ViaCircular Transporte Coletivo

Iveco Scudato 60.13

Iveco Scudato 60.13
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Fabricação: 2003-2007
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Publicação da Iveco (Junho/2005) e republicado na internet pelo site Caminhões Antigos Brasileiros

Motor
Modelo: Iveco 8140.43 S
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 125 cv (92 kW) @ 3600 rpm
Torque máximo: 285 Nm (29,0 mkgf) @ 1800 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 2.800 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 94,4
Curso do pistão (mm): 100
Relação de compressão: 19,5:1
Consumo específico: 149 g/cvh (203 g/kWh)
Bomba de óleo – tipo: Engrenagem com filtro de óleo e trocador de calor para refrigeração do óleo
Filtro de óleo – tipo: Pré-filtro de combustível com separador de água e sensor de presença de água com indicador no painel de instrumentos
Sistema de arrefecimento: Por circulação forçada de água em sistema selado com tanque de expansão
Ventilador do radiador de acionamento eletromagnético
Bomba injetora
Modelo: Bosch CP1
Tipo: Bomba elétrica de baixa pressão
Sistema de Injeção: Common Rail / Gerenciamento eletrônico

Transmissão
Modelo: Iveco 2826.5
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,195:1
2ª – 3,895:1
3ª – 2,260:1
4ª – 1,428:1
5ª – 1,000:1
ré – 5,692:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco com mola diafragma
Acionamento: Mecânico
Diâmetro do disco: 267 mm
Outros
Área de contato: 660 cm²

Direção
Modelo: TRW 15
Tipo: Hidráulica
Diâmetro do volante (mm): 430
Outros
  Pinhão e cremalheira, com acionamento hidráulico

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 120 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 110 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 2,2 kW

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Iveco 5811/2
Tipo: Com braços oscilantes com tirante superior curvo
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 286 (80)
Tipo: Simples redução
Redução: 4,30:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Rodas independentes com barras de torção fixadas nas longarinas
Amortecedores: 2 amortecedores telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas parabólicas com batentes de borracha
Amortecedores: 2 amortecedores telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6 J – 16 H2
Pneumáticos: 225 / 75 R 16
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Tipo escada, constituído por duas longarinas planas de perfil “U” em chapas de aço FeE 420 de alta resistência unidas por travessas rebitadas e parafusadas à alma
Material empregado: Aço FeE 420
Longarinas
Altura: 184
Largura: 71
Espessura: 5

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico servoassistido de duplo circuito, a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. Dotado de válvula reguladora da pressão de frenagem para as rodas traseiras e luz indicadora de baixo nível do fluído no painel
Freio de Estacionamento
Tipo: Acionamento mecânico atuando no eixo traseiro

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 3625~4000
Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 1830
Eixo traseiro: 700
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 4370
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 6200
Capacidade máxima de tração (CMT): 9500
Pesos
Eixo dianteiro: 2000
Eixo traseiro: 4200
4850

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 90
Óleo no cárter, máx./min.: 7,0 (com filtro)
Caixa de mudanças: 1,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 4,4
Sistema de arrefecimento: 13

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3600
4180
(B) Comprimento total: 6092
(D) Balanço traseiro: 1665
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1725
(F) Bitola – eixo traseiro: 1660
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2160
(K) Vão livre dianteiro: 240
(L) Vão livre traseiro: 200
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: Giro do pneu: 6700
Giro parede a parede: 7100
Altura da longarina ao solo: 850
Carroceria CityClass
(B) Comprimento total: 6830
(N) Largura externa: 2100
(O) Altura externa: 2700
(P) Altura interna: 1850

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,30:1
Velocidade máxima (km/h): 120
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 12,84

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 4150
RPM corte: 4200
RPM corte máx: 4250
RPM M L min: 800
RPM M L: 800
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,38
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
CityClass: 92,3 / 2700
Chassi: Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Capacidade

CityClass

  • 25 passageiros (urbano)
  • 21 passageiros (padrão SPTrans)
  • 16 passageiros (executivo)
  • 31 passageiros (escolar, crianças de até 12 anos)

Função desabilitada

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