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Iveco Scudato 70C17 HDE

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Escolarbus – Carroceria especial Neobus Iveco City Class II |
Fabricação: | 2015-2018 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | City Class – Uso e Manutenção (1ª edição – Janeiro/2014 e 2ª edição – Agosto/2019) |
Motor
Modelo: | Iveco FPT F1C DS (F1CE3481 4T – F1C Dual Stage) |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | 170 cv (125 kW) @ 3500 rpm |
Torque máximo: | 450 Nm (45,9 mkgf) @ 1250 a 2900 rpm |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | EGR |
Cilindrada total: | 2.998 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 95,8 |
Curso do pistão (mm): | 104 |
Relação de compressão: | 17,5:1 ±0,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta – Common Rail |
Pressão de Injeção: | 1800 bar |
Transmissão
Modelo: | ZF 6S-480 VO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,070:1 2ª – 2,614:1 3ª – 1,524:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,770:1 6ª – 0,657:1 ré – 4,823:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | ZF 6S-420 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,152:1 2ª – 3,022:1 3ª – 1,956:1 4ª – 1,360:1 5ª – 1,000:1 6ª – 0,723:1 ré – 4,636:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco com mola diafragma |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 280 mm |
Direção
Tipo: | Hidráulica |
Outros | |
Pinhão e cremalheira, com acionamento hidráulico |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 110 A |
Opcional: | 14 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 100 Ah |
Opcional: | 170 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 2,5 kW / 12 V |
Eixos
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Dana 284 D |
Tipo: | Simples redução |
Redução: | 5,14:1 |
Reduções opcionais: | 5,86:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Independente com barra de torção longitudinal |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas parabólicas Opcional: Suspensão pneumática, composta por bolsões pneumáticos e mola Zeta |
Amortecedores: | Hidráulicos telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.0 x 17.5 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Sistema combinado hidropneumático com circuitos independentes. Hidráulico a disco nas rodas dianteiras. Pneumático a tambor nas rodas traseiras. Dispositivo para dreno automático do vapor de água do sistema. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Molas tipo “spring brake”, comando pneumático com acionamento manual (válvula de acionamento perto da alavanca de câmbios). |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 2200 |
Eixo traseiro: | 5000 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 90 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 6,9 (com filtro) 6,6 (sem filtro) SAE 5W30 – API CF – ACEA C2 (não utilizar óleo mineral) |
Caixa de mudanças: | 2,2 (6S 420) 2,4 (6S 480 VO) |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,8 (Dana 284) 4,4 (Dana 286) EP SAE 85W-140 – API GL5 |
Direção hidráulica: | 1,5 |
Acionamento da embreagem: | 2,2 |
Sistema de arrefecimento: | 10,2 (50% Água + 50% Líquido anticongelamento/anticorrosão a base de etilenglicol) |
Nível de Opacidade
Rotação do motor (rpm) | |
Marcha lenta: | 800±50 |
Máxima livre: | 4200±50 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,54 |
Altitudes acima de 350m: | 0,58 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
89,9 |