 0,729:1 Ré – 5,69:1 |
Embreagem
| Tipo: | Monodisco seco a diafragma. Rolamento a contato permanente. |
| Acionamento: | Hidráulico servoassistido, push type |
| Diâmetro do disco: | 362 mm |
Direção
| Modelo: | ZF Servocom 8090 |
| Tipo: | Hidráulica |
| Relação de redução: | 19,6:1 |
Sistema Elétrico
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 24 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 28 V / 90 A |
| Opcional: | 28 V / 150 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
| Opcional: | 2x 12 V / 135 Ah (com ar-condicionado) |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 4 kW / 24 V |
| Outros | |
| Interruptor geral: | Mecânico no compartimento da bateria |
Eixos
| Eixo Dianteiro | |
| Modelo: | Dana 8K |
| Tipo: | Viga rígida de aço forjado seção duplo T |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Modelo: | Meritor MS 15-124: com Locker (Rural) Dana S 16-130: sem Locker (Urbano e Fretamento) |
| Tipo: | Portante, diferencial de simples redução a par cônico |
| Redução: | 4,56:1 |
Dispositivo de bloqueio de diferencial / Meritor MS 120 / Rural
Suspensão
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas de simples estágio. Batentes de borracha com deformação progressiva |
| Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Feixe de molas semielípticas de duplo estágio progressivo |
| Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
| Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
| Aros das rodas: | 6.75 x 17.5 (disco de aço) |
| Pneumáticos: | 235 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
| Rodado traseiro: | Duplo |
| Outros | |
| Pressão dos pneus: | 100 lb/pol² |
Quadro do Chassis
| Material empregado: | FeE 420 |
Sistema de Freio
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | A tambor tipo S-Cam. Sistema pneumático com dois circuitos independentes (eixo dianteiro e traseiro). Sistema equipado com filtro secador de ar (APU) com cartucho de filtro coalescente. Com ajustador automático de folga. |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Molas (tipo Spring-Brake) nas câmaras traseiras com comando pneumático manual |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Tipo borboleta no coletor de escapamento |
| Freio Adicional | |
| Tipo: | EBL |
| ABS | |
| Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
| Eixo dianteiro: | Urbano (EE=4500 e EE=4800): 1880 / 1910 Rural (EE=4800): 1910 Rodoviário (EE=4800): 1910 |
| Eixo traseiro: | Urbano (EE=4500 e EE=4800): 1320 / 1310 Rural (EE=4800): 1310 Rodoviário (EE=4800): 1310 |
| Total: | 10500 |
| Carga máxima por eixo | |
| Eixo dianteiro: | 3600 |
| Eixo traseiro: | 6900 |
| Peso bruto total | |
| Peso bruto total (PBT): | 10500 |
Volumes de Abastecimento (l)
| Tanque de combustível: | 150 |
| Reservatório de ureia (Arla32): | 21 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 8,3 (sem filtro) 9,3 (com filtro) |
| Caixa de mudanças: | 5,3 |
| Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 7,75 |
| Direção hidráulica: | 1,8 |
| Acionamento da embreagem: | 0,4 |
| Sistema de arrefecimento: | 18,9 |
Dimensões (mm)

| (A) Distância entre-eixos: | Urbano: 4500 / 4800 Rural: 4800 Rodoviário: 4800 |
| (B) Comprimento total: | 7634 |
| (C) Balanço dianteiro: | 1192 |
| (D) Balanço traseiro: | Urbano: 1935 / 1635 Rural: 1635 Rodoviário: 1635 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1871 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1721 |
| (G) Largura no eixo dianteiro: | 2232 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2234 |
| (I) Ângulo de entrada: | Urbano (EE=4500 e EE=4800): 13° / 12° Rodoviário (EE=4800): 12° |
| (J) Ângulo de saída: | Urbano (EE=4500 e EE=4800): 18° / 20° Rodoviário (EE=4800): 20° / 21° |
| (K) Vão livre dianteiro: | 258 |
| (L) Vão livre traseiro: | 223 |
Principais Características
- Pneu e roda reserva
- Volante com regulagem longitudinal
- Tacógrafo diário Digital
- Limitador de velocidade 110km/h
Opcionais
- Tacógrafo semanal
- Bateria 135Ah (urbano)
