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Iveco Scudato 60.13
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2003-2007 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Publicação da Iveco (Junho/2005) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros |
Motor
Modelo: | Iveco 8140.43 S |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 125 cv (92 kW) @ 3600 rpm |
Torque máximo: | 285 Nm (29,0 mkgf) @ 1800 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 2.800 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 94,4 |
Curso do pistão (mm): | 100 |
Relação de compressão: | 19,5:1 |
Consumo específico: | 149 g/cvh (203 g/kWh) |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagem com filtro de óleo e trocador de calor para refrigeração do óleo |
Filtro de óleo – tipo: | Pré-filtro de combustível com separador de água e sensor de presença de água com indicador no painel de instrumentos |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação forçada de água em sistema selado com tanque de expansão Ventilador do radiador de acionamento eletromagnético |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch CP1 |
Tipo: | Bomba elétrica de baixa pressão |
Sistema de Injeção: | Common Rail / Gerenciamento eletrônico |
Transmissão
Modelo: | Iveco 2826.5 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,195:1 2ª – 3,895:1 3ª – 2,260:1 4ª – 1,428:1 5ª – 1,000:1 ré – 5,692:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco com mola diafragma |
Acionamento: | Mecânico |
Diâmetro do disco: | 267 mm |
Outros | |
Área de contato: | 660 cm² |
Direção
Modelo: | TRW 15 |
Tipo: | Hidráulica |
Diâmetro do volante (mm): | 430 |
Outros | |
Pinhão e cremalheira, com acionamento hidráulico |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 120 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 110 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 2,2 kW |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Iveco 5811/2 |
Tipo: | Com braços oscilantes com tirante superior curvo |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana 286 (80) |
Tipo: | Simples redução |
Redução: | 4,30:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Rodas independentes com barras de torção fixadas nas longarinas |
Amortecedores: | 2 amortecedores telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas parabólicas com batentes de borracha |
Amortecedores: | 2 amortecedores telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6 J – 16 H2 |
Pneumáticos: | 225 / 75 R 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Tipo escada, constituído por duas longarinas planas de perfil “U” em chapas de aço FeE 420 de alta resistência unidas por travessas rebitadas e parafusadas à alma |
Material empregado: | Aço FeE 420 |
Longarinas | |
Altura: | 184 |
Largura: | 71 |
Espessura: | 5 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico servoassistido de duplo circuito, a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. Dotado de válvula reguladora da pressão de frenagem para as rodas traseiras e luz indicadora de baixo nível do fluído no painel |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Acionamento mecânico atuando no eixo traseiro |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 3625~4000 |
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 1830 |
Eixo traseiro: | 700 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 4370 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 6200 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9500 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 2000 |
Eixo traseiro: | 4200 4850 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 90 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 7,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 1,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 4,4 |
Sistema de arrefecimento: | 13 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3600 4180 |
(B) Comprimento total: | 6092 |
(D) Balanço traseiro: | 1665 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1725 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1660 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2160 |
(K) Vão livre dianteiro: | 240 |
(L) Vão livre traseiro: | 200 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | Giro do pneu: 6700 Giro parede a parede: 7100 |
Altura da longarina ao solo: | 850 |
Carroceria CityClass | |
(B) Comprimento total: | 6830 |
(N) Largura externa: | 2100 |
(O) Altura externa: | 2700 |
(P) Altura interna: | 1850 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,30:1 |
Velocidade máxima (km/h): | 120 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,84 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 4150 |
RPM corte: | 4200 |
RPM corte máx: | 4250 |
RPM M L min: | 800 |
RPM M L: | 800 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 1,38 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
CityClass: 92,3 / 2700 Chassi: Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Capacidade
CityClass
- 25 passageiros (urbano)
- 21 passageiros (padrão SPTrans)
- 16 passageiros (executivo)
- 31 passageiros (escolar, crianças de até 12 anos)