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Iveco 15-210

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2023-p. |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 6 / Proconve P-8 |
Fonte dos dados: | Uso e Manutenção (Março/2023); Manual do Encarroçador – 1ª edição (Junho/2023) |
Motor
Modelo: | Iveco FPT NEF 4 ID (F4AFE412Z) |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 206 cv (151 kW) @ 2400 rpm |
Torque máximo: | 720 Nm (73 mkgf) @ 1300 a 2080 rpm |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 4.485 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 104 |
Curso do pistão (mm): | 132 |
Relação de compressão: | 17:1 ±0,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Transmissão
Modelo: | Eaton FSB-5406 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 9,01:1 2ª – 5,27:1 3ª – 3,22:1 4ª – 2,04:1 5ª – 1,36:1 6ª – 1,00:1 Ré – 8,63:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco seco a diafragma. Rolamento a contato permanente. |
Acionamento: | Hidráulico servo-assistido |
Diâmetro do disco: | 362 mm |
Direção
Modelo: | ZF 8097 |
Tipo: | Hidráulica, mecânica servoassistida |
Relação de redução: | 23,8:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 90 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Opcional: | 2x 12 V / 170 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW / 24 V |
Outros | |
Interruptor geral: | Mecânico no compartimento da bateria |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Iveco 5872/1 |
Tipo: | Viga rígida de aço forjado seção duplo T |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Meritor MS 23-145 (com bloqueio automático) |
Tipo: | Portante, diferencial de simples redução e par cônico |
Redução: | 4,63:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas semielípticas com batentes de borracha |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas de dupla flexibilidade com contrafeixe |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.5 x 22.5 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 275 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Outros | |
Pressão dos pneus: | Dianteiro: 115 lb/pol² Traseiro: 100 lb/pol² |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A tambor tipo S-Cam. Sistema pneumático com dois circuitos independentes (Eixo dianteiro e traseiro). Sistema equipado com filtro secador de ar (APU) com cartucho de filtro coalescente. Com ajustador automático de folga. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Molas (tipo Spring-Brake) nas câmaras traseiras com comando pneumático manual |
Freio-Motor | |
Tipo: | Tipo borboleta no coletor de escapamento |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2465 2480 |
Eixo traseiro: | 1985 2000 |
Total: | 15000 |
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 15000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 150 275 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 21 50 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 8,3 |
Caixa de mudanças: | 9,0 9,20 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 14 |
Direção hidráulica: | 2,7 |
Acionamento da embreagem: | 0,503 |
Sistema de arrefecimento: | 23 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 5175 5950 |
(B) Comprimento total: | 8787 |
(C) Balanço dianteiro: | 1398 |
(D) Balanço traseiro: | 2214 1455 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2017 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1831 |
(G) Largura no eixo dianteiro: | 2418 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2450 |
(I) Ângulo de entrada: | 24° |
(J) Ângulo de saída: | 20° 29° |
(K) Vão livre dianteiro: | 300 |
(L) Vão livre traseiro: | 245 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11050 10105 |