ViaCircular Transporte Coletivo

Iveco 15-210

Iveco 15-210
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano
Fabricação: 2023-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 6 / Proconve P-8
Fonte dos dados: Uso e Manutenção (Março/2023); Manual do Encarroçador – 1ª edição (Junho/2023)

Motor
Modelo: Iveco FPT NEF 4 ID (F4AFE412Z)
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: 206 cv (151 kW) @ 2400 rpm
Torque máximo: 720 Nm (73 mkgf) @ 1300 a 2080 rpm
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 4.485 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 104
Curso do pistão (mm): 132
Relação de compressão: 17:1 ±0,5:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2

Transmissão
Modelo: Eaton FSB-5406 A
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 9,01:1
2ª – 5,27:1
3ª – 3,22:1
4ª – 2,04:1
5ª – 1,36:1
6ª – 1,00:1
Ré – 8,63:1

Embreagem
Tipo: Monodisco seco a diafragma. Rolamento a contato permanente.
Acionamento: Hidráulico servo-assistido
Diâmetro do disco: 362 mm

Direção
Modelo: ZF 8097
Tipo: Hidráulica, mecânica servoassistida
Relação de redução: 23,8:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 90 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Opcional: 2x 12 V / 170 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW / 24 V
Outros
Interruptor geral: Mecânico no compartimento da bateria

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Iveco 5872/1
Tipo: Viga rígida de aço forjado seção duplo T
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Meritor MS 23-145 (com bloqueio automático)
Tipo: Portante, diferencial de simples redução e par cônico
Redução: 4,63:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas semielípticas com batentes de borracha
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de dupla flexibilidade com contrafeixe
Amortecedores: Hidráulicos telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.5 x 22.5 (disco de aço)
Pneumáticos: 275 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo
Outros
Pressão dos pneus: Dianteiro: 115 lb/pol²
Traseiro: 100 lb/pol²

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A tambor tipo S-Cam. Sistema pneumático com dois circuitos independentes (Eixo dianteiro e traseiro). Sistema equipado com filtro secador de ar (APU) com cartucho de filtro coalescente. Com ajustador automático de folga.
Freio de Estacionamento
Tipo: Molas (tipo Spring-Brake) nas câmaras traseiras com comando pneumático manual
Freio-Motor
Tipo: Tipo borboleta no coletor de escapamento
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2465
2480
Eixo traseiro: 1985
2000
Total: 15000
Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
275
Reservatório de ureia (Arla32): 21
50
Óleo no cárter, máx./min.: 8,3
Caixa de mudanças: 9,0
9,20
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 14
Direção hidráulica: 2,7
Acionamento da embreagem: 0,503
Sistema de arrefecimento: 23

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5175
5950
(B) Comprimento total: 8787
(C) Balanço dianteiro: 1398
(D) Balanço traseiro: 2214
1455
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2017
(F) Bitola – eixo traseiro: 1831
(G) Largura no eixo dianteiro: 2418
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2450
(I) Ângulo de entrada: 24°
(J) Ângulo de saída: 20°
29°
(K) Vão livre dianteiro: 300
(L) Vão livre traseiro: 245
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 11050
10105

Função desabilitada

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